E.E. “Prof. Antônio Reginato
” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA PARA A SEMANA DO DIA: 14/12
à 18/12 (para ser entregue
até18/12)
Recuperação 4º Bimestre-Conteúdos
e Hablidades
HABILIDADES Essenciais: - Resolver e elaborar
situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras; - Resolver e elaborar
situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de
percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais,
preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação
financeira; - Reconhecer a congruência
dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras
poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas; -Resolver problemas por meio
do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos
inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria
dinâmica.
Formas
de Entrega: -Tirar fotos da atividade e
enviar pelo whatsapp ou por email:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém
está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas.
Situação de Aprendizagem 1( atividade do
caderno do aluno volume 3)
Atividade
5 -Relações Métricas ( página
66 ) Objetivo:
Estabelecer
e identificar as relações métricas no triângulo retângulo. Orientações: As atividades contemplam demonstrações das relações métricas, por isso será preciso que os estudantes reconheçam semelhança de triângulos, retomando os casos de semelhança. Explore as projeções dos catetos sobre a hipotenusa questionando os estudantes sobre diferentes posições que o triângulo possa estar desenhado ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA ( página 73 ). Objetivos: Resolver problemas que envolvam cálculo de porcentagem. Calcular percentuais sucessivos. Orientações: Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos, financiamentos, cheque especial, aplicações financeiras, entre outros. 1.2 Carolina foi ao banco verificar as possíveis condições de aplicação para realizar um investimento. O gerente de sua agência apresentou um plano que renderia uma taxa de 7,5% ao ano. Carolina pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará o valor só daqui a 3 anos. Após esse período, qual será o valor do resgate? SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS ( no caderno Aprender Sempre- página 08 e 09) OBJETIVOS • Identificar congruência de ângulos; • Reconhecer semelhança de figuras planas; 02) Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. Dos pares de figuras, a seguir, identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta. Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1(página 113 - volume 4) ATIVIDADE 2 – CIRCUNFERÊNCIA: ARCOS E ÂNGULOS Objetivos: Reconhecer e estabelecer relações entre arcos e ângulos em uma circunferência. Conversa inicial: Ampliando o estudo sobre circunferência, trataremos da correspondência entre os arcos e o ângulo central, utilizando régua e compasso. Raio é um segmento de reta com uma extremidade no centro e outra na circunferência. Corda é um segmento de reta cujas extremidades são dois pontos quaisquer da circunferência. Diâmetro é qualquer corda que passa pelo centro da circunferência. ATIVIDADE 3 – CONSTRUÇÃO DE ARCOS DE CIRCUNFERÊNCIA E ÂNGULO CENTRAL (página 114 - volume 4) Objetivo: Construir arcos e ângulos centrais de circunferência e calcular o comprimento de arcos de circunferência. Orientações: Alunos, para melhor compreensão vocês devem fazer as construções propostas nas atividades, a relação entre o ângulo central e o arco de circunferência. |
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª
NILSA PARA
A SEMANA DO DIA: 07/12 à 11/12 (para ser entregue até14/12) Recuperação
4º Bimestre-Conteúdos e Hablidades HABILIDADES
Essenciais: -
Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras; -
Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia
de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas
percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto
da educação financeira; -
Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados
correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução
em malhas quadriculadas; -Resolver
problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais
e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares
de geometria dinâmica. Formas de Entrega: -Tirar
fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por email:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém
está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas. Situação
de Aprendizagem 1( atividade do caderno do aluno volume 3) Atividade 5 -Relações Métricas (
página
66 ) Objetivo: Estabelecer
e identificar as relações métricas no triângulo retângulo. Orientações: As atividades contemplam
demonstrações das relações métricas, por isso será preciso que os estudantes
reconheçam semelhança de triângulos, retomando os casos de semelhança.
Explore as projeções dos catetos sobre a hipotenusa questionando os
estudantes sobre diferentes posições que o triângulo possa estar desenhado. ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A
NOSSA VOLTA ( página 73 ). Objetivos:
Resolver problemas que envolvam cálculo de porcentagem. Calcular percentuais
sucessivos. Orientações: Neste
mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista
e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso
cotidiano, é comum ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos, financiamentos,
cheque especial, aplicações financeiras, entre outros. 1.2
Carolina foi ao banco verificar as possíveis condições de aplicação para
realizar um investimento. O gerente de sua agência apresentou um plano que
renderia uma taxa
de 7,5% ao ano. Carolina pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará
o valor
só daqui a 3 anos. Após esse período, qual será o valor do resgate? SEMELHANÇAS
DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS ( no caderno Aprender
Sempre- página 08 e 09) OBJETIVOS •
Identificar congruência de ângulos; •
Reconhecer semelhança de figuras planas; 02)
Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. Dos pares de figuras,
a seguir, identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta. Relações
entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo. SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1(página 113 - volume 4) ATIVIDADE 2 –
