ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 9º ano do
ensino fundamental A e B Atividades
da semana dos dias: 07/12 a 11/12/2020 Podem ser
entregues até: 11/12/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega:
Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) ATENÇAO: SEMANA DE REVISÃO
E RECUPERAÇAO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNO VERAO AS ATIVIDADES QUE
FALTAO ENTREGARE FARÃO OS EXRCICIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. EXERCICIOS
DE RECUPERAÇÃO ABAIXO DO 4º BIMESTRE PESQUISE O QUE E
ANOS LUZES E A FORMÇAO DO SISTEMA SOLAR. OBS: ATIVIDADES
ANTERIORES PODE AJUDAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 TAMBEM. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 9º ano do
ensino fundamental A e B Atividades da
semana dos dias: 30/11 ate 04/12/2020 Podem ser
entregues até: 04/12/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Onde será
disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classrom Atividade 3- AS
DISTÂNCIAS NO ESPAÇO – ANOS-LUZ Atividade que
deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4 nas paginas
147 e148 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na
escola . Ou entra nesse
site
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 9º ano do
ensino fundamental A e B Atividades da
semana dos dias: 23/11 ate 27/11/2020 Podem ser
entregues até: 27/11/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Onde será disponibilizada
a aula: Através do blog da escola, google classrom Atividade 2- A vida fora da terra Atividade que
deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4 nas paginas 144 ,145 e 146 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na
escola . Ou entra nesse
site https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina:
ciências Ano: 9º ano do
ensino fundamental A e B Atividades da
semana dos dias: 09/11 ate 13/11/2020 Podem ser
entregues até: 13/11/2020 Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de
entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para
mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega
das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B). Atividade 1 –
Condições necessárias à vida. Para começar
nossa viagem interplanetária, reflita sobre a seguinte questão: Você saberia
dizer o que é preciso para a existência de Vida? Realize uma pesquisa inicial a partir desta
questão acima e registre em seu
caderno os resultados obtidos. Para organizar
os dados obtidos, construa uma tabela em seu caderno com os principais
elementos que garantem a existência de vida, informando a importância deles.
Caso tenha dúvidas, peça auxílio Após a pesquisa
responda . 1. Quais são as
condições físicas e os elementos químicos necessários para a existência de vida como a
conhecemos? 2. O que pode
ocorrer se faltar algum destes elementos ou condições? 3. Se você
tivesse que procurar por vida fora da Terra, em que tipo de planeta buscaria? Comente. 4. Seria
possível viver em outro planeta? O que seria preciso para isso? Seguindo as
orientações do(a) professor(a), pesquise em sites, livros ou revistas sobre os
elementos e condições necessários para nossa sobrevivência se tivéssemos que morar em outro
planeta |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias:
03/11 ate 06/11/2020 Podem ser entregues até: 06/11/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Atividade 1 - Povos antigos e a observação do céu Observe a imagem e responda: Você sabe como os povos observavam o céu antigamente? Desde quando a
humanidade se interessa pelas estrelas
e pelo espaço? Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar o contexto
e as características de diferentes culturas, em diferentes períodos
históricos. De modo geral, os povos antigos utilizavam as informações
astronômicas que possuíam para planejar suas atividades. faça uma pesquisa sobre como algumas civilizações faziam a observação
do céu, quais explicações elas elaboraram para a origem da Terra ou do
Universo, e como estas informações e explicações se relacionavam com a sua
cultura e suas atividades. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis
para realizar sua pesquisa. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias:
26/10 ate 30/10/2020 Podem ser entregues até: 30/10/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Habilidade: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar
(Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim
como saber identificar a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via
Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões) Desafio: E agora, você saberia dizer onde está localizado o Sistema Solar? Observe a imagem a seguir e circule o local em que está localizado o
Sistema Solar. Qual é o nome da nossa Galáxia? Existem outras galáxias no Universo? Aproveite
e registre no caderno o seu endereço completo, incluindo nossa localização no Universo. Concepção artística da Via Láctea. Elementos representados em tamanho
e distâncias não proporcionais entre si e cores fantasia. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Professor:
Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 9º ano do ensino
fundamental A e B Atividades da semana dos
dias: 13/10 até 16/10/2020 Podem ser entregues até:
16/10/2020 Onde fazer: As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via
WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias
(CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio
mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou class room porém,
ninguém será prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades
atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a
aula: Através do blog da escola, google class room. ATIVIDADE. Queridos alunos quero que
vocês procuram notícias e jornais revista e até na internet sobre as
queimadas das mata no brasil e procurem saber quais são as causas e me mandam
no e-mail ou no whats. |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias: 29/09 a 05/10//2020 Podem ser entregues até: 05/10/2020 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,
ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Professor: Jaqueline Juliani Alves Disciplina: ciências Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B Atividades da semana dos dias: 21/09 a 25/09//2020 Podem ser entregues até: 25/09/2020 Onde fazer: As atividades devem ser
feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Métodos de entrega: Via WhatsApp
(18)996299996 (professora Jaqueline ),
ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode
me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com) Lembrando: Para mim, o meio mais prático
de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será
prejudicado caso envie por outros meios. Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B). Onde será disponibilizada a aula: Através
do blog da escola, google classroom.
