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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
6º C https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTY1ODgwNzMwMjg4/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTY1ODgxNzE5OTYx/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTY1ODgxNzE5OTky/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTY1ODgxNzE5OTg3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTY1ODgxNzE5OTgz/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7 8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTY1ODgxNzE5OTY1/details Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTY1ODgxNzE5OTc3/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
9º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTY1ODgxNzE5OTcz/details
Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTY1ODgxNzE5OTY5/details Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTY1ODgxNzE5OTU3/details Formulário: https://forms.gle/GR3S6LXPgKma8hZk7
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 16/11
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana de Atividades de ARTE do 4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
ATIVIDADES:
Leia atentamente o texto a seguir:
COLAGEM
A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura. A partir da Arte Moderna, a técnica passa a ser empregada em diversos movimentos artísticos e escolas artísticas, promovendo sentidos muito variados. A utilização de materiais muito diferentes de papéis cria uma nova gama de possibilidades de produtos artísticos em três dimensões, como se fossem esculturas em quadros. As novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante distintos entre si. Na Europa, principalmente na França e na Itália, as ideias nascidas da colagem provocam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas. Uma releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma. Temas frequentes nas colagens são violência, tecnologia e velocidade, por conta do contexto histórico em que se encontravam os artistas do início do século XX, com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, não foi diferente com a colagem. Entretanto, não apenas as críticas ao momento vivido foram temas utilizados na colagem, mas também faces e imagens abstratas figuraram muitas obras. A expressividade conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas. Isso levou os artistas a produzirem uma grande quantidade de produtos muito diferentes entre si, garantindo uma pluralidade artística muito rica e profunda. Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst, Joán Miró, Yves Tanguy, René Magritte, André Masson, Salvador Dalí e Henri Matisse. No cenário artístico brasileiro, os nomes de destaque são: Carlos Scliar, Piza, Guignard, Jorge de Lima, Athos Bulcão, Hélio Oiticica e Lygia Clark. A colagem, apesar de simples, é uma técnica artística difundida em todo o mundo e com relevante papel em diversas escolas e movimentos artísticos da cultura ocidental. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/colagem/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
Observe atentamente as colagens a seguir:
IMAGEM 1: Colagem de Jorge de Lima. Disponível em: <https://br.pinterest.com/ulitaurizano/fotomontagens-de-jorge-de-lima/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 2: Colagem de Carlos Scliar. Disponível em: <http://temasdeartecontemporanea.blogspot.com/2013/08/desenhando-com-tesoura.html> Acesso em: 03 de nov. de 2020. IMAGEM 3: Colagem de André Hellmeister. Disponível em: <http://www.centrodearte.com.br/cursos/colagem-a-arte-da-liberdade/> Acesso em: 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 4: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 5: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >.
IMAGEM 6:Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 7: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. RESPONDA
Com base no texto e nas imagens observadas, responda:
1) Você já teve contato com a arte da colagem? Por qual meio (virtual, museu etc.)?
2) O que você achou das imagens acima? Justifique.
AGORA É A SUA VEZ!
Faça uma colagem, o tema é livre. Procure em jornais e revistas imagens que lhe interesse, recorte e cole de forma que faça sentido (que expresse sua ideia) e tenha um tema de sua escolha. A colagem pode ser feita por imagens recortadas de revistas ou jornais, ou através de aplicativos e programas de colagem virtual. Faça no caderno de Arte e envie a atividade no meu WhatsApp. ATIVIDADE OPTATIVA - CONCURSO DE DESENHO
As alunas e os alunos interessados em participar do concurso de desenho, entrar em contato com a professora para orientação de como fazer.
Para mais informações acesse: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9204 O Concurso consiste na produção de desenhos relacionados a esses 5 princípios que fundamentam a Agenda 2030:
PESSOAS: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade. PROSPERIDADE: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. PAZ: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas. PARCERIAS: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida. PLANETA: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.
O desenho deverá ser realizado com as seguintes especificações:
• Suporte: papel sulfite, canson ou cartolina, sem bordas ou margens. • Tamanho: folha padrão A4 (210x297mm). Posicionamento do papel horizontal ou vertical; • Técnica: Desenho. Para a produção artística, o desenho deverá ser realizado à mão livre, com técnica de pintura utilizando quaisquer desses materiais: lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim, giz de cera ou outras à livre escolha do autor. • Identificação: A obra original não poderá conter o nome/assinatura do autor. A identificação deverá ser apresentada apenas na ficha de inscrição. • Apresentação para envio: o desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O Arquivo deverá apresentar o título da obra e nome do estudante. • Envio: o encaminhamento do desenho à instância julgadora, no formato digital deverá ser encaminhado por e-mail.