CIRCUNFERÊNCIA: ARCOS E ÂNGULOS Objetivos:
Reconhecer e estabelecer relações entre arcos e ângulos em uma circunferência. Conversa inicial:
Ampliando o estudo sobre circunferência, trataremos da correspondência
entre os arcos e o ângulo central, utilizando régua e compasso. Raio é um segmento de
reta com uma extremidade no centro e outra na circunferência. Corda é
um segmento de reta cujas extremidades são dois pontos quaisquer da circunferência. Diâmetro é
qualquer corda que passa pelo centro da circunferência. ATIVIDADE 3 – CONSTRUÇÃO DE ARCOS DE
CIRCUNFERÊNCIA E ÂNGULO CENTRAL (página 114 - volume 4) Objetivo:
Construir arcos e ângulos centrais de circunferência e calcular o comprimento
de arcos de circunferência. Orientações:
Alunos, para melhor compreensão vocês devem fazer as construções propostas
nas atividades, a relação entre o ângulo central e o arco de circunferência. |
E.E. “Prof. Antônio Reginato
” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES
de Matemática PARA A SEMANA DO DIA:
30/11
à 04/12 (entregar
07/12)- 4ºBimestre HABILIDADES (EF09MA11) Resolver
problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos
centrais e ângulos inscritos na circunferência. Atenção Onde fazer: No caderno do aluno a
Situação de Aprendizagem 1 – página110 e 111; Atividades Complementares no caderno
Aprender Sempre página 36 e 37) . Devem
ser enviadas por fotos ou digitadas. Métodos de entrega:
via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas Sugestões de vídeos aulas do centro de
mídias SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (página 113 e 114) Relações
entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo.( Continuação) ATIVIDADE 3 –
CONSTRUÇÃO DE ARCOS DE CIRCUNFERÊNCIA E ÂNGULO CENTRAL Objetivo: Construir
arcos e ângulos centrais de circunferência e calcular o comprimento de arcos
de circunferência. Orientações:
Alunos, para melhor compreensão vocês devem fazer as construções
propostas nas atividades, a relação entre o ângulo central e o arco de circunferência. 3.1
Utilizando um transferidor e compasso, trace uma circunferência de 3 cm de
raio. Divida a circunferência de forma que cada ângulo central tenha medida
igual a 60°. Utilize uma cor diferente para contornar cada arco de
circunferência. a)Quantos
arcos de circunferência foram obtidos? b)
Utilizando uma régua, una os pontos consecutivos determinados sobre a
circunferência e verifique qual é a figura formada. Quantos lados ela possui? 3.2
Trace uma circunferência. Divida essa circunferência de forma que cada ângulo
central tenha medida igual a 40°. Em seguida, com uma régua una os pontos
consecutivos determinados sobre a circunferência. Qual figura foi formada?
Quantos lados ela possui? Descreva como você pensou para fazer a divisão da
circunferência. 3.3
É possível encontrar o comprimento de um arco de circunferência estabelecendo
uma proporção: Atividades de Recuperação e
Aprofundamento(Aprender Sempre página 36 e 37) 1)
MASSA a)
Escolha a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir |
FERRAMENTA UTILIZADA (Grupos
de whats, facebook, Centro de mídias, BLOG, e-mail, classroom, Aprender sempre...) https://eeantonioreginato.blogspot.com/ PRAZO
DE ENTREGA Semana/prazo: 23/11 à 27/11 (entregar 30/11) Onde
fazer: A situação de aprendizagem no caderno do aluno- página à e Atividades
Complementares responder no caderno Aprender Sempre. Ser
enviadas por fotos ou digitadas. Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina,
e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas
escolares). Sugestões
de vídeos aulas https://youtu.be/O6FVsVYvc-4?t=125 https://youtu.be/ZbLVLWDjAeM?t=97 |
E.E. “Prof. Antônio
Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES
de Matemática: Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo. PARA SEMANA DO DIA : 23/11 à
27/11(para ser entregue
até 30/11 ) HABILIDADES: Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria
dinâmica. Sugestões de vídeos aulas https://youtu.be/O6FVsVYvc-4?t=125 https://youtu.be/ZbLVLWDjAeM?t=97 SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 ATIVIDADE 2 – CIRCUNFERÊNCIA: ARCOS E ÂNGULOS(página 112 e 113) Objetivos: Reconhecer e estabelecer relações entre arcos e ângulos em uma circunferência. Conversa inicial: Ampliando o estudo sobre circunferência, trataremos
da correspondência entre os arcos e o ângulo central, utilizando régua e
compasso. 2.1 Utilizando o compasso, trace uma circunferência de raio qualquer.
Marque dois pontos sobre essa circunferência. Esses pontos a dividem em duas
partes, denominadas arcos de circunferência. Indique, no seu desenho, esses
arcos de circunferência, pintando-os de cores diferentes. Atividades
Complementares-Caderno Aprender Sempre UNIDADES
DE MEDIDA DE COMPRIMENTO (página
32) OBJETIVOS: •
Compreender e determinar procedimentos de medição de comprimento,
fundamentando-se nos princípios da atividade de medir qualquer grandeza. •
Compreender e determinar conversões de unidade de unidades de medida mais
usadas no cotidiano, relacionadas com comprimento. • Resolver problemas do cotidiano que envolvam conversão e utilização de unidades de medida de comprimento. |
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” . Nome: ___________________________nº____ série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES de Matemática PARA A SEMANA DO DIA: 09/11 à 13/11 (entregar 16/11)- 4ºBimestre HABILIDADES Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, Atenção Onde fazer: No caderno do aluno a Situação de Aprendizagem 1 - página 111 e Atividades Complementares no caderno Aprender Sempre página 29 . Devem ser enviadas por fotos ou digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias
ATIVIDADE 1- CIRCUNFERÊNCIA E SEUS ELEMENTOS(caderno do aluno- parte 1- página 111) Objetivo: Identificar os elementos da circunferência e suas relações métricas.
Orientações: nessa situação de aprendizagem vocês irão realizar atividades que envolvem circunferências , círculos e seus elementos, como raio, diâmetro, segmento etc. As atividades têm como proposta a investigação, identificando técnicas na resolução de situações problema. Para essas atividades é necessário de régua, transferidor e compasso.