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 10 (reproduzida
abaixo) SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATIVIDADE 1 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO
Olá alunos nesta semana a proposta é fazer uma leitura
atenta de um texto curto (no link indicado) para responder dois exercícios. O
primeiro dispensa explicações, os exemplos são facilmente encontrados no
site. No item A, pede-se que o aluno identifique o papel do SNUC (Sistema
Nacional de Unidades de Conservação) na proteção das espécies e dos ambientes
à elas associadas. Para o item B, o texto fornece as informações necessárias.
O terceiro exercício é pessoal, mas procure enriquecer sua resposta com argumentos
concretos e conhecimentos científicos. Link de acesso ao site: https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html
1. O que são Unidades de Conservação? Cite três exemplos. 2. Considerando os objetivos do SNUC, responda: a) Há alguma relação entre SNUC e proteção da biodiversidade e
dos ecossistemas? Justifique. b) É possível utilizar recursos naturais provenientes de Unidades
de Conservação (UC)? Quais atividades podem ser desenvolvidas em UCs?
Explique 3. “Unidade de Conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é
patrimônio nacional”. O que você entende por essa afirmação?
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Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 14/09 a 18/09//2020
Podem ser entregues até: 18/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF09CI12B) Propor estratégias de uso sustentável dos
espaços relacionados às áreas de drenagem, rios, seus afluentes e
subafluentes, próximos à comunidade em que vive.
Objetos de Conhecimento: um futuro sustentável
Atividade
Na atividade anteriores falamos muito sobre biodiversidade agora realize um texto com suas
palavras falando como seria um futuro
sustentável. Qualquer duvida entra em contato.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 08/09 a 11/09//2020
Podem ser entregues até: 11/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF09CI12B) Propor estratégias de uso sustentável dos
espaços relacionados às áreas de drenagem, rios, seus afluentes e
subafluentes, próximos à comunidade em que vive.
Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade
Atividade
Oi pessoal essa semana vou propor a vocês uma coisa diferente quere
que vocês realizem uma conscientização sobre Preservação da biodiversidade.
Vou falar como pode ser feito a conscientização. pode ser feita e formato de
videio, em cartaz ou texto.
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Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino
fundamental A e B
Atividades da semana dos dias:
31/08 a 04/09//2020
Podem ser entregues até:
04/09/2020
Onde fazer: As atividades devem
ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp
(18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP),
pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais
prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém,
ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades
atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - A
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Unidade Temática: Vida e
evolução
Habilidade: (EF09CI12B) Propor
estratégias de uso sustentável dos espaços relacionados às áreas de
drenagem, rios, seus afluentes e
subafluentes, próximos à comunidade em que vive.
Objetos de Conhecimento:
Preservação da biodiversidade
Copiar e responder as atividades
Por que a água é tão
importante?
Qual ou quais são as fontes
de abastecimento de água em nossa cidade?
Você conhece quais são os
rios, córregos, afluentes e subafluentes
que pertencem à nossa região?
Eles são preservados?
Existe algum plano e/ou
projeto de preservação das águas no município?
Consulte os órgãos
competentes, se julgar necessário.
Observação fazer o experimento se tiver o material em casa
se não tiver não precisa fazer
ATIVIDADE 3 - FILTRAÇÃO
Para compreender o processo de
filtração do solo, propomos a realização de um experimento representativo,
que possa por meio de uma simulação, analisar características dos componentes
que constituem diferentes tipos de solos, que influenciam e possibilitam a
filtração
natural das águas nos diversos
ambientes.
