terça-feira, 15 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ALUNOS QUE DEVEM FAZER.

 

9A – 10 EDUARDO MATTOSO

         13 GEOVANA PANTALIÃO

E TODOS QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS

 

 

LER O TEXTO ABAIXO, COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDER.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

CAROS ALUNOS, VOCÊS DEVERÃO LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO, ESSA RECUPERAÇÃO É DESTINADA A TODOS OS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE NÃO REALIZARAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO 4º BIMESTRE, VOCÊS PODEM FAZER NO CADERNO OU NO PRÓPRIO ARQUIVO E ME ENVIAR NO WHATSAPP 014997007715.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

O TCHOUKBALL:

História do Tchoukball

A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo.
Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.




Quadra de Tchoukball

As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia.
Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus.
E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde   os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.




Bola
Em competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.

Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária.
Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio.
A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra.
A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.




 

Regras Básicas do Tchoukball

Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.

O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:

·         Ele errar o quadro no momento do arremesso;

·         Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;

·         Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;

·         Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.

E é considerado falta nas seguintes situações:

·         Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;

·         Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;

·         Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;

·         Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;

·         Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;

·         Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;

·         Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;

·         Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;

·         Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:

2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?

3- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 30/11/2020 A 04/12/2020.

 

DATA DE ENTREGA 07/12/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11
https://sportsregras.com/tchoukball-historia--regras/

 

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

 ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELAXAMENTO:

 

O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível.

 

As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo.




Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente.




Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.

 

QUESTÕES:

1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento?
2- Qual o objetivo das ginásticas de conscientização corporal e relaxamento?

3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática?


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 23/11/2020 a 27/11/2020

 

DATA DE ENTREGA: 30/11/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/relaxamento.htm

 

VÍDEOS PARA FAZER EM CASA:

https://www.youtube.com/watch?v=_ecxLXdJXX0


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

ESPORTE: FLAGBOL

 

Conceito

Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “.

Origem: Estados Unidos da América

Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento.

O contato físico voluntário é considerado falta.

As modalidades de Flagbol mais praticadas em diversos países são:

  

SEM CONTATO FÍSICO

COM BLOQUEIOS

Masculino

4X4 – 5X5

7X7 – 8X8 – 9X9

Feminino

4X4 – 5X5 – 7X7

  

Misto

4X4

  

Em nosso país a modalidade 5×5 é a mais praticada em função de propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação (exemplo: quadra poliesportiva ).

História

Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados.

Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis.

Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun – México.

No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri.

Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes, foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol Americano.

Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de Flagbol (World Cup – Flag Football) realizada em Cocoa Beach EUA, obtendo a 10ª colocação.

Principais regras

Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.

 

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- De acordo com o texto, qual o conceito e origem do FlagBol?
2- Escreva em 5 linhas um pouco sobre a história desse esporte:
3- Quais as principais regras do FlagBol?
4- O FlagBol se parece com qual esporte que você conhece?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 A 13/11/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/flagbol

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=1wYgyWZteWU

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

HANDEBOL:

Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.




Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.

A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.

Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.

Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação   Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.

QUESTÕES:

1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol:
2- Quando os jogos de handebol começaram a ser praticados?
3- Quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?

                                

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 A 06/11/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/handebol/

 

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO

https://www.youtube.com/watch?v=yyXO3CRf_Sg

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.




ESPORTE DE PRECISÃO: BOLICHE:

boliche é um esporte praticado com uma bola pesada e tem como objetivo lançando a bola por uma pista, derrubar 10 pinos do lado oposto da pista dispostos em formação triangular.

Uma partida tem geralmente 10 jogadas com 2 lances cada. Quando um jogador faz strike (derrubar todos os 10 pinos em 1 lance) por 10 vezes consecutivas, têm direito á mais 2 lances, sendo assim o máximo possível de 300 pontos, que é obtido com os 12 strike.

 

A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas.

Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C.

No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino.

No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche.

Em 1926 países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e EUA formaram a Associação Internacional de Boliche, e estabeleceram como regra as seguintes medidas:

Pista: tem o comprimento de 18m e largura de 3m.

Bola: tem de ser de material não metálico e circunferência de 68cm ou mais.

Pino: feito de material resistente e coberto de plástico. O peso deve variar entre 1531g à 1645g.

Alguns jogadores de boliche podem dizer que jogam “por instinto”, porém, normalmente os jogadores utilizam algum sistema, como:

Pin Bowler ou Head Pin Bowler – eficiente para aqueles que jogam a bola reta, não reativa, e que usam bolas de velocidade. Miram os pinos em algum momento do saque.

Spot Bowling – nunca olha para os pinos. Mira em algum ponto da pista e tem como objetivo passar a bola por cima desse ponto.

Line Bowling – olha para os pinos e visualiza um ponto da pista por onde a bola deve passar. É a união dos sistemas anteriores.