1.1 Mariana pesquisou os elementos da circunferência e enviou para Carlos: Raio é um segmento de reta com uma extremidade no centro e outra na circunferência. Corda é um segmento de reta cujas extremidades são dois pontos quaisquer da circunferência. Diâmetro é qualquer corda que passa pelo centro da circunferência. Porém, Mariana não fez os desenhos. Utilizando um compasso, trace duas circunferências não concêntricas, uma de raio 3 cm e outra de raio 2 cm, identificando-as por “A” e “B”, respectivamente. a) Com uma régua, trace na circunferência “A” os segmentos de reta citados por Mariana, identificando cada um deles.
b) Utilizando uma régua, meça na circunferência “A” o diâmetro e o raio. Qual é a relação entre as medidas desses segmentos? Justifique sua resposta.
c) Trace na circunferência “B” duas cordas vermelhas que se cruzam em um ponto P. Em seguida, trace outras duas na cor verde, se cruzando em um ponto R.
d) Meça os segmentos de reta formados nas cordas da circunferência “B”. É possível estabelecer uma relação entre essas medidas? Se sim, descubra essa relação.
1.2 Calcule a medida x:
Atividades de Recuperação e Aprofundamento(Aprender Sempre)
FUNDAMENTOS DA ATIVIDADE DE MEDIR (página 29)
OBJETIVOS • Reconhecer e compreender em que consiste a atividade de medir. • Reconhecer e compreender distintas grandezas e suas respectivas unidades de medidas.
UNIDADES DE MEDIDA E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO(páginas 30 e 31)
OBJETIVOS
• Identificar as unidades de medida do Sistema Internacional de Unidades. • Reconhecer unidades de medida e instrumentos adequados para medição de grandezas (comprimento, área, volume, capacidade, massa, tempo e temperatura).
|
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª
NILSA ATIVIDADES de Matemática REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA
RETA NUMÉRICA PARA
A SEMANA DO DIA: 03/11 à 06/11(para ser entregue até 09/11) HABILIDADES:Reconhecer
que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e
decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma
para outra, e relaciná-los a pontos na reta numérica. Atenção Onde
fazer: as atividades devem ser feitas no caderno Aprender
Sempre página
22 à 26. Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão
de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12
horas. Sugestões de vídeo aulas
Centro de Mídias SP REPRESENTAÇÃO
DE NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA OBJETIVOS •
Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e
decimal, a pontos na reta numérica. •
Localizar números racionais em uma reta numérica. 7)Resolva
os itens 1 e 2. 1
- (Prova Brasil 2011). A figura, a seguir, mostra os pontos P e Q que correspondem
a números racionais e foram posicionados na reta numerada do conjunto dos
racionais. |
E.E. “Prof. Antônio Reginato
” . Nome: ___________________________nº____
série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES
de Matemática PARA
A SEMANA DO DIA:26/10 à 30/10 (entregar 03/11) HABILIDADES Reconhecer
a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados
correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução
em malhas quadriculadas . Atenção Onde fazer: As atividades no caderno Aprender Sempre- página 08 e
09. Devem ser enviadas por fotos ou digitadas. Métodos de entrega:
via whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo,
série e data . Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12
horas Sugestões de vídeos aulas
do centro de mídias SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E
ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS OBJETIVOS
•
Identificar congruência de ângulos; •
Reconhecer semelhança de figuras planas; •
Associar lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes. 02)
Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. Dos pares de figuras,
a seguir, identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta. 3)Sabendo
que dois polígonos que possuem lados correspondentes proporcionais e ângulos correspondentes
congruentes são semelhantes, construa dois exemplos de polígonos semelhantes.
Você poderá utilizar régua, compasso e/ou transferidor para essa construção. SEMELHANÇA
DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS OBJETIVO: •
Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma
malha Quadriculada. a.
9,5 cm. b. 9
cm. c. 7,5 cm. d. 6,5 cm. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 2310
Semana/prazo: 13/10 à
16/10 9 (entregar 19/10) Onde fazer: As atividades complementares no caderno e a situação de aprendizagem 3 no caderno do aluno- página 70. Ser enviadas por fotos ou digitadas. Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .
Plantão de dúvidas ( 9
Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12
horas WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares). Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias https://www.youtube.com/watch?v=TSWAZwyOxRg&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=U40BjYE-TpA&feature=youtu.be
E.E. “Prof. Antônio Reginato
” . Nome: ___________________________nº____
série:____ PROFª NILSA ATIVIDADES
de Matemática PARA
A SEMANA DO DIA:13/10 à 16/10 9 (entregar
19/10) HABILIDADES Determinar
o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos
quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso
de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas
de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano. Atenção Onde fazer: As
atividades complementares no caderno e a situação de aprendizagem 3 no
caderno do aluno- página 70. Ser enviadas por fotos ou digitadas. Métodos de entrega: via
whatsapp, Google Classroom ou e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com. Atente-se em enviar a atividade com
seu nome completo, série e data . Plantão
de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª
e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas Sugestões de vídeos aulas do centro de
mídias https://www.youtube.com/watch?v=TSWAZwyOxRg&feature=youtu.be https://www.youtube.com/watch?v=U40BjYE-TpA&feature=youtu.be Atividades Complementares Objetivo: Reconhecer
semelhança de figuras planas; Associar
lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes. Orientações: Para
que as figuras planas sejam semelhantes, elas devem possuir: -Os ângulos correspondentes
congruentes; -Os lados correspondentes iguais ou
proporcionais; Nesse
caso os ângulos correspondentes são congruentes e os lados da figura menor é
metade de seus correspondentes na figura maior. A
semelhança indica-se assim:
Responda
aos itens de 1 a 3 1)Observe
os triângulos a seguir: a) a
proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes. b)a
não proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes. c)se
a medida do lado MN for o triplo de HI. d)se
o ângulo HĜI for de 88°. 2 – Para as afirmações a seguir coloque
‘V’ para verdadeiro e ‘F’ para falso. I –
Duas fotografias de um mesmo barco, sendo uma a ampliação da outra, são figuras
semelhantes. II –
Dois mapas de uma mesma cidade, em escalas diferentes, são figuras
semelhantes. III
– As plantas de duas casas diferentes, na mesma escala, são figuras
semelhantes. IV–
Dois triângulos equiláteros são sempre semelhantes. Está
correta a sequência da alternativa: a. V-V-V-V. c.