Para esta atividade, propomos
que sua turma se organize em grupos e com a orientação
do seu(sua) professor(a),
produzam protótipos como o sugerido a seguir, utilizando os seguintes
materiais:
• Duas garrafas pet vazias e
transparentes;
• Areia grossa;
• Areia fina;
• Pedrinhas pequenas;
• Algodão;
• Terra;
• Água;
• Tesoura.
Obs.: É necessário registrar e
observar todas etapas deste experimento.
1º passo: Corte uma das garrafas
ao meio com a tesoura. Depois remova a tampa da parte superior da garrafa que
foi cortada e em seguida encaixe-as na parte inferior, conforme modelo
abaixo. 2° passo: Coloque o algodão como se fosse tampar a boca da garrafa.;
Acima do algodão, coloque todos os outros materiais na seguinte sequência:
areia fina, areia grossa e pedras pequenas. 3º passo: Na outra garrafa,
coloque um pouco de terra e água até a metade, tampe e misture bem. 4º passo:
Devagar, despeje a água com a terra dentro do funil feito com a primeira
garrafa com as camadas e veja como sai a água que escorre dentro do copo
Após a realização do
experimento, responda as questões a seguir em seu caderno:
Qual era cor da água antes e
depois de passar pelo funil?
Você acha que este processo é
suficiente para tornar a água própria para consumo?
Justifique.
Faça uma pesquisa, através de
livros didáticos e internet, e cite algumas doenças
que podem ser transmitidas através
de água contaminada.
De que forma a contaminação
do solo pode influenciar na potabilidade
da água de uma região?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Disciplina:
ciências
Ano: 9º
ano do ensino fundamental A e B
Atividades
da semana dos dias: 17/08 a 21/08//2020
Podem
ser entregues até: 21/08/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996
(professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo
google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a
entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 -
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF09CI12A) Discutir a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade
e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as
bacias hidrográficas.
Objetos
de Conhecimento: Preservação da biodiversidade
A Atividade 2, indica um estudo sobre
as causas e consequências da extinção das espécies, com destaque para a
extinção das abelhas. Para o assunto sobre os registros de extinção e
conservação das espécies, é importante que
compreendam que as espécies seguem processos de evolução e extinção
que são responsáveis e caracterizam a atual diversidade da vida. Tanto as
ações humanas quanto as características intrínsecas das espécies são
determinantes para que isso ocorra. Reconhecer que as ações humanas podem ser
causadoras ou potencializadoras da extinção de espécies, a necessidade da
conservação da natureza. Por meio da concepção de uma Educação Ambiental
crítica, transformadora e emancipatória, pode ser possível implementar e
envolver participação ativa de ações intencionais que reflitam e proponham
estudos científicos, além de elaborarem propostas de resolução de problemas
que colaborem para melhorias no âmbito social, político e econômico, em
âmbitos locais, regionais, micros ou macros. Uma das finalidades de
implementar a Educação Ambiental é propor que realizem trabalho , para
resolução de desafios e ou de situações-problema de ordem socioambiental e,
também, para expressar opiniões.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
Professor: Jaqueline
Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino
fundamental A e B
Atividades da semana
dos dias: 10/08 a 14/08//2020
Podem ser entregues
até: 14/08/2020
Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega:
Via WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim,
o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom
porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das
atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B).
Onde será
disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google
classroom.
Habilidades
contempladas com essa aula: Discutir a importância das unidades de
conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e
suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas.
Objetivos: entender
mais sobre a bacia hidrográfica.
Texto para ajudar
responder não precisa copiar
Bacia Hidrográfica
As bacias hidrográficas são áreas do
território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes,
que escoam para o mesmo curso d’água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros,
serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do
terreno. As formas
do relevo levam cursos de água menores, como riachos,
córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. Geralmente, o nome
da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal.
As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal,
divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano.
As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas,
Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco.
Juntas elas englobam 80% do território nacional.
O que é uma bacia hidrográfica?
Bacia hidrográfica é um termo utilizado para caracterizar uma porção
do território delimitada, drenada por um rio principal e
seus afluentes. As águas da bacia hidrográfica escoam no mesmo
sentido e vão em direção à porção mais baixa da área
topográfica, seguindo o padrão do relevo.
Essas áreas são elementos naturais de
extrema importância para o meio natural, pois são
responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros
e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas
ligadas ao setor
primário da economia, como a pecuária e a agricultura.
