quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

CIÊNCIAS

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  07/12 a 11/12/2020

Podem ser entregues até: 11/12/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

ATENÇAO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇAO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNO VERAO AS ATIVIDADES QUE FALTAO ENTREGARE FARÃO OS EXRCICIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

EXERCICIOS DE RECUPERAÇÃO ABAIXO DO 4º BIMESTRE

PESQUISE O QUE E ANOS LUZES E A FORMÇAO DO SISTEMA SOLAR.

OBS: ATIVIDADES ANTERIORES PODE AJUDAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 TAMBEM.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  30/11 ate 04/12/2020

Podem ser entregues até: 04/12/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classrom

 

Atividade 3- AS DISTÂNCIAS NO ESPAÇO – ANOS-LUZ

Atividade que deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4  nas paginas  147 e148

 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na escola .

Ou entra nesse site https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  23/11 ate 27/11/2020

Podem ser entregues até: 27/11/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classrom

 

Atividade 2- A vida fora da terra

Atividade que deve ser feita esta no caderno do aluno volume 4  nas paginas  144 ,145 e 146

 Quem ainda nem tiver o caderno buscar na escola .

Ou entra nesse site https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  09/11 ate 13/11/2020

Podem ser entregues até: 13/11/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Atividade 1 – Condições necessárias à vida.

Para começar nossa viagem interplanetária, reflita sobre a seguinte questão:

Você saberia dizer o que é preciso para a existência de Vida?

  Realize uma pesquisa inicial a partir desta questão acima  e registre em seu caderno os resultados obtidos.

Para organizar os dados obtidos, construa uma tabela em seu caderno com os principais elementos que garantem a existência de vida, informando a importância deles. Caso tenha dúvidas, peça auxílio

Após a pesquisa responda .

1. Quais são as condições físicas e os elementos químicos necessários para a existência

de vida como a conhecemos?

2. O que pode ocorrer se faltar algum destes elementos ou condições?

3. Se você tivesse que procurar por vida fora da Terra, em que tipo de planeta buscaria?

Comente.

4. Seria possível viver em outro planeta? O que seria preciso para isso?

Seguindo as orientações do(a) professor(a), pesquise em sites, livros ou revistas

sobre os elementos e condições necessários para nossa sobrevivência se tivéssemos que

morar em outro planeta

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  03/11 ate 06/11/2020

Podem ser entregues até: 06/11/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Atividade 1 - Povos antigos e a observação do céu

Observe a imagem e responda:

Você sabe como os povos observavam o céu antigamente? Desde quando a humanidade se  interessa pelas estrelas e pelo espaço?

Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar o contexto e as características de diferentes culturas, em diferentes períodos históricos. De modo geral, os povos antigos utilizavam as informações astronômicas que possuíam para planejar suas atividades.

faça uma pesquisa sobre como algumas civilizações faziam a observação do céu, quais explicações elas elaboraram para a origem da Terra ou do Universo, e como estas informações e explicações se relacionavam com a sua cultura e suas atividades. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis para realizar sua pesquisa.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  26/10  ate 30/10/2020

Podem ser entregues até: 30/10/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Habilidade: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como saber identificar a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões)

Desafio:

E agora, você saberia dizer onde está localizado o Sistema Solar?

Observe a imagem a seguir e circule o local em que está localizado o Sistema Solar. Qual é o

nome da nossa Galáxia? Existem outras galáxias no Universo? Aproveite e registre no caderno

o seu endereço completo, incluindo nossa localização no Universo.

Concepção artística da Via Láctea. Elementos representados em tamanho e distâncias não

proporcionais entre si e cores fantasia.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10





Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  19/10  ate 23/10/2020

Podem ser entregues até: 23/10/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google classroom.

Habilidade: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como saber identificar a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Objetos de Conhecimento: Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo.

Atividade pode ser encontrada também no caderno do aluno volume 4 pagina 139 e 140.

Atividade 1 - Composição do Sistema Solar

Qual é a composição do Sistema Solar? Por que ele se chama assim?

O Sistema Solar

O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.

Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.



Os planetas que compõem o sistema solar

O sol não está exatamente no centro dessas órbitas, como pode-se ver na figura abaixo, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.


Órbitas elípticas dos planetas do Sistema Solar

Origem do Sistema Solar

O sol e o Sistema Solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol. Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores, os outros planetas.

A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os planetas possuem muito mais matéria gasosa do que sólida, é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais, é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Retomando conceitos...

 


1. Faça uma leitura da imagem acima e descreva o que ela representa.

 

2. Existem elementos que não estão presentes na imagem mas que fazem parte do Sistema Solar? Dê exemplos.

Após responder a estas questões, verifique se surgiram informações adicionais entre os colegas para complementar o painel colaborativo.

ATIVIDADE 2 – OS CORPOS CELESTES DO SISTEMA SOLAR

Observe no painel quais corpos celestes formam o Sistema Solar. Voce  sabe quais são as

suas características?