V-V-F-V. b. V-F-V-F. d.
F-V-V-V.
3 –
Observe as figuras a seguir: Considerando
que os trapézios MNPQ e DEFG são semelhantes, pode-se afirmar que: a. o
ângulo “G” mede 75°. b.
os lados NP e EF são proporcionais. c. o
ângulo P mede 60°. d. a
soma dos ângulos internos de um quadrilátero mede 460°. SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS
QUADRICULADAS OBJETIVOS: • Reconhecer
figuras planas em uma malha quadriculada; •
Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma
malha quadriculada.
1) Observe o quadrilátero na malha
quadriculada a seguir: Utilizando
a malha quadriculada, desenhe um quadrilátero ampliado semelhante ao
quadrilátero MNPQ.
2)Observe
as figuras a seguir e responda o que se pede. Quais
figuras são semelhantes entre si? Justifique sua resposta.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3 ATIVIDADE 1 – PONTO MÉDIO (página 70) Objetivo: Identificar e determinar as coordenadas do
ponto médio de um segmento de reta no plano cartesiano.
1.1 Na
malha quadriculada, estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as
coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de
cada segmento. Analisando as coordenadas das extremidades de cada segmento e
as coordenadas dos seus respectivos pontos médios, qual é a relação entre
elas?
1.2 Qual polígono possui maior área e qual possui maior perímetro? Justifique como você encontrou essas áreas. Considere um quadradinho como unidade de medida.
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:
28/09 á 02/10 (para ser entregue até 05/10)
Onde
fazer: as atividades devem ser feitas no caderno e ser
enviada por fotos ou digitadas.
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .
Plantão
de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª
e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas
WhatsApp
– Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com
o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).
|
AVALIAÇÃO A devolutiva para os alunos, será através
do e-mail, whats, com a correção individual, etc....
|
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª
NILSA
ATIVIDADES de Matemática PARA
A SEMANA DO DIA: 21/09 á 02/10 (para ser entregue até 05/10)
HABILIDADES:
Reconhecer semelhança de figuras
planas Resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações polinomiais do 2º grau. Atenção Onde
fazer: as atividades devem ser feitas no caderno e ser enviada por fotos ou digitadas. Métodos
de entrega: via whatsapp, Google
Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas ( 9
Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas.
Sugestões-
assista as vídeos aulas do CMSP:
Atividades Complementares SEMELHANÇAS
DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS OBJETIVOS: • Identificar congruência
de ângulos; • Reconhecer semelhança de
figuras planas; • Associar lados e ângulos
correspondentes entre duas figuras semelhantes.
01) Duas figuras são
semelhantes se forem geometricamente iguais ou se uma delas é uma ampliação
ou redução da outra. Dos pares de figuras a seguir identifique os que são
semelhantes. Justifique sua resposta. EQUAÇÕES DO 2º GRAU Incompletas Objetivo:
Expressar situações envolvendo equações do 2º grau na forma algébrica, resolver
equações do 2º grau. Observe os exemplos das equações incompletas : 1-Quando os coeficientes b
e c são iguais a zero
2 - Quando o coeficiente b
é igual a zero 3- Quando o coeficiente c
é igual a zero Quando
apenas o coeficiente c de uma equação do 2º grau é igual a zero, as suas duas
raízes são reais e distintas. Uma delas é sempre igual a zero, e a outra, pode ser qualquer número real diferente de
zero. Atividades 1)Resolva as equações do
2º grau incompletas a seguir:
EQUAÇÕES DO 2º GRAU Completas Passo a Passo: Para calcular as raízes é necessário conhecer o valor do delta. Para isso, substituímos as letras na fórmula pelos valores dos coeficientes. Podemos, a partir do
valor do delta, saber previamente o número de raízes que terá a equação do 2º
grau. Ou seja, se o valor de Δ for maior que zero (Δ > 0), a equação terá
duas raízes reais e distintas. Se ao contrário, delta
for menor que zero (Δ < 0), a equação não apresentará raízes reais e se
for igual a zero (Δ = 0), a equação apresentará somente uma raiz.
Exemplo:
Solução: Para resolver, primeiro
devemos identificar os coeficientes, assim temos: a = 2 b = - 3 c = - 5
Podemos encontrar o valor
do delta. Devemos tomar cuidado com as regras de sinais e lembrar que
primeiro devemos resolver a potenciação e a multiplicação e depois a soma e a
subtração.
Achar as raízes das equações: |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” . Nome:
___________________________nº____ série:____ PROFª
NILSA
ATIVIDADES de Matemática PARA
A SEMANA DO DIA: 21/09 á 25/09 (para ser entregue até 28/09)
HABILIDADES:
Resolver
e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras. Resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações polinomiais do 2º grau. Atenção Onde
fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno
volume 3(parte 1) ou no caderno e ser enviada
por fotos ou digitadas. Métodos
de entrega: via whatsapp, Google
Classroom ou e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo, série e data . Plantão de dúvidas ( 9
Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas.