O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água,
que são estruturas do relevo, como morros, serras, chapadas ou picos, que
definem o padrão de drenagem das águas da chuva ou nascentes, ou seja, determinam
por meio da topografia para onde essas águas escoarão.
Elementos de uma bacia hidrográfica
As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também
são chamados de estruturas da bacia. São eles:
nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.
Estrutura de uma
bacia hidrográfica
Veja a definição de cada elemento da bacia:
·
Nascente: local onde se inicia uma
bacia hidrográfica. Geralmente é o ponto mais elevado do relevo e também onde
se encontra a principal nascente do rio que dá nome à bacia.
·
Rio principal: rio de maior volume e
extensão da bacia. Recebe águas dos rios menores que têm função de
abastecê-lo.
·
Divisor de águas: estruturas
do relevo que têm o papel de dividir as áreas das bacias. Normalmente são
morros, serras, picos, montanhas ou outras
estruturas elevadas do relevo.
·
Afluentes: consistem nos
rios menores que deságuam no rio principal e têm a função de abastecer esse
rio maior.
·
Foz: é o final da bacia e o local onde
as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica maior. É
também conhecida cientificamente como exutório. Pode ser do tipo estuário ou
delta.
Qual a função de uma bacia hidrográfica?
A função de uma bacia hidrográfica é determinada pelo uso que é feito
de suas águas, ou seja, depende do lugar onde a bacia se encontra e,
automaticamente, das atividades desenvolvidas na região. A função primária da
água consiste no abastecimento, que
é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.
Porém, o uso mais comum da água no Brasil
está na irrigação. Essa atividade consome
a maior quantidade de água no território brasileiro, pois somos um dos países
com a maior área plantada no mundo e direcionamos grande parte dos recursos
hídricos para essa atividade econômica. A indústria consome
também grande parcela de água no país. Atividades industriais como
processamento, lavagem e produção de alimentos industrializados são as que
mais gastam esse recurso.
Sistema de
irrigação de plantas na agricultura moderna.
Há destaque também para a produção de eletricidade hidráulica ou hidroeletricidade. O país é um dos
principais produtores de energia elétrica hidráulica do mundo, e a produção
demanda grandes áreas alagadas. Todas as doze regiões hidrográficas do Brasil
possuem potencial, mas a região da Bacia da Amazônia merece destaque pelos
seus 209.000 m³ de água, quase 60 vezes mais água que o segundo maior rio do
mundo, o Rio Nilo.
Tipos de bacias hidrográficas
Nem todas as bacias hidrográficas são iguais, diferenciando-se no
tamanho, no perfil do relevo, na estrutura territorial e até mesmo nas suas
funções. Os tipos de bacias hidrográficas são definidos pelo destino das
águas dessa bacia. Existem vários padrões de drenagem das águas dos rios, que
se direcionam a vários lugares.
Vamos identificar quais são os tipos de bacias hidrográficas e o
perfil de drenagem dessas águas.
·
Exorreicas: aquelas bacias que as águas
escoam diretamente para o mar; são as mais comuns no Brasil.
·
Endorreicas: aquelas bacias que as águas
deságuam em lagos, lagoas ou em algum mar fechado.
·
Arreicas: aquelas bacias onde as águas
não se direcionam a um lugar específico, perdendo-se no meio do caminho,
podendo evaporar ou infiltrar no solo.
·
Criptorreicas: bacias que se direcionam ao
interior da Terra, alimentando, assim, lagos, cavernas, grutas e rios
subterrâneos.
Bacias hidrográficas do Brasil
Mapa das regiões
hidrográficas brasileiras
O Brasil é um país conhecido pelas suas riquezas naturais hídricas. O
país possui, segundo o IBGE, 12 áreas ou
regiões hidrográficas. As mais importantes são: Amazonas, Tocantins-Araguaia,
Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco. Juntas elas
englobam 80% do território brasileiro.
·
Bacia do Rio Amazonas: é a maior bacia do mundo, cobrindo quase 45% do
território brasileiro. Abrange territórios de mais oito países além do
Brasil. São eles: Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Bolívia,
Colômbia, Peru e Equador. Além disso, está em sete estados brasileiros: Acre,
Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso. O nome da bacia é o
mesmo nome do maior rio presente nela, o Rio Amazonas, considerado o maior
rio do mundo tanto em extensão territorial quanto em volume. Esse rio possui
um enorme potencial para a geração de energia e abastecimento para o Brasil e
mundo.