O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência.
QUESTÕES:

1-     De acordo com o texto explique o que é o boliche?

2-     Como é uma partida de boliche?

3-     Como é a pista, a bola e os pinos utilizados nesse esporte?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/boliche/

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=A5VS41TctAM

https://www.youtube.com/watch?v=sEXiAdE7qv

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

VIVER COM DISPOSIÇÃO!!!

 

Você já se perguntou como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico?

 

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um local para outro.

 

Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico.









Podemos considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as doenças crônicas metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e, entre seus benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e aumento do HDL.

 

Não existe uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim uma recomendação mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação causa-efeito sugere que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais atividade, até certo ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o indivíduo, acredita-se que mais saudável ele seja. No entanto, as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que, para um adulto de 18 a 65 anos de idade manter-se saudável, é necessário realizar, no mínimo, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana de atividade aeróbica de intensidade moderada.












Um fato interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira fracionada durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo, quando totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única sessão de 30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá ser feita em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por exemplo. Deve ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma atividade que melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem deseja melhorar sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e prevenir o ganho de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.

 

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESÕES ABAIXO:

 

1- Qual o conceito de atividade física? Cite pelo menos 3 exemplos

2- Qual o conceito de exercício físico? Cite pelo menos 3 exemplos

3- Qual a recomendação do Colégio americano de medicina do esporte (ACSM) para a prática de exercícios físicos diários? Você segue essa recomendação? Justifique:

                                

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 A 23/10/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-e-exercicio/atividade-fisica-e-exercicio-fisico/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/1a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf

 

VIDEO PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS:

https://www.youtube.com/watch?v=d2-f55G2REw


ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

Olá alunos, estamos iniciando essa semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as atividades, façam semanalmente:

 

 


GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Realizar atividades físicas, especialmente os exercícios incorporados na ginástica de condicionamento físico, é de extrema importância para um organismo saudável e maior qualidade de vida.
A palavra “condicionamento” – pode se referir a vários tipos diferentes de exercício. O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico.
Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com frequência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus ​​muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte.




 

Princípios básicos da ginástica de condicionamento físico

Praticamente todos os exercícios que você faz em casa, na escola ou na academia são uma forma de condicionamento físico, mas você deve projetar exercícios equilibrados para tirar o máximo proveito de sua rotina. Para isso é importante entender os princípios por trás de cada tipo de atividade.

Condicionamento Aeróbico.

Quando você sai para um mergulho matinal, para correr ou fazer sua rotina de 30 minutos no elíptico, você está colocando seu corpo através de condicionamento físico aeróbico.
O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.

Condicionamento anaeróbico.

exercício anaeróbico, que às vezes é chamado de condicionamento físico metabólico, envolve exercícios curtos e intensos que usam músculos de contração rápida. A ginástica de condicionamento físico metabólico abrange exercícios como burpees, pular corda, e movimentos de agachamento.
De acordo com algumas pesquisas, quatro minutos de treinamento intervalado equivalem a trinta minutos na esteira, quando se compara a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular, e ainda tem o benefício adicional de aumentar a resistência muscular.

Construindo Músculo e Força

Além do condicionamento aeróbico e metabólico, você também pode condicionar a força dos seus músculos fazendo exercícios de resistência com pesos ou apenas como o peso corporal.
Levantar pesos ou realizar flexões e outros exercícios do tipo, resulta em certo trauma aos músculos, o que faz com que eles se reconstruam mais fortes do que antes.
O treinamento de força é uma forma de condicionamento físico anaeróbico, mas os exercícios típicos de força não envolvem intervalos rápidos e intensos como os realizados no treinamento metabólico.



Condicionamento Cardiorrespiratório

Quando você se exercita regularmente, a necessidade de energia em seu corpo aumenta. Para que o corpo consiga produzir energia suficiente, o oxigênio precisa estar disponível em sua corrente sanguínea em abundância.
Para transportar esse oxigênio, o coração bate mais rápido e como acontece com qualquer músculo, quanto mais o coração funciona, mais forte ele se torna, fazendo com que o bombeamento do sangue seja processo mais fácil e demande menos esforço do organismo.
Exercícios de condicionamento também ajudam a fortalecer seus pulmões. Para suprir a corrente sanguínea com o oxigênio necessário para gerar energia, os pulmões devem inalar e exalar oxigênio suficiente para sustentá-lo durante o exercício.
Isso aumenta sua frequência respiratória e ajuda a aumentar a quantidade de tempo que você consegue se exercitar sem perder o fôlego.
Não importa em que tipo de exercício você está pensando, sempre avalie suas metas pessoais de condicionamento físico, seu nível de condicionamento atual e quaisquer limitações ou lesões físicas que possam prejudicá-lo durante essas rotinas.
Uma abordagem para o treinamento é variar o tipo de condicionamento que você faz no dia a dia, alternando entre 
exercícios aeróbicos e anaeróbicos para completar sua rotina e obter o melhor dos dois mundos.
A ginástica de condicionamento físico deve sempre ser realizada com o auxílio de profissional capacitado e preparado.