Sugestões-
assista as vídeos aulas do CMSP:
Atividades Complementares: Continuação FIGURAS
PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULOS
OBJETIVOS:
-Associar
figuras que possuem o mesmo número de lados e/ou mesmo número de ângulos; -Identificar
características dos quadriláteros. 1-Responda: a)O que é quadrilátero?
b) Os quadriláteros são
figuras planas ou espaciais?
2-
Responda aos itens de 2. 1 e 2. 2. 2.1) Analise as seguintes
afirmações: I. Um paralelogramo é um
quadrilátero que possui lados opostos paralelos. II. Quadrilátero é uma
figura geométrica plana que possui todos seus lados e ângulos congruentes. III. Todo losango é um
quadrado. IV. Todo retângulo é um
paralelogramo. A alternativa que
apresenta afirmações verdadeiras é a: a. I e II. b. II e III. c. I e III. d. I e IV. 2.2) As figuras a seguir
representam quadriláteros. Sobre esses quadriláteros,
é correto afirmar que: a) Todos os cinco
quadriláteros têm as medidas dos seus lados iguais. b) Os ângulos dos cinco
quadriláteros possuem as mesmas medidas. c) Uma das características
comum aos cinco quadriláteros é o mesmo número de ângulos. d) O quadrilátero I
representa um quadrado e o quadrilátero V um retângulo.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
: Continuação
ATIVIDADE
2 – RELAÇÕES MÉTRICAS – APLICAÇÕES(caderno). Objetivo:
Resolver
problemas aplicando o Teorema de Pitágoras.
2.1 Para reforçar a
estrutura de seu esquadro, Mariana decidiu colocar uma barrinha de metal
conforme mostra a figura. Qual deve ser o comprimento da barrinha de metal?
ATIVIDADE 3 EQUAÇÕES DO 2º GRAU(Fazer no caderno). Objetivo:
Expressar situações envolvendo equações do 2º grau na forma algébrica, resolver
equações do 2º grau. Orientações: Ao tratar da equação do 2º
grau, observem as diferentes maneiras
de resolução. Uma equação do 2° grau é toda e qualquer
equação com uma incógnita que é expressa da seguinte forma: ax2 + bx + c = 0, a ≠ 0 Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor
desconhecido. Já as letras a,
b e c são chamadas de coeficientes da equação. ... Resolver uma equação de segundo
Grau, significa buscar valores reais de x, que tornam a equação verdadeira.
Esses valores são denominados raízes da equação. As
resoluções de forma que compreendam o significado, não limitando a aplicação
da fórmula porque reconhecem uma equação do 2º grau.
3.1)Identifique o grau das
equações, a seguir, conforme o exemplo: x2 − 3x + 2 = 0 equação do 2º grau na incógnita x,
possui expoente 2. Responda: a) y2 + 5y + 4 = 0 b) m2 + 9m + 4 = 0 c)x2 + 0,7x + 8 = 0
3.2 Mariana identificou
que as equações do 2º grau podem ser incompletas ou completas, sendo a, b e c
números reais, com a ≠ 0. Complete identificando as equações do 2º grau em
completa ou incompleta e os seus coeficientes: Equação: I)Identifique os tipos de
equações: 1)x2-5x=0 2)x2 +2x+1=0 3)x2=64 4)x2+6x+8=0 5)x2-10x-0 II) Coeficientes: a b
c
|
PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:
14/09 á
18/09 (para
ser entregue até 21/09)
Atenção: As atividades estão
divididas em 2 partes :
Parte1 -Atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Atividades
Complementares e SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
( página 68 à 69).
Parte 2 é a prova AAP, para quem não
enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me
envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou
classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega
da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do
aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance. Ou...Poderá
fazer a Avaliação de forma Digital .
Onde fazer: No caderno do aluno volume 3 (parte 1) .
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo,
série e data .
Plantão de dúvidas (
9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas
-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e
ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.
Atenção:
As atividades
estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar segue o código da turma:
9ºA iapef3b
9ºC vtfouhc
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” .
Nome:
___________________________nº____ série:____
PROFª
NILSA
ATIVIDADES de
Matemática
PARA A SEMANA DO DIA
: 14/09 á 18/09 (para ser entregue até 21/09)
HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema
de aplicação do teorema de Pitágoras.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :
Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1) - Atividades
Complementares e SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
2.
Parte 2 é a prova
AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome,
série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação
da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou
a sua corra você tem mais essa
chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
Vídeos aulas do Centro de Mídias SP
Parte1
Atividades Complementares
FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULOS
OBJETIVOS
-
Classificar figuras planas quanto ao número de lados;
-
Associar figuras que possuem o mesmo
número de lados e/ou mesmo número de ângulos;
-Identificar características dos
quadriláteros.
2) Responda às questões a seguir. Se tiver dúvidas
pesquise na internet ou em livros sobre as figuras geométricas planas.
a) O que são figuras geométricas
planas?
b) O que são polígonos?
c) O que são figuras geométricas
planas?
d) O que são polígonos?
e) Na ordem crescente, escreva os nomes dos polígonos que possuem de 3 a
10 lados.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
ATIVIDADE 1- Aplicação do Teorema de
Pitágoras( página 68 à 69).
Objetivo: Resolver problemas aplicando as relações métricas no triângulo
retângulo e o
Teorema de Pitágoras.