OBS: As imagens deverão ser registradas na maior definição disponível no mínimo 6 megapixels, se fotografada, e 300 DPI, se escaneada, e salvas em tamanho natural e no formato JPEG.
● Os desenhos deverão ser inéditos, não utilizar representações de estereótipos ou plágio; ● Não apresentar em sua produção artística conteúdos inadequados aos objetivos propostos como violência, constrangimento, atitude racista, misoginia entre outros que desrespeitem o Código Penal Brasileiro, a legislação vigente e os Direitos Humanos; ● Serão desclassificados os desenhos que apresentarem nome/assinatura do estudante ou da escola.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 16/11/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621-8137 (Professor Sergio).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
9º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MjAxODE2MTM1MDQ1/details
Formulário: https://forms.gle/nJSdjUB2XFbKZBpr8
9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MjAxODE2MTM1MTYx/details
Formulário: https://forms.gle/nJSdjUB2XFbKZBpr8
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/10
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DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Segunda Semana de atividades do Quarto Bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 26 de Outubro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição! Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professor. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - ARTE (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.
ATIVIDADE - I De acordo com o que você já estudou sobre Arte, responda as questões abaixo. Se achar necessário, pode pesquisar na Internet.
1) Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.
2) Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?
3) Dê exemplos de artistas que você conhece ou estudou que utilizam o grafite.
4) Quais estilos de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?
5) O que é uma escultura e com quais materiais elas podem ser feitas?
6) Dê exemplos de algumas esculturas que existem na sua cidade (escola, praça etc.).
7) O que é intervenção artística? Dê exemplos.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 26/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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6º C https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTg3MTk5MDA4NDQ5/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTg3MjA3MDk2MjIx/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTg3MjA3MDk2MTc5/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTg3MjA3MDk2MTgz/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTg3MjA3MDk2MTg4/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTg3MjA3MDk2MjEz/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTg3MjA3MDk2MTk3/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTg3MjA3MDk2MjAx/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTg3MjA3MDk2MjA1/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTg3MjA3MDk2MjI3/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Quarto Bimestre.
Teremos 09 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. | |||
Dia das Crianças | |||
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QUESTIONÁRIO Responda as questões abaixo.
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1) Quais países que adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças? 2) No Brasil quando é o Dia das Crianças? 3) Em que data a ONU reconheceu como Dia Mundial da Criança? 4) Em que ano foi oficializado a data do Dia da Criança aqui no Brasil? 5) Qual foi o Presidente da República na época que oficializou a data do Dia da Criança? 6) Qual é a data que se comemora o Dia das Crianças nos Estados Unidos? 7) Qual foi o Deputado Federal que lançou a ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil? 8) De todas as brincadeiras que você se divertiu na sua infância, quais você mais gostou de brincar?
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ATIVIDADE - DESENHO EM SEU CADERNO DE ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS, JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. | |||
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Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta. 3. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020. 4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário. 5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. ★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTc2ODgwMTA5MTU0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 7º A https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTc2ODgwMTA5MjYw/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 7º C https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º A https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º B https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTc2ODgwMTA5MjQw/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º C https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTc2ODgwMTA5MjY0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º D https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTc2ODgwMTA5MjQ0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 9º A https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTc2ODgwMTA5MjQ4/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
9º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 | ||||||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a oitava semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 04 de outubro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Também realizamos atividades de apreciação Essa semana, a proposta da aula é ter contato com a leitura dramática através da apreciação, de sua teoria, técnica e prática.
TEMA: LEITURA DRAMÁTICA
1ª AULA:
ASSISTA: Leitura Dramática - Texto: Quanto tempo? Quantos quilômetros? LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=iMEIz9cB_4s
LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
LEITURA DRAMÁTICA
A leitura dramática é a apresentação em voz alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a prática artística enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por exemplo, do figurino e da cenografia.
ENTONAÇÃO
A voz é uma ferramenta extremamente importante para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem, repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com outros atores, ou fazer o seu monólogo. Para que a voz de um ator transmita a emoção necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.
Relaxe sua voz A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam contracenando com você como para o público, que compreenda aquilo que você está dizendo. Para relaxar sua voz, um bom exercício é treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um minuto.