·
Bacia do Rio Paraná: é formada pelo
Rio Paraná e seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu. Está
presente nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,
Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. Ela é a segunda em potencial
hidrelétrico do Brasil, e várias usinas hidrelétricas estão nessa região,
entre eles a de Itaipu, atualmente a maior do mundo.
·
Bacia do Rio Tocantins-Araguaia: é a maior bacia
hidrográfica totalmente brasileira e comporta dois grandes mananciais de
água, o Rio Tocantins (rio principal) e o Rio Araguaia (principal afluente).
Está presente em seis estados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso
e Distrito Federal. É a terceira em potencial hidrelétrico do país e abriga a
usina de Tucuruí, uma das maiores do Brasil.
·
Bacia do Rio Uruguai: tem como
principal rio o Uruguai, que marca a divisa entre os estados do Rio Grande do
Sul e Santa Catarina. Também separa Brasil e Argentina, bem como Argentina e
Uruguai. A bacia tem um importante potencial de transporte.
·
Bacia do Rio São Francisco: é a principal
bacia da região Nordeste do Brasil,
sendo usada para abastecimento, transporte, agricultura e geração de energia.
Consiste no único rio perene que atravessa essa região. O Rio São Francisco,
além de importância econômica e social, carrega também forte valor cultural
para o Nordeste brasileiro. Abrange sete estados: Bahia, Minas Gerais,
Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.
·
Bacia Atlântico Nordeste Ocidental: localizada em
quase todo o território do Maranhão e uma pequena parcela do Pará, a bacia
tem seu aproveitamento preponderante para o abastecimento urbano. Seu
principal afluente é o Rio Pidaré e o Rio Balseiro, no Maranhão.
·
Bacia Atlântico Nordeste Oriental: localiza-se no
semiárido brasileiro, sendo caracterizada por apresentar grandes períodos de
estiagem. Essa é a região hidrográfica com a menor disponibilidade hídrica do
Brasil. Abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,
Pernambuco e Alagoas. Estão entre os principais rios da região o Rio
Conceição (CE) e o Rio Piranhas (RN).
·
Bacia do Parnaíba: também localizada
na região do semiárido, a bacia ocupa três estados brasileiros: Ceará, Piauí
e Maranhão. Seu principal afluente é o Parnaíba e o uso central das águas é
para a irrigação.
·
Bacia do Atlântico Leste: está presente nos
estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo. Um dos principais
rios é o São Matheus (ES). Suas águas são aproveitadas para a irrigação,
abastecimento urbano e indústria.
·
Bacia do Atlântico Sudeste: está
presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São
Paulo e Paraná. Essa é a região brasileira com maior índice de urbanização, portanto o uso
da água é direcionado à atividade urbana, industrial e de produção agrícola,
como a pecuária e irrigação. Destaque para o Rio Doce (ES) como sendo um dos
principais
·
Bacia Atlântico Sul: abrange os
estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O uso das águas é direcionado à irrigação,
abastecimento e pecuária. Destaque para o Rio Nhindiaquara (PR) como um dos
principais rios da bacia.
Atividades copiar e
responder
Questão 1-Uma bacia
hidrográfica representa toda a área em que há uma mesma drenagem de água,
envolvendo sempre um rio principal e os seus afluentes e subafluentes, que,
juntos, formam uma rede hidrográfica. A consideração principal para
distinguir ou “separar” uma bacia hidrográfica da outra é:
a) a extensão do rio
principal
b) o limite entre os
divisores de água
c) a hierarquia que
compõe a rede hídrica
d) a quantidade de
chuvas e suas direções
e) as oscilações nas
formas de relevo
Questão 2- As
diferentes bacias hidrográficas possuem diferentes utilidades e importâncias
para a sociedade. Em regra geral, as bacias planálticas, com relevos mais
íngremes e acidentados, possuem um potencial hidrelétrico superior às bacias
de planícies.
Com base no exposto,
podemos afirmar:
I. A bacia amazônica
possui um baixo potencial hidrelétrico em seu leito principal.
II. Bacias
hidrográficas com baixo potencial hidrelétrico tendem a apresentar uma maior
navegabilidade.
III. A maior parte
dos rios brasileiros, portanto, é de elevado potencial para a geração de
eletricidade.