Questões:

1- Quais são os tipos de condicionamento físico citados no texto?
2- Qual a importância de praticar ginásticas de condicionamento físico?
3- Quais benefícios podem ter ao aumentar nosso condicionamento AERÓBICO?
4- Quais benefícios podem ter ao aumentar nosso condicionamento ANAERÓBICO?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 12/10/2020 a 16/10/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:


1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

Olá alunos, estamos iniciando essa semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as atividades, façam semanalmente:

 

 GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Realizar atividades físicas, especialmente os exercícios incorporados na ginástica de condicionamento físico, é de extrema importância para um organismo saudável e maior qualidade de vida.
A palavra “condicionamento” – pode se referir a vários tipos diferentes de exercício. O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico.
Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com frequência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus ​​muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte.

 


Princípios básicos da ginástica de condicionamento físico

Praticamente todos os exercícios que você faz em casa, na escola ou na academia são uma forma de condicionamento físico, mas você deve projetar exercícios equilibrados para tirar o máximo proveito de sua rotina. Para isso é importante entender os princípios por trás de cada tipo de atividade.

Condicionamento Aeróbico.

Quando você sai para um mergulho matinal, para correr ou fazer sua rotina de 30 minutos no elíptico, você está colocando seu corpo através de condicionamento físico aeróbico.
O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.

Condicionamento anaeróbico.

exercício anaeróbico, que às vezes é chamado de condicionamento físico metabólico, envolve exercícios curtos e intensos que usam músculos de contração rápida. A ginástica de condicionamento físico metabólico abrange exercícios como burpees, pular corda, e movimentos de agachamento.
De acordo com algumas pesquisas, quatro minutos de treinamento intervalado equivalem a trinta minutos na esteira, quando se compara a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular, e ainda tem o benefício adicional de aumentar a resistência muscular.

Construindo Músculo e Força

Além do condicionamento aeróbico e metabólico, você também pode condicionar a força dos seus músculos fazendo exercícios de resistência com pesos ou apenas como o peso corporal.
Levantar pesos ou realizar flexões e outros exercícios do tipo, resulta em certo trauma aos músculos, o que faz com que eles se reconstruam mais fortes do que antes.
O treinamento de força é uma forma de condicionamento físico anaeróbico, mas os exercícios típicos de força não envolvem intervalos rápidos e intensos como os realizados no treinamento metabólico.



Condicionamento Cardiorrespiratório

Quando você se exercita regularmente, a necessidade de energia em seu corpo aumenta. Para que o corpo consiga produzir energia suficiente, o oxigênio precisa estar disponível em sua corrente sanguínea em abundância.
Para transportar esse oxigênio, o coração bate mais rápido e como acontece com qualquer músculo, quanto mais o coração funciona, mais forte ele se torna, fazendo com que o bombeamento do sangue seja processo mais fácil e demande menos esforço do organismo.
Exercícios de condicionamento também ajudam a fortalecer seus pulmões. Para suprir a corrente sanguínea com o oxigênio necessário para gerar energia, os pulmões devem inalar e exalar oxigênio suficiente para sustentá-lo durante o exercício.
Isso aumenta sua frequência respiratória e ajuda a aumentar a quantidade de tempo que você consegue se exercitar sem perder o fôlego.
Não importa em que tipo de exercício você está pensando, sempre avalie suas metas pessoais de condicionamento físico, seu nível de condicionamento atual e quaisquer limitações ou lesões físicas que possam prejudicá-lo durante essas rotinas.
Uma abordagem para o treinamento é variar o tipo de condicionamento que você faz no dia a dia, alternando entre 
exercícios aeróbicos e anaeróbicos para completar sua rotina e obter o melhor dos dois mundos.
A ginástica de condicionamento físico deve sempre ser realizada com o auxílio de profissional capacitado e preparado.


Questões:

1- Quais são os tipos de condicionamento físico citados no texto?
2- Qual a importância de praticar ginásticas de condicionamento físico?
3- Quais benefícios podem ter ao aumentar nosso condicionamento AERÓBICO?
4- Quais benefícios podem ter ao aumentar nosso condicionamento ANAERÓBICO?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 12/10/2020 a 16/10/2020

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


O SAMBA DE RODA:

O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.

O samba de roda teve início por volta de 1860 e é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil.

Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto.

Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é SAMBA DE RODA?
2- Qual a origem do SAMBA DE RODA?
3- Esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características. Quais são elas?
4- Por que o samba de roda é também conhecido como “Umbigada”?
5- Quais são os instrumentos musicais utilizados no samba de roda?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:


VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=ZTMHpQdDJ98

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


O SAMBA:

samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil.
Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.
Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

Origem do Samba

O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.
Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.