Faça trava-línguas Os trava-línguas são excelentes exercícios para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de uma palavra com o começo de outra, por exemplo. Para fazer esse exercício, basta repetir, em voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da interpretação.
Aposte nos movimentos faciais Como são realizados de forma automática, os movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo. Para melhorar a entonação e prevenir o surgimento desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar exercícios que exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o rosto ou mover mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia hora, sempre durante a leitura dos textos.
Exercite a pronúncia das sílabas Para melhorar ainda mais a entonação de sua voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência, sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”.
A respiração é outro ponto importante para quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é trabalhar o diafragma.
FONTE: https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-melhorar-entonacao-de-sua-voz/
2ª AULA: ASSISTA: Itinerário de teatro: leitura mecânica e leitura dramática LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=-XzvSh43fr0
ASSISTA: A gente se acostuma... LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ
AGORA É A SUA VEZ!
Aprendemos o que é leitura dramática e as técnicas para realizá-la. Agora, é a sua vez de ter contato com essa forma de manifestação teatral. Escolha um texto, uma música ou um poema, faça uma leitura dramática e grave em vídeo. O vídeo deve ser enviado pelo formulário no Google Classroom ou pelo WhatsApp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade estará disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621 - 8137 (Professor Sergio).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
9º A https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTQ1NjE1NDk5MjEx/details
Formulário: https://forms.gle/wKNb1PRMUdy1HRx47
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 28/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a sétima semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 28 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Essa semana, a proposta da aula é realizar as atividades propostas no CM, e conhecer um pouco mais sobre as funções teatrais que ajudam em todo o processo da criação de uma apresentação teatral.
ATIVIDADES: Profissões teatrais
1ª AULA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julgar importante.
14/09 - 6º ano EF - Arte – Profissões teatrais https://www.youtube.com/watch?v=Qhl9LeQAtYM&t=20s
14/09 - 9º ano EF - Arte – Profissões teatrais https://www.youtube.com/watch?v=Qi9G9heA5HQ
APRECIAÇÃO - I (ATIVIDADE DO CENTRO DE MÍDIAS)
1) O que é a Sonoplastia?
2) Escreva quatro exemplos de funções teatrais.
3) O que é o cenógrafo?
4) A partir de que década a profissão de Iluminador ganhou cada vez mais espaço no mundo teatral? ( ) Década de 60. ( ) Década de 70. ( ) Década de 80. ( ) Década de 90.
APRECIAÇÃO - II ("O Pequeno Príncipe e as Flores do Jardim" é uma ópera infantil inspirada na obra do autor francês Antoine de Saint-Exupery. O musical apresenta uma realidade concreta tendo como personagens principais, o Aviador e a Menina moradora do Jardim São Marcos, que juntos iniciam uma transformação na comunidade.") https://youtu.be/uWT3cbOny7s
5) Fora a determinação, boas orientações e força de vontade, quais outros fatores podem ajudar no treinamento para que a apresentação aconteça com muito sucesso?
2ª AULA:
APRECIAÇÃO - III (O que faz um figurinista? E é pra que mesmo esse canal?) https://www.youtube.com/watch?v=_dbrPjX3J4I
APRECIAÇÃO - IV (Você já imaginou o que acontece por trás da cortina de um teatro antes, durante e depois de um espetáculo teatral?) https://www.youtube.com/watch?v=NDAUAB6ltD0
6) Qual é a função do Figurinista?
7) Qual é a função do Maquiador?
8) O que é o Ator?
9) Qual é o papel do Diretor?
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 28/09/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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ATIVIDADES
9º A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTY0NDg3MTQyMjAy/details
Formulário: https://forms.gle/G41V3SqqJvNEQh8p6
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 20/09
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DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a sexta semana de atividades
do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 20 de setembro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professor. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - ARTE (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo,
cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional.
ATIVIDADES:
Elementos cênicos
1ª AULA:
ASSISTA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro
de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julga importante.
31/08 -
9º ano EF - Arte - Elementos cênicos
RESPONDA:
1) Qual a importância dos elementos adereços,
cenário, iluminação, sonoplastia e maquiagem para a produção teatral?
2) O que é um cenário?
( ) É
uma praça, rua ou escola.
( ) São objetos agrupados que transformam o
espaço onde vai acontecer a cena.
( ) É
um conjunto de luzes usadas na apresentação.