IV. A bacia do São
Francisco, em função de suas características, não pode ser utilizada para a
construção de barragens.
Sobre as alternativas
acima, é correto dizer que:
a) Apenas as
afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas a
afirmativa I e IV estão corretas.
c) Apenas as
afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as
afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as
afirmativas estão corretas.
Questão 3- São
elementos estruturais presentes nas bacias hidrográficas e responsáveis pela
captação e drenagem das águas superficiais para o subsolo, processo durante o
qual os recursos hídricos passam por filtragem, acrescendo também sais
minerais à água. Transformam-se, portanto, em grandes reservatórios
subterrâneos com grandes volumes de água potável, que, no entanto, não estão
livres de contaminação.
A descrição acima é
referente:
a) às cavernas
subterrâneas.
b) aos rios
endorreicos.
c) às reservas
hídricas do solo.
d) aos sistemas de
aquíferos.
e) à rede de drenagem
superficial.
Questão 4- A situação
atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações
ambientais: a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso
de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da
água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de
São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o
uso da água pela população.
Avalie se as ações
apresentadas abaixo são adequadas para se reduzir a poluição desses rios.
I) Investir em
mecanismos de reciclagem de água utilizada nos processos industriais.
II) Investir em obras
que viabilizem a transposição de águas de mananciais adjacentes para os rios
poluídos.
III) Implementar obras
de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em I e III.
d) apenas em II e
III.
e) em I, II e III.
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Professor:
Jaqueline Juliani Alves
Disciplina:
ciências
Ano: 9º
ano do ensino fundamental A e B
Atividades
da semana dos dias: 03/08 a 03/08//2020
Podem
ser entregues até: 07/08/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996
(professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo
google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a
entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
Habilidades
contempladas com essa aula: Discutir a importância das unidades de
conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e
suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas.
Objetivos:
saber qual a importância da biodiversidade pra cada um.
Texto
para ajudar
O que é biodiversidade?
Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de
vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja
no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao
número de organismos existentes, como também à variedade genética e de
funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.
De acordo com o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, a
biodiversidade pode ser definida como: “a variabilidade de organismos vivos
de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas
terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos
ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de
espécies, entre espécies e de ecossistemas."
Atividade
1) O que você entende de
biodiversidade?
2) Na sua cidade existe alguma área de
conservação da biodiversidade? Se tiver qual?
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Coloquem as Atividades do 2º Bimestre em dia e entreguem até 29/07/2020 quarta-feira.
Vocês encontrarão todas as ATIVIDADES do 2º Bimestre de ciências no Classroom, ou no Blog da escola.
Os alunos que já entregaram todas as atividades de ciências poderão entrar em contato com a professora através do Whatsapp se quiserem tirar dúvidas sobre as atividades já entregues.
(Entregar até 29/07/2020 pelo Whatsapp ou
e-mail:jaquelinejulianialves@hotmail.com )
(COLOCAR NOME COMPLETO E DATA EM TODAS AS FOLHAS)
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Professor:
Jaqueline Juliani Alves
Disciplina:
ciências
Ano:
9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades
da semana dos dias: 20/07/ a 24/07/2020
Podem
ser entregues até: 24/07/2020
Onde
fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou
digitadas.
Métodos
de entrega: Via WhatsApp (18)996299996
(professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo
google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail
(jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando:
Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou
classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para
a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo
(Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola,
google classroom.
Habilidades
contempladas com essa aula: Selecionar informações relevantes sobre a
variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies
com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma
espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Objetivos:
saber o que cada um entendeu.
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Mutação e recombinação
Quando falamos em mutação, nos referimos às alterações que acontecem
na sequência de bases do DNA. Em sua maioria acontecem de forma espontânea ou
ainda na estrutura dos cromossomos. Só são importantes para a evolução as
mutações que acontecem nas células reprodutoras. Muitas pessoas associam a
palavra mutação a coisas ruins, mas nem sempre essas são prejudiciais.
A recombinação, por sua vez, acontece durante a reprodução sexuada,
podendo ser definida como uma mistura de genes com origens diversas. Esses
mecanismos são responsáveis pela variabilidade genética, gerando portanto as
características genéticas que vão auxiliar no processo evolutivo.
atividade
1-
Escreva um pequeno texto do que entendeu sobre
mutação e recombinação .