Orientações:
As relações métricas do triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras para
resolução de problemas. Façam a leitura , anotando os dados, em alguns casos,
podem fazer o esboço da figura para melhor compreensão.
1.1 Uma situação muito usual do Teorema de Pitágoras
é feita pelos pedreiros. Um
pedreiro, para construir um ângulo reto com duas
paredes, marca 30 cm e 40 cm em
duas linhas laterais (onde farão a paredes) que se
interceptam. Depois, unem esses dois
pontos para encontrarem uma medida equivalente a 50
cm, assim, os pedreiros
conseguem um ângulo reto. Na linguagem desses
profissionais, tal procedimento é
chamado de “deixar no esquadro”. Nessa situação,
como é possível afirmar que o ângulo
que será formado entre as duas paredes é um ângulo
reto?
1.2 A figura é composta por cinco quadrados
idênticos e a hipotenusa do triângulo
retângulo ABC tem comprimento 3√5 cm. Escreva os passos necessários para calcular
a
soma das áreas dos cinco quadrados. Depois, troque
sua proposta com a de um colega
e verifique se, com as orientações dele, é possível
obter a soma das áreas dos cinco
quadrados. Se não conseguir, corrija o que achar
necessário.
1.3 Uma equipe foi contratada para instalar uma
torre e, para isso, serão necessários
cabos de sustentação. A torre tem 90 m na vertical e os cabos serão presos
a 30 m, a 60 m e 90 m de altura (o solo é plano e
perpendicular à torre), e serão fixados
no solo, a 60 m da torre, de acordo com o desenho
abaixo. Determine quantos metros
de cabo serão necessários para essa sustentação.
1.5 A medida do raio de cada circunferência na
figura é igual a 4 cm. Determine a área
desse triângulo equilátero.
1.6 Determine a medida do segmento
representa uma tesoura simples de telhado. Sabendo
que :
1.7 O arquiteto Marcelo elaborou um esboço do
projeto arquitetônico da parte superior da fachada de um edifício, conforme
esquema a seguir.
a)Determine a altura da fachada do edifício.
b)Qual é a medida da largura da facha do edifício?
c)Qual é a área total da fachada do edifício?
|
PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:08/09
à 11/09 (entregar até 15/09)
Atenção: As atividades
estão divididas em 2 partes :
Parte1 -Atividades do caderno do
aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem 1
Páginas
65 à 67.
Parte
2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com
seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail
nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das
10h às 16h para a entrega da Avaliação
da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra você
tem mais essa chance. Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital .
Onde fazer: No caderno do aluno volume 3 (parte 1) .
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo,
série e data .
Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas
-WhatsApp
– Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a
disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google
classroom.
Atenção:
As atividades
estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar segue o código da turma:
9ºA iapef3b
9ºC vtfouhc
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” .
Nome:
___________________________nº____ série:____
PROFª
NILSA
ATIVIDADES de
Matemática
PARA A SEMANA DO
DIA : 08/09 á 11/09 (para ser entregue até 15/09)
HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema
de aplicação do teorema de Pitágoras.
Atenção: As atividades
estão divididas em 2 partes :
Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)-Continuação -
Situação de Aprendizagem 1 – PROJEÇÕES e RELAÇÕES MÉTRICAS
(
página 65).
Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou
ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via
WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom.
IMPORTANTE a escola estará
aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em
Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance.Ou...Poderá
fazer a Avaliação de forma Digital :
Parte1
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE
4– PROJEÇÕES
Objetivo: Projetar ponto e segmento de
reta no plano.
Orientações: Projeções as
figuras formadas no plano que resultam da projeção de todos os
pontos de outra
figura fora dela. Uma projeção
ortogonal , portanto, pode ser imaginada como sombra de uma figura geométrica
em um plano sob o sol do meio-dia.
4.1 A projeção
ortogonal de uma reta num plano é a união das projeções ortogonais dos pontos
da reta nesse mesmo plano.
Ao projetar um
ponto no plano, obtemos como projeção outro ponto pertencente a esse
mesmo plano.
Ao projetar um segmento, traçamos perpendiculares
nas suas extremidades, obtendo o
conjunto dos pontos desse segmento pertencentes ao
plano.
Ao projetar um segmento perpendicular ao plano,
qual será a sua projeção no plano? Faça
o desenho dessa projeção.
Atividade
5 -Relações Métricas
Objetivo:
Estabelecer e identificar as relações métricas no triângulo retângulo.
Orientações:
As atividades contemplam
demonstrações das relações métricas, por
isso será preciso que os estudantes reconheçam
semelhança de triângulos, retomando
os casos de semelhança. Explore as projeções dos
catetos sobre a hipotenusa
questionando os estudantes sobre diferentes posições
que o triângulo possa estar desenhado.
ATIVIDADE
6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÃO
Objetivo:
Em continuidade às demonstrações das relações métricas, os estudantes
devem partir dos triângulos dados, reconhecendo as projeções dos catetos e da
hipotenusa. Em seguida, devem aplicar
esses conhecimentos para resolver uma situação-problema.
Você aprendeu que, traçando a altura relativa à
hipotenusa de um triângulo retângulo, são obtidos dois novos triângulos
retângulos semelhantes entre si.
6.1 Verifique que o produto entre os catetos é
igual ao produto da hipotenusa pela altura.
6.2 Verifique que o quadrado da medida de um dos
catetos é igual ao produto da medida da
hipotenusa pela medida da projeção do cateto sobre
ela.
6.3 Verifique que o quadrado da medida do outro cateto
é igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida da projeção do cateto
sobre ela.