3) Se você fosse criar uma peça teatral, qual
seria o tema dela? E a personagem principal?
ATIVIDADE PRÁTICA DO CENTRO DE MÍDIAS
Siga as orientações da aula do Centro de
Mídias. Pensando na peça e na personagem que você gostaria de criar, faça um
desenho do cenário, com os elementos que estudamos hoje, como figurino,
maquiagem, e escreva qual seria a trilha sonora. Envie por foto para o WhatsApp
da professora Bruna.
2ª AULA:
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO:
ASSISTA:
BOA NOITE CINDERELA (COMÉDIA INFANTO-JUVENIL)
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. PRAZO DE ENTREGA: 20/09/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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ATIVIDADES
6º C
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]()
7º A
https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTU5NzU4MTIxMjQz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
7º C
https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTU5NzU4MTIxMjEx/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º A
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTU5NzU4MTIxMjE1/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º B
https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTU5NzU4MTIxMjE5/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º C
https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTU5NzU4MTIxMjM3/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]()
8º D
https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTU5NzU4MTIxMjIz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
9º A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTU5NzU4MTIxMjI5/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
9º B
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
1ª A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTU5NzU4MTIxMjQ3/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 13/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa semana é a apreciação.
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Ao assistir as peças indicadas abaixo, devemos buscar articular o conhecimento prévio com a experiência da apreciação.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
1ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola”
RESPONDA:
1) O que você compreendeu sobre a história de Malala?
2) Você acha que esse problema da educação ainda existe? E como isso se mostra no Brasil?
3) O que mais lhe chamou atenção na peça teatral da história de Malala? Como eram os figurinos? E o cenário? E as músicas e iluminação?
2ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral
RESPONDA:
4) O que você compreendeu sobre a peça “Os Saltimbancos”?
5) No teatro, se utiliza de diversos recursos para compor o espetáculo. O que mais lhe chamou atenção na peça “Os Saltimbancos”?
6) Como é o comportamento de atrizes e atores para atuar como animais? Eles se movimentam pelo cenário de maneiras diferentes? Por que?
ARTE E POLÍTICA
RESPONDA:
7) A arte teatral, para além de entretenimento, propõe debates sobre os problemas, o cotidiano e a realidade das pessoas e países. Nesse sentido, podemos perceber conteúdos e discussões políticas transmitidas através das manifestações artísticas. Na sua opinião, isso é importante para a cultura? Justifique sua resposta.
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ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 13/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 05/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quarta semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 05 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – II
Vimos em outra aula os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Continuaremos a aprender mais alguns conceitos sobre o universo do Teatro. Iremos assistir mais um vídeo, façam as anotações no seu Caderno de Arte para consultar e responder as atividades.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
OBS: faça anotações de partes importantes e/ou que lhe chame atenção.
Para acessar copie e cole ou clique no link:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
O Teatro no Brasil
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838.
Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães.
Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostrar e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.
A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Gianfrancesco Guarnieri e Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outros e o Teatro de Arena que encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, um grande sucesso. Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.
Gêneros Teatrais
Comédia
A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.
Tragédia Clássica
Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte.
Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).
Farsa
A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando se inspira em situações do cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.
Teatro de bonecos
O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça.
Também há fantoches, que são construídos em cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernambuco.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela.
Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construiu o mais famoso teatro inglês: o Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Realismo e Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha questões políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente.
O Teatro hoje
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
RESPONDA:
1) Porque dizemos que o teatro de bonecos "dá vida"?
2) O que são os bonecos estilo "marionetes"?
3) De acordo com o vídeo, o ator e manipulador de bonecos Hugo Picchi e comentou sobre a diferença entre boneco de teatro e boneco de TV. Qual é a diferença entre eles?
4) Em que ano surgiu o teatro realista no Brasil?
5) Quais são os gêneros teatrais citados nos textos acima?
6) O que é a "Farsa"?
7) Comente com suas palavras sobre "O Teatro Hoje".
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ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 06/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 31/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana do terceiro bimestre. Esse bimestre teremos 10 semanas de atividades.
Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro e nas próximas semanas vamos estudar um pouco mais sobre esse tema.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 31. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Leia atentamente as informações a seguir:
Folclore
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Alguns Personagens do nosso Folclore
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
Parlendas
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Trava-Línguas
Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.