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Professor: Jaqueline
Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino
fundamental A e B
Atividades da semana dos
dias: 13/07/ a 17/07/2020
Podem ser entregues até:
17/07/2020
Onde fazer: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via
WhatsApp (18)996299996 (professora
Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e
também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o
meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom
porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das
atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro
Alves 9 º B).
Onde será
disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google
classroom.
Habilidades contempladas
com essa aula: Discutir as ideias de Mendel sobre fatores hereditários,
gametas, segregação e fecundação na transmissão de características hereditárias
em diferentes organismos.
Objetivos: entender o
trabalho de mendal, a metodologia cientifica empregada e legado desse
trabalho.
Fazer a
atividade do caderno do aluno 2º
bimestre, paginas 14 , 15 e 16
Para
responde os exercícios usar a aula do
centro de mídia do dia 13/07/2020 .
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Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 06/07/ a 10/07/2020
Podem ser entregues até: 10/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Selecionar informações
relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a
diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as
variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Objetivos: Relacionar conceitos
genéticos e evolutivos com base na Teoria Sintética da Evolução.
Não
precisa copia o texto abaixo
Neodarwinismo
Chamamos de Neodarwinismo uma teoria
evolutiva que, nos dias atuais, é aceita por toda a comunidade científica. Os
conhecimentos em torno da genética, entre as décadas de 1930 e 1940, foram
unidos com as ideias de Charles Darwin que, sintetizados, formaram uma teoria
abrangente e embasada, aceita atualmente como forma de explicação para leis
do processo evolutivo.
Também chamada de teoria moderna da
evolução ou ainda teoria sintética, o Neodarwinismo segue duas principais
linhas de raciocínio. A primeira, de que a evolução pode ser elucidada pela
recombinação gênica e pelas mutações, mas norteadas pelo processo de seleção
natural. A segunda é de que os fenômenos evolutivos tem fundamento em
mecanismos genéticos. Essa teoria é baseada em quatro processos evolutivos
básicos: mutação, recombinação genética, seleção natural e isolamento
reprodutivo.
Mutação e recombinação
Quando falamos em mutação, nos
referimos às alterações que acontecem na sequência de bases do DNA. Em sua
maioria acontecem de forma espontânea ou ainda na estrutura dos cromossomos.
Só são importantes para a evolução as mutações que acontecem nas células
reprodutoras. Muitas pessoas associam a palavra mutação a coisas ruins, mas
nem sempre essas são prejudiciais.
A recombinação, por sua vez, acontece
durante a reprodução sexuada, podendo ser definida como uma mistura de genes
com origens diversas. Esses mecanismos são responsáveis pela variabilidade
genética, gerando portanto as características genéticas que vão auxiliar no
processo evolutivo.
Seleção natural
A seleção natural é outra forma de
imposição de ordem ao processo evolutivo. Durante esse processo, os seres
mais adaptados permanecem vivos e reproduzem-se, enquanto os menos adaptados
não seguem.
Com isso, os indivíduos adaptados
deixam descendentes e tornam a população de animais mais adaptados ao
ambiente em que vivem.
Isolamento reprodutivo
O isolamento reprodutivo refere-se às
populações que são separadas por características geográficas fazendo com que
os animais reproduzam-se em grupos separados que passarão a evoluir de forma
isolada de sua antiga população. Isso pode acontecer com o isolamento sexual
também.
Pontos básicos:
A teoria moderna de evolução, chamada
Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados:
1) As variações que acontecem de uma
espécie para a outra vão depender das mutações;
2) Essas mutações acontecem ao acaso;
3) A luta pela vida acontece entre os
indivíduos e o meio ambiente;
4) Com a luta pela vida, temos a ação
da seleção natural que define os aptos e não aptos às condições do meio.
5) Por fim, o isolamento geográfico,
ou ainda sexual, impede que características dos seres adaptados misturem-se
com as características dos primitivos.
Copiar
e responder no caderno exercícios abaixo
1-A teoria sintética da evolução ou
neodarwinismo admite como principais fatores evolutivos:
I – mutação
II - lei do uso e desuso
III - recombinação gênica
IV - seleção natural
Estão corretas:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas I, III IV.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
2- (CESGRANRIO-RJ) A teoria sintética
ou moderna para explicar o mecanismo da evolução considera como fatores
principais:
a) mutação, recombinação gênica e
seleção natural.
b) mutação, oscilação gênica e
adaptação.
c) segregação cromossômica,
recombinação e especiação.
d) migração, seleção natural e
adaptação.
e) segregação cromossômica, especiação
e oscilação gênica.