6.4 Rafael pretende construir a estrutura do
telhado de sua casa e, para isso, fez
o esboço do desenho do telhado. Quantos metros de vigas de madeira ele deverá
comprar para construir o telhado?
|
PRAZO DE ENTREGA
Semana/prazo:31/08
à 04/09 (entregar
até 08/09)
Atenção: As atividades estão
divididas em 2 partes :
Parte1 -Atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de
Aprendizagem 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO.
Parte 2 é a prova AAP, para quem não
enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me
envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou
classroom. IMPORTANTE a escola estará à partir 01/09 aberta das 10h às 16h para a entrega da
Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do
aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra você tem mais essa chance. Ou...Poderá
fazer a Avaliação de forma Digital .
Onde fazer: No caderno do aluno volume 3 (parte 1) páginas 64 e 65, para quem foi buscar.
Métodos
de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo,
série e data .
Plantão de dúvidas (
9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas
-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e
ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google
classroom.
Atenção:
As atividades
estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar segue o código da turma:
9ºA iapef3b
9ºC vtfouhc
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” .
Nome:
___________________________nº____ série:____
PROFª
NILSA
ATIVIDADES de
Matemática
PARA A SEMANA DO DIA
: 31/08 á 04/09 (para ser entregue até /0709)
HABILIDADES: Demonstrar relações métricas
do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando,
inclusive, a semelhança de triângulos.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :
Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 3( parte
1)- Situação de Aprendizagem 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO(paginas 64 e 65 ), para
quem buscou.
Parte 2 é a prova
AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome,
série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta à partir 01/09 das 10h às 16h para a entrega da Avaliação
da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou
a sua corra você tem mais essa
chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
Parte1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO
Objetivo:
Conhecer a história do Teorema de Pitágoras.
Orientações:
Trataremos do Teorema de Pitágoras,
apresentando curiosidades e ampliando sua aplicação para demonstrar as
relações métricas no triângulo retângulo. Outro ponto, serão as demonstrações
que os estudantes devem fazer, generalizando as relações para qualquer
triângulo retângulo, identificando seus elementos e as projeções dos catetos
sobre a hipotenusa.
1.2
É atribuído a Pitágoras, um matemático grego que
viveu no século V antes de Cristo, a primeira demonstração formal sobre a
relação que existe entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. Em
homenagem a ele, essa relação recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.
Faça uma pesquisa sobre como se enuncia o Teorema
de Pitágoras e como ele é representado algebricamente.
ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS
Você deve ter visto em sua pesquisa que o
triângulo retângulo possui um ângulo interno medindo 90°, além de
propriedades e características importantes, e seus lados recebem nomes
especiais:
2.2 Qual relação que você verificou entre as
medidas dos lados do triângulo retângulo e a área dos quadrados?
ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS
3.1 O triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo
retângulo. Por que podemos afirmar isso?
É possível encontrar uma infinidade de triângulos
retângulos semelhantes a esse, cujos lados são números inteiros. Para
encontrá-los, multiplicamos os seus lados por números naturais. Complete a
tabela a seguir:
3.2 Escolha três ternas pitagóricas da tabela e
verifique a respectiva relação de Pitágoras.
Sugestões
de vídeos:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
E.E.
“Prof. Antônio Reginato ” .
Nome:
___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA
ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 17/08 à 21/08(para
ser entregue até 24/08)
HABILIDADE: Compreender as funções como
relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações
numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar
situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :
Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 2( parte 1)-
Situação de Aprendizagem 3 – Funções
Parte 2 é a prova
AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome,
série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a
entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Se você não pegou a sua
corra você tem mais essa
chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
Parte1
ATIVIDADES -Situação de Aprendizagem 3 –Funções (3º bimestre)-páginas 72 à 74
ATIVIDADE
1:– Função : Noção e Lei de Formação
Objetivo:
Compreender o conceito de função.
Orientação-É importante que
identifiquem e analisem os gráficos das funções. Inicialmente, essa exploração
pode ser realizada observando os gráficos e as diferenças entre eles,
identificando algumas coordenadas e avançando para
a lei de formação associada ao gráfico. E
assim pratiquem os conceitos estudados, aplicando-os na
resolução de cada item.
1.1 Em uma reportagem sobre produção de celulares,
foi divulgado que uma certa fábrica produz um celular a cada 15 segundos. A
quantidade de celulares produzidos por dia está registrada na tabela a
seguir, conforme as horas trabalhadas:
Analisando os valores, escreva uma sentença
matemática que represente essa situação. Escreva o passo a passo da sua
resolução. Para iniciar esta atividade, pense na lei de formação.
a) Com esta lei de formação é possível calcular a
quantidade de celulares produzidos em
12 horas?
b) Com essa mesma lei de formação, é possível calcular
a quantidade de celulares produzidos para qualquer número de horas? Explique
como isso é (ou não é) possível.
1.2 Dada a lei de formação de uma função f (x) = x
– 2, encontre f (0); f (-1) e f (5).
1.3 O número de diagonais de um polígono depende
da quantidade de lados que ele possui. Pensando nisso, encontre a lei de
formação para calcular a quantidade de diagonais de qualquer polígono.
a) Encontre o número de diagonais de um polígono
de 8 lados.
b) Encontre o polígono que possui 35 diagonais.
ATIVIDADE
2 – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA FUNÇÃO(páginas 72
e 73)
Objetivo:
Analisar e classificar os gráficos que representam uma função.
2.1 Os gráficos a seguir de 1 a 8, são gráficos de
funções, pois relacionam duas grandezas: x e y ou f(x), onde y depende de x
e, para cada valor da grandeza x, encontramos um único
valor na grandeza y. Analise e descubra quais funções
estão relacionadas a cada gráfico. Comente as características de cada uma.