Na medida em que traz uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças, pode ser um recurso utilizado na educação infantil, auxiliando as crianças a melhorar a dicção brincando. Mas ao mesmo tempo serve para jovens e adultos também a desenvolver a dicção e a articulação em pronunciar palavras.
AGORA, VEJA OS VÍDEOS SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO
❖ Apresentação Folclore vídeo
❖ O que é Folclore - Brasil Escola
Questionário
Responda abaixo as questões.
1) O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em que ano?
a) 1925
b) 1936
c) 1944
d) 1951
2) Qual a lenda folclórica cujo personagem é considerado pai de todos os filhos de origem desconhecida?
a) Mula sem Cabeça
b) Lobisomem
c) Boto
d) Curupira
3) Em que data se comemora o Dia do Saci?
a) 18 de abril
b) 02 de julho
c) 11 de agosto
d) 31 de outubro
4) Menino travesso com cabelos vermelhos que protege a fauna e flora e tem os pés virados para trás. Quem ele é?
a) Saci-pererê
b) Negrinho do pastoreio
c) Curupira
d) Caipora
5) Qual personagem feminino do folclore brasileiro encanta os pescadores com sua linda voz?
a) Cuca
b) Iara
c) Vitória-Régia
d) Comadre Fulozinha
6) Comente sobre a "Popularização coletiva" como umas das características do Folclore.
7) Faça um comentário sobre os dois vídeos que você assistiu.
8) Dentre de alguns exemplos de "parlendas" mostradas aqui no formulário, qual delas que você lembra que mais cantou?
TAREFA – I
* ESCOLHA DUAS FRASES QUAISQUER DOS "TRAVA-LÍNGUAS" E GRAVE UM MINI-VÍDEO VOCÊ FALANDO E ENVIAR NO MEU WHATSAPP.
TAREFA – II
* ESCOLHA UM DESENHO DOS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E DESENHE NO SEU CADERNO DE ARTE. NÃO ESQUECER DE POR O NOME, Nº e SÉRIE.
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ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 31/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Se for entregar pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
6. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10h00 às 20h00. Sábado das 10h00 às 16h00.
★ As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Formulário: https://forms.gle/9LMq1HthB3hSQRmZA
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ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a segunda semana do terceiro bimestre.
Corrigindo a informação anterior, esse bimestre teremos 11 semanas de atividades, e
não 7 semanas de atividades.
Vamos continuar nossos estudos sobre TEATRO.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana. Desde já, peço que
entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – I
Vamos aprender sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Para entendermos melhor vamos assistir ao vídeo. Peço que façam anotações de pontos importantes no seu caderno de arte para poder consultar e responder as atividades.
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1. ASSISTA O VÍDEO “Fundamentos de Arte I - Elementos Formais do Teatro”
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2. AGORA VAMOS CONHECER OS ELEMENTOS DO TEATRO, LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ABAIXO:
NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
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Cenografia
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Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
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Figurino
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É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
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Iluminação
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A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
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Maquiagem
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A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
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Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
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3. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
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A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
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PRÉ-HISTÓRIA
O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.
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ANTIGUIDADE
Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.
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TEATRO GREGO
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes.
Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje. As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
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TEATRO ROMANO
O teatro romano não é um reflexo do teatro grego. Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O teatro romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a comédia toma o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram violentos, se baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais eram sacrificados publicamente.
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IDADE MÉDIA
Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
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4. RESPONDA:
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As questões 1, 2 e 3 são referentes ao vídeo.
1) Quais são os Elementos formais do Teatro?
2) Porque que o "Personagem" é tão fundamental no Teatro?
3) Do que praticamente o "Teatro" necessita?
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Agora, responda as questões a seguir com base nas informações dadas anteriormente. Também é permitido consultar outras fontes (internet, livros, revistas etc.).
4) Quais são os outros profissionais que são também fundamentais na realização de uma peça teatral?
5) Qual é a responsabilidade do "Figurinista"?
6) O que faz o "Iluminador'?
7) Como surgiu o "Teatro Grego"?
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ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
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ATIVIDADES
9º A
Formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMQZwI-gALFagnyvlMQ11yEk1E6tmBl0Op7EiqDcI6N3uN1Q/viewform
9º B
Formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMQZwI-gALFagnyvlMQ11yEk1E6tmBl0Op7EiqDcI6N3uN1Q/viewform
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 10/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 7
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Vamos pesquisar e analisar conceitos de
dramaturgia na arte contemporânea (teatral, televisiva e cinematográfica) e
espaços cênicos. Para isso, vamos usar o volume 3 do Caderno do Aluno.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do
prazo para não acumular.