Batuque, J.M, Rugendas, retratando pessoas escravizadas cantando e dançando em roda
Após a abolição da escravidão, em 1888, e da instituição da República, em 1889, muitos negros se dirigiram à então capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho.
Porém, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé. Com o samba não foi diferente.
Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das "tias" ou "vovós", verdadeiras matriarcas afro-descendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca.
Da mesma forma, compositores de origem erudita como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, utilizam os ritmos africanos em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por isso, o chamavam de choro, valsa-choro e até mesmo tango. Outro que seguiria o mesmo caminho seria o compositor Heitor Villa-Lobos.
Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.
O samba foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha as marchinhas como trilha sonora.
O advento do rádio e o talento de intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram o samba cada vez mais popular em todo Brasil.
O poeta e compositor Vinícius de Moraes resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de "Samba da bênção" (com música de Baden Powell, 1967):
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração

Origem da palavra samba

Há controvérsias sobre a origem da palavra "samba", mas provavelmente advém do termo africano "semba" que significa "umbigada".
Cumpre dizer que "umbigada" era uma dança executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga.

Samba no Brasil

O samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são:
·         Samba da Bahia
·         Samba Carioca (Rio de Janeiro)
·         Samba Paulista (São Paulo)
Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.
O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista.
QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é o samba?
2- Qual a origem do samba?
3- Qual a origem da palavra samba?
4- Quais são os 3 tipos de samba mais conhecidos no Brasil?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=kWEhKsOgdEE


ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ESPORTE DE PRECISÃO: GOLFE
Em meados do século XV, segundos alguns historiadores, o Golfe derivou-se de um esporte chamado Kolven. Praticado pelos holandeses, chegou inclusive as ilhas Britânicas. Entretanto, seu início de fato aconteceu na Escócia, em uma cidade chamada Saint Andrews, em 1754.
A princípio, o esporte não garantiu muitos adeptos, pois alegavam prejudicar o treinamento do tiro com arco. Não demorou muito para que novos praticantes surgissem, ajudando a compor regras e competições, na metade do século XVIII. Apenas no final do século seguinte, campeonatos femininos eram organizados na Inglaterra, regulamentados pela sua própria associação, fundada na mesma época.


Os britânicos construíram também o primeiro campo de Golfe, no ano de 1864. Após três décadas fundou-se a Associação Norte-Americana de Golfe. Visto que o esporte já havia propagado pelo mundo, através de jogos dos oficiais escocês nas forças armadas britânicas. O número de praticantes aumentou, chegando a 60 milhões de golfistas entre homens e mulheres. Além de 30 mil campos de golfes em âmbito mundial.
Anteriormente à Olimpíada do Rio 2016, a modalidade participou apenas de duas edições, em Paris 1900 e St. Louis 1904. No primeiro evento a competição foi dividida em categoria feminina e masculina, diferente do outro que excluiu as mulheres para acrescentar um embate por equipes. A volta do esporte nos Jogos Olímpicos foi aprovada na cidade de Copenhague, em 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Os campeonatos antigamente separavam os profissionais e os amadores. Mais tarde, esses jogadores puderam participar em um mesmo torneio, os Opens. E apenas os melhores atletas disputam a Major Championships.
O objetivo do jogo é acertar a bola nos buracos, através de tacadas, a partir da área chamada Tee. Em sua maioria, os campeonatos dividem-se em duas classes:
  • Stroke Play: Os golfistas devem acertar com menos tacadas possíveis os 18 buracos por dia dos 4 de competição.
  • Match Play: Um embate onde quem acertar mais buracos ganha e não necessariamente é preciso passar por todos.
playoff acontece quando a disputa termina em empate, no qual será decidido o ganhador em 3 buracos.
O Golfe é composto também por seis tipos diferentes de tacos, onde cada qual dispõe de sua função específica:
  • Driver: São maiores no comprimento e possuem a finalidade de alcançar longas distâncias em um golpe. Geralmente utilizados na primeira tacada.
  • Madeira / Wood: Leva esse nome pois antigamente os tacos eram feitos de madeira. Sua principal função é impulsionar a bola durante o Fairway, área denominada no meio do percurso. Podendo chegar até o local próximo ao buraco, conhecido como Green.
  • Ferros / Irons: A cabeça de cada taco é numerada de 1 a 9 conforme o ângulo, de forma decrescente numerados do menor ao maior. Usados normalmente na fase de aprendizagem.
  • Wedges / Cunhas: Beneficia-se pelo fato de após o golpe, a bola não muda seu trajeto mesmo voando para cima. Em situações onde há bancos de areia, os wedges são primordiais.
  • Híbridos: A região onde bate na bola é menor, resultando em uma maior velocidade da jogada.
  • Putters: Proporciona uma exatidão no movimento por ser de menor tamanho. Em sua maioria são empregados no setor Green.