3-Os principais fatores evolutivos que
constituem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo são:
a) fluxo gênico, oscilação genética e
seleção natural;
b) mutação, recombinação gênica e
oscilação genética;
c) recombinação gênica, mutação e
fluxo gênico;
d) seleção natural, recombinação
gênica e mutação;
e) oscilação genética, fluxo gênico e
recombinação gênica.
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Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 29/06/ a 03/07/2020
Podem ser entregues até: 03/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline ), ou ainda pelo
centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar
pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é
via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por
outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E
SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da
escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Comparar as ideias
evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e
históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua
importância para explicar a diversidade biológica.
Objetivos: interpretar a
teoria evolutiva proposta por Jean
Baptiste Lamarck, reconhecendo a lei de uso e desuso e a lei dos caracteres
adquiridos.
Não
precisa copia o texto abaixo
As Ideias de Lamarck
Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro a propor uma teoria
sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia
zoológica. Ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir da
matéria inanimada por geração espontânea e progridem a um estágio de maior
complexidade e perfeição. Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão
dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre
modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele. Nesse processo de
adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso
dos diferentes órgãos alterariam características para as próximas gerações.
Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem a
novas espécies.
Segundo Lamarck, portanto, o princípio evolutivo estaria baseado em
duas leis fundamentais:
Lei do uso ou desuso: No processo de adaptação ao meio, o uso de
determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam e o
desuso faz com que se atrofiem. Um dos
exemplos mais conhecidos é o do pescoço da girafa. Segundo Lamarck, as
girafas com pescoço comprido, eram descendentes de girafas ancestrais que provavelmente
tinham pescoço curto, mas, com a necessidade de alcançar alimentos (folhagens
das árvores), tinham que esticar o pescoço, e, com isso, o pescoço
alongou-se. E essa característica adquirida foi transmitida aos seus
descendentes, originando as atuais girafas de pescoço longo. Portanto, pelo
uso e desuso da característica, e sua transmissão aos descendentes, ocorreu a
evolução das espécies. E quando o organismo não necessita do órgão o mesmo se
atrofia. A lei do uso e desuso ficou conhecida como a primeira lei de
Lamarck.
Teoria do Uso e Desuso
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: A segunda lei supõe que
as características adquiridas pelo uso (ou atrofiadas pelo desuso) são
transmitidas de geração a geração; é a lei da transmissão dos caracteres
adquiridos. Sabemos hoje que as variações entre indivíduos depende da
informação genética e que somente essas informações e as mutações dos genes
podem ser transmitidas a uma geração seguinte. O biólogo alemão Weissman
(1868 a 1876) conseguiu refutar as Leis de Lamarck: cortou a cauda de ratos
durante várias gerações, e os seus filhotes continuavam a nascer com cauda.
Por esse experimento, Weissman provou que essa característica adquirida pelos
ratos - ausência de cauda - não foi transmitida a outras gerações.
Na época, as ideias de Lamarck foram rejeitadas, não porque falavam
na herança das características adquiridas, mas por falarem em evolução. Não
se sabia nada sobre herança genética e acreditava-se que as espécies eram
imutáveis. Somente muito mais tarde os cientistas puderam contestar a herança
dos caracteres adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade física terá
musculatura mais desenvolvida, mas essa condição não é transmitida aos seus
descendentes.
Mesmo estando enganado quanto às suas interpretações, Lamarck merece
ser respeitado, pois for o primeiro cientista a questionar o fixismo e
defender ideias sobre evolução. Ele introduziu também o concito da adaptação
do organismo ao meio, muito importante para o entendimento da evolução.
Fonte: < http://biologiafacil.wordpress.com/2009/05/13/as-ideias-de-lamarck>
Copiar
e responder no caderno exercícios abaixo
1-
O que Lamarck falava sobre a lei do uso e desuso.
Faça um pequeno resumo explicando.
2-
Faça um pequeno resumo explicando o que entendeu da
lei dos característicos adquiridos.
3-
Porque no começo de tudo as ideias de Lamarck foi
rejeitadas.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
Pesquise e faça um texto comparando as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin
RESPONDER O LINK ABAIXO |