RESPONDA:
Leia atentamente as questões a seguir e
responda de acordo com a sua experiência:
1. Você sabe o que significa espaço cênico? Já
assistiu alguma apresentação de teatro de rua? Comente sua experiência.
2. Você conhece algum artista ou grupo de
teatro contemporâneo? Existe no seu bairro, cidade ou região artistas ou grupos
de teatro contemporâneo?
3. Você costuma assistir espetáculos de
teatro? Onde? Ao vivo, na internet, na tv etc.?
4. Existem no seu bairro, cidade ou região
locais próprios para apresentações teatrais?
5. Escreva o que você acha que seria
dramaturgia - teatral, dramaturgia televisiva e/ou dramaturgia
cinematográfica.
6. Você costuma consultar programação teatral?
Onde? Internet, cartazes espalhados pela cidade, diretamente nos centros
culturais e teatros etc.?
7. Você já participou da criação e produção de
espetáculos teatrais? Onde? Igreja, escola, centros culturais, projetos
sociais etc.?
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR:
LEIA O TEXTO A SEGUIR:
Dramaturgia
A origem
da dramaturgia remonta à tragédia ática, encenada na Grécia Antiga. O
enredo destas obras era baseado nos antigos mitos de criação, que simbolizam
o eterno conflito entre as forças obscuras que dominam o homem e a sua
vontade consciente. O Caos, que representa a origem do universo no mito grego, é o
tempo dos incestos míticos, que são os desencadeadores das grandes
catástrofes cósmicas. O conceito mítico de “caos” nos remete ao tempo do
vazio primordial, anterior à criação, em que a ordem não havia sido imposta
aos elementos do universo, simbolizando uma situação absolutamente anárquica,
que precede a manifestação e a decomposição de toda forma individual de
existência. No momento em que a personalidade individual se desfaz, torna-se
abstrata, se revelam com mais nitidez as configurações arquetípicas do ser
humano.
Em grande
parte das situações trágicas, observamos um retorno a esse tempo primordial,
através da repetição das mesmas estruturas coletivas e suas pulsões de
criação e destruição. O tempo mítico difere do tempo judaico-cristão, linear
e progressivo, caracterizando-se pela ideia de circularidade. Dessa forma, as
tragédias não se atém a um tempo histórico demarcado nem se localizam num
espaço específico, o que significa que podem ocorrer “em qualquer tempo”, “em
qualquer lugar”. As estruturas mitológicas fazem parte do “inconsciente
coletivo” da humanidade, o que explica essa ruptura na dobra espaço-temporal.
Essa
anulação espaço-temporal que marca o retorno ao caos aparece desde as tragédias de Sófocles, autor
de Édipo Rei, até a
dramaturgia moderna, como no caso de Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. Tal constatação é uma prova de que, em pleno século XX, o mundo
ainda se encontraria sob o domínio de forças que antecedem à criação. Assim,
ao trilhar um caminho mítico e arquetípico, Nelson Rodrigues faz a opção
consciente de lidar com os elementos do abismo da alma humana, forças de
desejo e morte que emergem em estado bruto e, por isso, extremamente
potencializadas.
Em Álbum de Família, observamos o
mergulho nesse mundo instintivo, caótico, no qual a entrada da razão é
proibida. Despidos das máscaras de conveniência que lhes permitem o convívio
em sociedade, os personagens revelam, sem qualquer tipo de pudor, a sua
natureza profunda, avessa a quaisquer padrões de condicionamento. A ausência
de leis resulta na proliferação dos desejos de criação e morte, que se
manifestam aberta e agressivamente.
Outro aspecto central do universo
dramatúrgico é a força do destino e da fatalidade, que, muitas vezes, se
manifesta na forma de profecia ou maldição. Pode-se observar esse atributo em
situações como a cegueira de Édipo, na obra de Sófocles, e a queda de Macbeth, na peça homônima
de Shakespeare.
Além dos autores citados, observa-se
outros que exerceram importância considerável no universo dramatúrgico, como
o norueguês Henrik Ibsen (Um Inimigo do Povo), o russo Anton Tchekhov (As
Três Irmãs), o alemão Bertold Brecht (A Vida de Galileu), o irlandês Samuel
Beckett (Esperando Godot), o romeno Eugène Ionesco (O Rinoceronte) e os norte-americanos
Eugene O’Neill (Electra Enlutada) e Tennessee Williams (A Descida de Orfeu).