QUESTÕES:
1-     De acordo com o texto faça um breve resumo de 6 linhas sobre a história do GOLFE?
2-     Qual é o objetivo do GOLFE?
3-     Quais são os 6 diferentes tipos de tacos utilizados no golfe?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 a 18/09/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:https://www.infoescola.com/esportes/golfe/

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ESPORTE DE PRECISÃO: BOLICHE:
boliche é um esporte praticado com uma bola pesada e tem como objetivo lançando a bola por uma pista, derrubar 10 pinos do lado oposto da pista dispostos em formação triangular.
Uma partida tem geralmente 10 jogadas com 2 lances cada. Quando um jogador faz strike (derrubar todos os 10 pinos em 1 lance) por 10 vezes consecutivas, têm direito á mais 2 lances, sendo assim o máximo possível de 300 pontos, que é obtido com os 12 strike.

A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas.
Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C.
No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino.
No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche.
Em 1926 países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e EUA formaram a Associação Internacional de Boliche, e estabeleceram como regra as seguintes medidas:
Pista: tem o comprimento de 18m e largura de 3m.
Bola: tem de ser de material não metálico e circunferência de 68cm ou mais.
Pino: feito de material resistente e coberto de plástico. O peso deve variar entre 1531g à 1645g.
Alguns jogadores de boliche podem dizer que jogam “por instinto”, porém, normalmente os jogadores utilizam algum sistema, como:
Pin Bowler ou Head Pin Bowler – eficiente para aqueles que jogam a bola reta, não reativa, e que usam bolas de velocidade. Miram os pinos em algum momento do saque.
Spot Bowling – nunca olha para os pinos. Mira em algum ponto da pista e tem como objetivo passar a bola por cima desse ponto.
Line Bowling – olha para os pinos e visualiza um ponto da pista por onde a bola deve passar. É a união dos sistemas anteriores.
O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência.
QUESTÕES:
1-     De acordo com o texto o que é o boliche?
2-     Como é uma partida de boliche?
3-     Como é a pista, a bola e os pinos utilizados nesse esporte?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 a 11/09/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:https://www.infoescola.com/esportes/boliche/

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ESPORTE DE PRECISÃO: TIRO COM ARCO:
A modalidade esportiva de Tiro com Arco surgiu no século XVI e XVII. O primeiro indício de um torneio deste esporte se deu em 1673, em Yorkshire. Em 1900 o Tiro com Arco foi inserido nos Jogos Olímpicos, mas até 1972 o esporte não teve a devida notoriedade. Neste mesmo ano a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) exigiu a adoção de regras na modalidade, o que favoreceu a divulgação e fortaleceu o esporte. Na antiguidade o Tiro com Arco era   utilizado como ferramenta de caça. Com o advento das armas de fogo, a atividade deixou de ser tão popular.


Foto: Dinoman / Shutterstock.com
Os equipamentos utilizados para a prática de Tiro com Arco, podem ser: Arco Recurvo e Arco Composto e Flecha e Alvo. Arco Recurvo é permitido nos Jogos Olímpicos, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. O funcionamento deste tipo de arco é simples, as lâminas acumulam energia para utilizar como força propulsora no momento de atirar a flecha. O Arco Composto somente foi desenvolvido no ano de 1970, com o objetivo de ser mais veloz e leve, sem a necessidade de muito esforço. Com este, o arqueiro não precisa produzir muita tensão no arco. Os dois modelos são feitos com materiais como madeira, composto de carbono e fabricadas a mão. A parte da corda é fabricada de um material denominado kevlar, de alta resistência. A mesma deve ser esticada com os três dedos do cetro, até o queixo, sem muita força, para que a mesma desenvolva a força sob a flecha.
A Flecha é uma haste rígida com ponta fina e material perfurante. Na outra extremidade possui um material estabilizador, também chamado de penas. As penas são alocadas em forma de U, conhecidas como nock, o qual prende a flecha na corda. Podem ser produzidas em madeira, fibra de carbono ou alumínio, com pontas de aço e nock de material plástico, as penas geralmente são naturais (Ganso) ou sintéticas.
O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos (Tyvek) ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos).  O Arqueiro que acertar a flecha no centro, especificamente no número 10, com a indicação do sinal de + é o vencedor. As distâncias do Alvo são de acordo com cada competição. Em competições internacionais, os atletas devem atirar de distâncias a partir de 90, 70, 50 e 30 metros (Homens) e 70, 60, 50 e 30 metros (Mulheres). Desde os jogos de 1984, o Tiro com Arco é uma modalidade tradicional da Coréia do Sul, neste ano conquistou 16 medalhas de ouro.
QUESTÕES:
1-    Escreva em 5 linhas um pouco da história do tiro com arco?
2-    Quais equipamentos utilizados para sua prática?
3-    Como é o alvo e sua pontuação?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 a 04/09/2020


VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ESPORTE DE PRECISÃO (BOCHA)
A bocha é um esporte com origem no império Romano. Com a expansão do Império, foi sendo difundida entre os demais povos europeus e se tornou popular, bem como tradicional, em países como a Itália, a França, a Espanha, a Inglaterra e Portugal. Pode ser jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras abertas ou fechadas.
É um esporte de extremamente popularidade entre os idosos, apesar de ter certa adesão do público jovem. O objeto usado para a prática desse esporte recebe o nome do jogo, bocha. Trata-se de uma bola pequena de madeira ou resina sintética. A bocha é o jogo principal de eventos esportivos de âmbito internacional, tais como o Campeonato Mundial de Bocha.


Há uma instituição de nível global responsável pela promoção e da fiscalização de evento, a Confederação Mundial de Bocha. Na América Latina, por sua vez, há uma organização de menor escala com mesmas funções, a Confederação Sul-Americana de Bocha.
O objetivo principal do jogo
O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim.
As regras da bocha
·         Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes.
·         Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida.
·         O início da partida se dá com o arremesso de uma bola pequena denominada bolim. O lugar em que o bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as bochas devem ser aproximadas.
·         Em seguida, os jogadores começam o lançamento das próprias bochas.
·         É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das bochas adversárias ao chocá-las com as próprias bochas.
·         O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar. Os jogadores não podem deslizá-las enquanto rolam.
·         O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos.

QUESTÕES:
1-    Escreva em 5 linhas um pouco da história da bocha?
2-    Qual o objetivo principal do jogo?
3-    Quais são as regras da bocha?
4-    Quais são as classificações da bocha para pessoas com deficiência descritas no vídeo abaixo?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 a 21/08/2020


VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES:
Uma das seis unidades temáticas propostas pela BNCC de Educação Física é o Esporte, que contempla todas as práticas corporais mais institucionalizadas, com regras formais e comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si. Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol e críquete são algumas das práticas que podem ser tematizadas dentro desta unidade.
Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que elas representam. Por isso, a BNCC apresenta sete categorias de esportes, que, segundo o documento, "possibilita a distribuição das modalidades esportivas (...), privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas". Além disso, as modalidades foram classificadas de acordo com os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos. Veja quais são: 


Marca    
Os esportes de marca são aqueles que comparam resultados registrados em segundos, metros ou quilos. As modalidades de atletismo são um exemplo: as provas podem ser realizadas com os participantes simultaneamente, como uma corrida, observando aquele que chega primeiro; ou individualmente e comparando a marca, como no caso do salto em distância. 


Precisão
São caracterizados pelo arremesso ou lançamento de um objeto com o objetivo de acertá-lo ou aproximá-lo de um alvo específico, estático ou em movimento. Exemplos são o boliche, a bocha, o arco e flecha e o tiro ao alvo.


Campo e Taco 
Nesses esportes, é preciso rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola. Incluem modalidades como o beisebol, o softbol e o críquete.


Rede
São caracterizados pelo lançamento ou rebatimento da bola em direção à quadra adversária quando os oponentes não podem devolvê-la da mesma forma. Como exemplo, temos o vôlei e as suas variações, o tênis de campo, o tênis de mesa e a peteca.


Parede
São esportes semelhantes aos de rede, porém, não contam com a utilização desse elemento que divide a quadra. Os participantes posicionam-se de frente a uma parede. Incluem modalidades como o squash, o raquetebol e a pelota basca.


Invasão 
Estão agrupados dessa forma os esportes que trabalham a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra ou do campo defendida pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo ou setor do campo. O futebol, o basquete, o rúgbi e o handebol são exemplos desses esportes.


Técnico-combinatório
São modalidades nas quais o importante é a realização técnica do movimento. Este é analisado e comparado aos movimentos realizados por outros e julgado segundo padrões técnicos estabelecidos de acordo com a modalidade. Alguns exemplos são a ginástica artística, a ginástica rítmica, o nado sincronizado, a patinação artística e os saltos ornamentais.


Combate
São as lutas transformadas em esporte. Caracterizam-se pelo enfrentamento de dois adversários no corpo a corpo. Judô, tae kwon do e caratê podem ser incluídos nesse grupo.  







QUESTÕES:

1- O que são esportes de marca?
2- O que são esportes técnico-combinatórios?
3- O que são esportes de invasão?
4- Quais as diferenças do esporte de rede e de parede?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 10/08/2020 a 14/08/2020

VÍDEO PARA AUXILIAR NO ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=yhwXF-yz8uo



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.