2.2 Analise a tabela de preços a seguir. Elabore e
resolva as questões que
possam ser respondidas com os dados fornecidos.
ATIVIDADE
3 – OLHANDO AS FUNÇÕES EM DIFERENTES PERSPECTIVAS
Objetivo: Reconhecer uma função a partir dos registros algébricos, gráficos e em
língua materna(página 73 e 74)
3.2 Dadas as funções, construa uma tabela,
atribuindo valores para a variável x. Em seguida construa o gráfico de cada função.
a) f(x) = 3x b)
f(x) = x + 3
3.4 Encontre o valor de x na função f definida por
f(x) = x – 3, sabendo que:
a) f(x) = 0 b) f(x) = -3 c) f(x) = 5 d) f(x) = x – 3
3.5 Sabendo que f(x) = - x – 2, coloque V ou F nas
afirmações abaixo:
a) f(0) = 2 (
) b) f(-1) = 1
( ) c ) f( 1) = -3 ( )
d) f(2) = 0 (
) e) f(3) = -5 ( ) f) f(-2) = 0 ( )
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
PRAZO
DE ENTREGA
Semana/prazo:10/08 à
14/08 (entregar até 17/08)
Onde fazer: Responder no caderno do aluno página 70 à 72 (reproduzido abaixo).
Situação de Aprendizagem 2 –Produtos Notáveis
Atividade 5 -Produtos
Notáveis: Produto da Soma pela Diferença de Dois Termos.
Atividade 6 –Equações Polinomiais do 2º grau por de fatorações
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se em enviar a
atividade com seu nome completo, série e data .
Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C
) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas
-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e
ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.
Atenção:
As atividades estão sendo
postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para
acessar a plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar segue o
código da turma:
9ºA iapef3b
9ºC vtfouhc
E.E. “Prof.
Antônio Reginato ” .
Nome: ___________________________nº____
série:____
PROFª NILSA
ATIVIDADES
de Matemática
PARA
A SEMANA DO DIA : 10/08 à 14/08(para ser entregue até 17/08)
Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do
caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de
Aprendizagem 2 –Produtos Notáveis:Atividade
5 -Produtos Notáveis: Produto da Soma
pela Diferença de Dois Termos (página 70 à 72).
Parte 2 é a prova AAP, para
quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data
(capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a
entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Se você não pegou a sua
corra você tem mais essa
chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital :
Parte1
ATIVIDADE 5:– PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS
Objetivo: Compreender e resolver produtos notáveis envolvendo o quadrado da soma
pela diferença de dois termos.
5.1 Você com certeza já se deparou com situações em que usou algumas
estratégias, e essas o ajudaram a solucionar o problema enfrentado. O
desafio proposto foi: “Quanto é 252 - 152
”? Como você
resolveria esse desafio? Registre
a resposta.
5.3 Agora, vamos subtrair as áreas abaixo utilizando o produto da soma
pela
diferença dos lados dos dois quadrados:
Atividade 6 –Equações Polinomiais do 2º grau por meio de fatorações:
6.1Preencha a tabela com forma fatorada da equação e as raízes:
6.2 Encontre as raízes das equações a seguir:
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Semana/prazo:03/08 à 07/08 (entregar até 11/08)
Onde fazer: Responder na própria prova e enviar somente a folha de resposta
( as respostas à caneta azul ou preta).
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .
Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas
E.E. “Prof. Antônio Reginato ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática 2ºBimestre:
-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
- É importante a resolução e o comprometimento com o aprendizado (verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com e Google Classroom.
HABILIDADES PROPOSTAS
-Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grande ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares,
tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de
computadores , entre outros.
-Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com
expoentes fracionários.
- Resolver e elaborar situações-problema com números reais,
envolvendo diferentes operações.
-Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
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Atividades
de Matemática
Professora: NILSA
Disciplina: MATEMÁTICA - 9º A e 9ºC
Semana/prazo: 27/julho à 31/julho
(entregar até 29/07).
Onde fazer: as
atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 2(parte 1) e ser enviada
por fotos ou digitadas.
Métodos de entrega: via
whatsapp, Google Classroom ou
e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se em enviar a atividade
com seu nome completo, série e data .
Plantão
de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07 -
(com retomada de conteúdo em defasagem)
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Para os alunos que estão com as atividades
atrasadas coloquem em dia, e que sejam
entregues, até quarta-feira para fechamento da nota do bimestre.
-
Os alunos que desenvolveram o que foi
solicitado, devem refazer/reavaliar, atividades que ainda haja dúvidas.
-Todos
devem fazer as anotações das aulas do Centro de Mídias sp.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
PRAZO DE ENTREGA
As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser
entregue até 06/07. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de Entrega: Via WhatsApp (14)997987982 (Porfª NILSA) ou ainda
pelo Centro de Mídias (CMSP),pelo google classroom e também , pode me
entregar pelo e-mail (nilsaaraujo2014@gmail.com). Para a entrega das
atividades atente-se a colocar Nome Completo e Série Onde será
disponibilizada a aula : Através do aplicativo CMSP,blog da escola, google
classroom e WhatsApp .
Atividades de Matemática (semana29/06 à 03/07)
Nome: ________________________
nº____ série_____ Profª NILSA
Vamos relembrar!
Potenciação: exemplos
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
PRAZO DE ENTREGA
Os alunos deverão entregar até 29/06 pode ser pelo whatsaap, classroom ou
email:nilsaarujo2014@gmail.com .
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