PESQUISA:
Faça uma breve pesquisa em livros, revistas,
internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e
manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e
estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem
ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do
Whatsapp.*
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ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
v Estamos na 7ª semana de atividades de um total de 8
semanas que percorrem o Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre se
encerra no dia 31/07.
v Não deixem por favor acumular as atividades...
conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
9º A
Código
da Turma: ic5ow6s
Quem não conseguir entrar pelo Classroom,
poderá fazer a atividade diretamente
pelo formulário:
9º B
Código da Turma: gq23m4e
Quem não conseguir entrar pelo Classroom,
poderá fazer a atividade diretamente pelo
formulário:
A atividade poderá ser enviada diretamente no meu
privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
Dúvidas me procure no privado.
Quem
não conseguir entrar no Classroom e nem pelo formulário (Google forms), poderá
fazer a atividade por aqui mesmo no Blog, observe as instruções abaixo:
Responder as questões no Caderno de
Arte. Detalhe: NÃO PRECISA COPIAR AS PERGUNTAS NO CADERNO!! – É SÓ ENUMERAR E
RESPONDER. Quando terminar, tirar fotos e enviar no meu WhatsApp por favor.
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 27/07
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Os conceitos modernos, clássicos ou românticos não podem ser confundidos com os
contemporâneos. Também não é melhor ou pior fazer balé clássico ou dança
contemporânea, o importante é ter conhecimento de características artísticas e saber
discerni-las no fazer, conhecer e analisar a dança. As imagens abaixo tratam sobre
alguns recursos expressivos da dança e como eles se diferenciam de acordo
com o estilo e época. Observe atentamente as imagens e responda as questões:
1. Bailarina de Dança Moderna. Fonte: Imagem de pendleburyannette por Pixabay
2. Bailarina de Balé Romântico. Fonte: Imagem de Niki Dinov por Pixabay
3. Grupo de Dança Moderna. Fonte: Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay
4. Grupo de Balé Romântico. Fonte: Imagem de sobima por Pixabay
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
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ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
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v Estamos na 6ª semana de atividades de um total de
8 semanas que percorrem o Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre
se encerra no dia 31/07.
v Não deixem por favor acumular as atividades...
conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
Código da Turma: ic5ow6s
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
9º
B –
Código da Turma: gq23m4e
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
v Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo
Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA.
Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar
para mim.
v Se for necessário eu envio as perguntas no privado.
v
A atividade
poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
Dúvidas me procure no privado.
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/07
Segue abaixo o texto para
o desenvolvimento das atividades:
Dança contemporânea!!
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma
forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Dança
contemporânea é um gênero de dança teatral que se
desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros
mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Alguns teóricos
remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas
pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na
década de 1960, nos Estados Unidos.
Entretanto,
valores éticos e estéticos da dança contemporânea são
encontrados desde o início do século XX, no pensamento de primeiros
precursores da dança moderna como Isadora Duncan. Em termos técnicos, a
dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma
vez que não se prende à estéticas pré-estabelecidas.
Cada projeto coreográfico compreende um
projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José
Fazenda, no prefácio do livro Poética da Dança Contemporânea, diz que: “Quanto
à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos
diferentes e formatos diversificados – na dimensão, no número de intérpretes,
nos lugares de apresentação – e, nela, o movimento do corpo estabelece
múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, cenários) e sonoros e
com as imagens virtuais”.
A dança contemporânea não se define em técnicas ou
movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para
construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e
procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação,
método Laban, técnica de release, Body Mind Centery
(BMC), Alvin Nikolai.
Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete
crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas,
sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como
também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a
necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática. Depois de um
período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a
total desconstrução da arte, finalmente – na década de 1980 – a dança
contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria,
embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e
ao hip hop.
Klauss foi pioneiro na pesquisa e desenvolvimento da técnica
somática, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal
dos seus praticantes, trabalhando corpo e mente, além da manutenção de sua
saúde. Ela utiliza técnicas que ampliam o treinamento técnico em dança. Ele
também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal”
no Brasil.
LINK DO VÍDEO PARA SER USADA NA ÚLTIMA PERGUNTA: https://www.youtube.com/watch?v=6i7_IteSxM4&feature=youtu.be
Coreografia: Longo Caminho para Casa
Solista: Laura Gameiro
Cia: Grupo de Dança do Teatro Municipal "Pedro Ângelo
Camin"
Cidade: Mococa/SP
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1) A dança contemporânea
surgiu em que década?