DIFERENÇAS DE TÉCNICA E TÁTICA:
Na realidade, sem existir uma devida relação entre técnica e tática, não é possível criar modelos de jogo de qualidade. Por um lado, temos a técnica, cuja função é fazer os jogadores tratar da bola, seja a passar, rematar ou recuperar a bola. Pelo outro lado, temos a organização tática, assente inicialmente num sistema tático que, ao fundir-se com a técnica, vai potenciaras habilidades dos jogadores através de um modelo de jogo.

O que é a técnica de jogo?
Facilmente podemos caracterizar a técnica de jogo como a ferramenta que o jogador utiliza para servir os vários momentos de jogo. Por exemplo, em momento defensivo, o desarme e a intercepção são ações habitualmente realizadas pelos jogadores. Em momento ofensivo, o remate e a simulação, ações não utilizadas em momento defensivo, são ações que os jogadores utilizam imenso.

Para que serve a técnica de jogo?
Tal como um lápis serve para escrever um texto, a técnica de um jogador serve para esse jogador realizar ações no jogo que possam conduzir a equipa a um objetivo. Por exemplo, vamos supor que a transição da equipa é muito simples e se realiza por uma bola longa para um jogador bem colocado na frente. Nesta situação, as ações realizadas pelos jogadores passam, por passe e recepção, e provavelmente por simulação e cabeceamento. Então, sabemos que precisamos utilizar a técnica como um meio para desenvolver uma ação tática

 O que é a tática de jogo?
 A tática de jogo é o objetivo para o qual a técnica é usada pelos jogadores. No exemplo anterior, a nossa ação tática e a bola longa. Já no nosso modelo de jogo baseado no sistema tático 4-3-3, encontrámos imensas ações táticas, como a amplitude na saída de jogo, e a mobilidade do avançado nas situações de finalização. Pretendo com isto dizer que, a tática orienta a os objetivos da técnica utilizada pelos jogadores, levando-os a ter um objetivo para cada passe, simulação, remate, drible, desarme, ou outra qualquer ação técnica.

E o que são ações técnico-táticas?
As ações técnico-táticas são as ações realizadas pelos jogadores, cuja ação é realizada pelo jogador (técnica) com um objetivo em mente (tática). Por exemplo, uma combinação tática é composta por várias ações técnico-táticas, sendo as ações técnico-táticas a simulação, o passe, a recepção e a desmarcação por exemplo. As ações técnico-táticas são precisamente as ações que os jogadores utilizam num desporto, com base a resolverem as várias situações frequentes desse desporto.
Na prática, a tática e a técnica são indissociáveis, pois as habilidades técnicas do atleta estão relacionadas com a leitura e a decisão desse atleta.
Podemos então concluir que, durante uma partida de futebol, o importante é saber gerir as regras de funcionamento e os princípios, ao invés de usar um esquema tático rígido e determinado anteriormente, além de regras táticas gerais que não se adaptam ou que não se adaptam tão bem às situações que surgem durante essa partida.

QUESTÕES:

1- Explique com suas palavras, o que é técnica em um esporte coletivo?
2- Explique com suas palavras, o que é tática em um esporte coletivo?
3- Qual a importância durante uma partida de se alinhar a técnica com a tática?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 a 07/08/2020

VÍDEO PARA AUXILIAR NO ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=NoLl5ONFyPA


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via CLASROOM.

2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp 014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua dúvida.

3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.

Att

Everton Junior da Silva
Educação Física


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.



ESPORTES PARALÍMPICOS:
Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados. A semelhança com as Olimpíadas não termina por aí: os Jogos ocorrem no mesmo local que as Olimpíadas tradicionais, porém são iniciados logo após o seu encerramento. As únicas exceções ocorridas se deram nas edições de 1968, 1972, 1980 e 1984, por motivos distintos.


Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea. Esse é considerado um marco do desporto adaptado. Após esse período, outros jogos foram organizados no mesmo local, porém, começava a reunir atletas de outros lugares para também participarem.

Foi apenas em 1960 que ocorreu a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos, na cidade italiana de Roma. Esse evento chegou a reunir 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições. Desde então, o esporte adaptado vem ganhando a profissionalização: ele deixou de ser um esporte amador e de reabilitação para atingir o alto nível. Além disso, o número de atletas que esses jogos vêm agregando aumentou significativamente: os Jogos de Atenas, em 2004, contemplaram 143 países e mais de 4000 atletas participantes.

Ao iniciar a sua condição de atleta profissional, o interessado deve passar por uma avaliação condicional que o classificará em alguma das categorias estipuladas pelo Movimento Paraolímpico Internacional. São elas: amputados, paralisados cerebrais, deficientes visuais, lesionados na medula espinhal, deficientes mentais e les outres, categoria constituída por indivíduos com falta de mobilidade que não se encaixam nas categorias anteriormente citadas.