2) Alguns teóricos
remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas
pós-modernos do movimento Judson Dance Theater. Qual foi o país que se deu
origem?
3) O
intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras
coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa. Quais são
elas?
4) De acordo com o
texto, a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma
linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao:
a)
Jazz, Rock e Ballet
b)
Ballet, Capoeira e Jazz
c)
Hip hop, Jazz e Ballet
d)
Ballet, Capoeira, Hip hop
5)
De acordo com o vídeo, quais sensações você sentiu ao ver
a movimentação da Bailarina? Você conseguiria fazer algumas movimentações que
ela fez?
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AVALIAÇÃO
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ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
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🔹
Estamos na 5ª semana de atividades de um total de 8 semanas que percorrem o
Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre encerra-se no dia 31/07.
🔹
Não deixem por favor acumular as atividades... conversem com seus
Professores.
👁️🗨️
Observem agora alguns pontos importantes dessa semana de Atividade de Arte!!
♦️ Segue os links das atividades
dentro do Classroom:
Código da Turma: ic5ow6s
♦️ Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciP9CZuv0c0U-lpvnDUMOoh3rQ2__v_Mq9-cmda9xTwd4JiQ/viewform
Código da Turma: gq23m4e
♦️ Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciP9CZuv0c0U-lpvnDUMOoh3rQ2__v_Mq9-cmda9xTwd4JiQ/viewform
♦️ Quem não conseguir entrar no
Classroom e nem pelo Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes
no BLOG DA ESCOLA!!
♦️ Agora não vai ter desculpa de não
realizar as atividades propostas... 😄
♦️ Se for necessário eu envio as
perguntas no privado.
♦️ A atividade poderá ser enviada
diretamente no meu privado aqui no WhatApp ou pelo e-mail:
sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
♦️ Dúvidas me procure no privado.
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 12/07
1)
O que é a Dança Contemporânea?
2)
Porquê que os movimentos do Corpo
são muito importantes para a Dança?
3)
Quais são as quatro etapas dos
movimentos da Dança?
4)
Existem características técnicas de
movimentos e temas na Dança Contemporânea. Cite 3 exemplos.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES |
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/07
1) Dança contemporânea é um gênero de
dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então,
tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. A dança contemporânea discute em
coreografias o momento, a urbanidade, os comportamentos, o tempo e o
contratempo do cotidiano. Entre as diversas formas de expressão, surge a vídeo-dança que consiste em:
v Uma dança filmada apenas como registro do espetáculo.
v Uma dança feita na tela em que o movimento, o tempo e o
espaço podem ser trabalhados.
v Na exibição de vídeos referentes a estilos de dança de
diversas épocas.
2) Segundo os estudos contemporâneos no
ensino de Dança, a relação da Dança com a deficiência é um extraordinário
campo, por meio do qual podem ser exploradas as construções sobrepostas de:
v Instrumento de criação coletiva e subjetividade.
v Produto cultural, leitura estética e limite espacial.
v Manifestação individual e elemento de intervenção
plástica.
v Habilidade física do corpo, subjetividade e visibilidade
cultural.
3) Em termos técnicos, a dança contemporânea
tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende
às estéticas pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um
projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José
Fazenda, no prefácio do livro já citado, diz que: "Quanto à obra
coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e
formatos diversificados - na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares
de apresentação - e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações
com os elementos plásticos (objetos, cenários) e sonoros e com as imagens
virtuais". A respeito da dança contemporânea analise as
afirmativas abaixo:
I)
A Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a
um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de
gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma
dança abstrata e em constante transformação.
II) Esta modalidade de dança se desenvolveu em meados do
século XX , tornando-se popular na década de 1999. A sua crescente
popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de dança não se
prender aos padrões estéticos clássicos.
III) A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas
inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos
como o ballet, o jazz e o hip hop. Não existem técnicas pré-definidas, sendo
o processo criativo do conceito ou ideia a ser transmitida pela coreografia o
ponto central da dança contemporânea.
Assinale a alternativa CORRETA:
v Apenas I e III
v Apenas I
v Apenas II e III
v Nenhuma das alternativas
4)
A
dança moderna serviu de base ao balé contemporâneo. Surgiu da oposição ao
balé acadêmico tradicional e foi orientada pelo:
v Expressionismo
v Fauvismo
v Impressionismo
v Cubismo
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
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