Os esportes que fazem parte do quadro de disputa paraolímpico são:

- Atletismo: composto por provas de corridas, saltos, lançamentos e arremessos, cujos atletas participantes possuem deficiências físicas ou visuais;

- Basquetebol em cadeira de rodas: esporte disputado nas categorias feminino e masculino. É disputado desde a primeira Paraolimpíada;

- Bocha: É disputado por pessoas com paralisia cerebral severa, dependentes de cadeira de rodas. As competições ocorrem segmentadas entre os sexos, e nas categorias individual e dupla;

- Ciclismo: Disputado por pessoas de ambos os sexos com paralisia cerebral, deficiência visual, amputados e lesionados medulares;


- Esgrima: Esporte restrito apenas às pessoas com dificuldade de locomoção;

- Futebol de 5: Disputado por homens deficientes visuais;

- Futebol de 7: Restrito a homens paralisados cerebrais;

- Goalball: Esporte desenvolvido   especialmente para pessoas com deficiência visual;

- Halterofilismo: Mulheres e homens amputados, les outres com baixo grau, paralisados cerebrais e lesionados de medula espinhal competem nessa modalidade;

- Hipismo: É praticado por pessoas de ambos os sexos e abarca diversos tipos de deficiência;

- Judô: Com disputas masculinas e femininas, esse esporte também é restrito aos deficientes visuais;

- Natação: Os nadadores que podem participar das provas são aqueles com limitações motoras e físicas, com deficiência visual e deficiência mental;

- Remo: Contempla diferentes tipos de deficiência;

- Rugby de cadeira de rodas: Nessa modalidade, homens e mulheres podem pertencer a uma mesma equipe. Jogam pessoas tetraplégicas;

- Tênis de Mesa: As disputas são feitas de modo individual e por equipe. Participam atletas cadeirantes, andantes e portadores de deficiência mental;

Além dessas modalidades, também pertencem à competição o tênis em cadeira de rodas, o tiro com arco, o tiro esportivo, vela e o voleibol sentado.
Já está mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde.

São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos. “O esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”, explica Ademir Cruz de Almeidapresidente da ABDF (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos)

QUESTÕES:

1- Quais são os benefícios físicos e psicológicos que pessoas com algum tipo de deficiência adquirem ao praticar esportes paraolímpicos?

2- Quais são os esportes que fazem parte dos jogos paraolímpicos?

3- Você acredita que o esporte Paraolímpico contribui para a inclusão das pessoas com
deficiência? De que maneira isso acontece?

4- Será que as pessoas com deficiência só podem participar de atividades que contenham esportes paralímpicos? Como ela pode participar de outras atividades?

5- Qual é a importância dos esportes Paralímpicos?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 20/07/2020 a 24/07/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA
20/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES
Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1-    Quando o Judô se tornou um esporte?
2-    Quando o Boxe se tornou um esporte?
3-    Quando o Taekwondo se tornou um esporte?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 13/07/2020 a 17/07/2020


5ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

13/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1-    Quais são os equipamentos de proteção utilizados no Taekwondo::
2-    Quais são os golpes utilizados no Taekwondo?
3-    Quais são as faixas do Taekwondo?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 06/07/2020 a 10/07/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1-    Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico do Taekwondo::
2-    Quando o Taekwondo se tornou um esporte olímpico?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 29/06/2020 a 03/07/2020
PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou  classroom


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1-    Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico do caratê:
2-    Quais os tipos de caratê?
3-    Quais os níveis e faixas do caratê?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 22/06/2020 a 26/06/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1- Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico da luta Jiu-Jitsu:

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 15/06/2020 a 19/06/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES

Atividade:
Os alunos deverão realizar uma pesquisa e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- Escreva em 7 linhas um pouco da história do boxe:
2- Cite os maiores boxeadores brasileiros
3- Cite os principais movimentos do boxe

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/06 A 12/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES

Atividade:TERMINAR AS ATIVIDADES PENDENTES E ENVIAR

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/05 A 29/05
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o Forró e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- Qual a origem do forró?
2- Quais regiões do Brasil o forró é predominante?
3- Quais os principais passos do forró?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 04/05/2020 a 08/05/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
O aluno devera pesquisar e realizar um trabalho sobre uma ou mais praticas corporais de aventura ( ex: alpinismo, escalada, rapel, etc ) falando o que é o esporte escolhido e como ele é praticado, assim como listar seus equipamentos de segurança para a pratica do esporte.
Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES
O aluno devera pesquisar e realizar um trabalho sobre qual a dança que se destaca em cada região do país (norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul) e o possível preconceito existente sobre elas

Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

O aluno devera pesquisar e realizar um trabalho sobre danças de salão: características culturais e históricos dos diferentes tipos de dança ( salsa, forró, bolero etc)


ATIVIDADE

Completar o caderno do aluno referente ao primeiro bimestre na disciplina de educação física.

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