Organizem-se em grupos e façam uma pesquisa sobre estas características. Vocês podem

pesquisar sobre: categoria, distância do Sol, diâmetro, composição e órbita dos corpos celestes,

por exemplo. O resultado da pesquisa pode ser registrado em um quadro, como o modelo abaixo:

Corpo Celeste Principais Características

Ao final, combinem com seu(sua) professor(a) como o resultado da sua pesquisa pode ser

compartilhado com a turma

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10


Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias: 13/10 até 16/10/2020

Podem ser entregues até: 16/10/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou class room porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Onde será disponibilizada a aula: Através do blog da escola, google class room.

ATIVIDADE.

Queridos alunos quero que vocês procuram notícias e jornais revista e até na internet sobre as queimadas das mata no brasil e procurem saber quais são as causas e me mandam no e-mail ou no whats.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias: 29/09 a 05/10//2020

Podem ser entregues até: 05/10/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias: 21/09 a 25/09//2020

Podem ser entregues até: 25/09/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Onde será disponibilizada a aula: Através do  blog da escola, google classroom.

 

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 10 (reproduzida abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

ATIVIDADE 1 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

Olá alunos nesta semana a proposta é fazer uma leitura atenta de um texto curto (no link indicado) para responder dois exercícios. O primeiro dispensa explicações, os exemplos são facilmente encontrados no site. No item A, pede-se que o aluno identifique o papel do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) na proteção das espécies e dos ambientes à elas associadas. Para o item B, o texto fornece as informações necessárias. O terceiro exercício é pessoal, mas procure enriquecer sua resposta com argumentos concretos e conhecimentos científicos.

Link de acesso ao site:

https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html

 

1.   O que são Unidades de Conservação? Cite três exemplos.

2.   Considerando os objetivos do SNUC, responda:

a)    Há alguma relação entre SNUC e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas? Justifique.

b)   É possível utilizar recursos naturais provenientes de Unidades de Conservação (UC)? Quais atividades podem ser desenvolvidas em UCs? Explique

3.   “Unidade de Conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é patrimônio nacional”. O que você entende por essa afirmação?

 

 

 

 

 

Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 14/09 a 18/09//2020
Podem ser entregues até: 18/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF09CI12B) Propor estratégias de uso sustentável dos espaços relacionados às áreas de drenagem, rios, seus afluentes e subafluentes, próximos à comunidade em que vive.
Objetos de Conhecimento: um futuro sustentável
Atividade
Na atividade anteriores falamos muito sobre biodiversidade  agora realize um texto com suas palavras  falando como seria um futuro sustentável. Qualquer duvida entra em contato.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 08/09 a 11/09//2020
Podem ser entregues até: 11/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF09CI12B) Propor estratégias de uso sustentável dos espaços relacionados às áreas de drenagem, rios, seus afluentes e subafluentes, próximos à comunidade em que vive.
Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade
Atividade
Oi pessoal essa semana vou propor a vocês uma coisa diferente quere que vocês realizem uma conscientização sobre Preservação da biodiversidade. Vou falar como pode ser feito a conscientização. pode ser feita e formato de videio, em cartaz ou texto.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 31/08 a 04/09//2020
Podem ser entregues até: 04/09/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Unidade Temática: Vida e evolução
Habilidade: (EF09CI12B) Propor estratégias de uso sustentável dos espaços relacionados às áreas de
drenagem, rios, seus afluentes e subafluentes, próximos à comunidade em que vive.
Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade
Copiar e responder as atividades
Por que a água é tão importante?
Qual ou quais são as fontes de abastecimento de água em nossa cidade?
Você conhece quais são os rios, córregos, afluentes e subafluentes
que pertencem à nossa região? Eles são preservados?
Existe algum plano e/ou projeto de preservação das águas no município?
Consulte os órgãos competentes, se julgar necessário.
Observação fazer o experimento se tiver o material em casa se não tiver não precisa fazer
ATIVIDADE 3 - FILTRAÇÃO
Para compreender o processo de filtração do solo, propomos a realização de um experimento representativo, que possa por meio de uma simulação, analisar características dos componentes que constituem diferentes tipos de solos, que influenciam e possibilitam a filtração
natural das águas nos diversos ambientes.
Para esta atividade, propomos que sua turma se organize em grupos e com a orientação
do seu(sua) professor(a), produzam protótipos como o sugerido a seguir, utilizando os seguintes
materiais:
• Duas garrafas pet vazias e transparentes;
• Areia grossa;
• Areia fina;
• Pedrinhas pequenas;
• Algodão;
• Terra;
• Água;
• Tesoura.
Obs.: É necessário registrar e observar todas etapas deste experimento.
1º passo: Corte uma das garrafas ao meio com a tesoura. Depois remova a tampa da parte superior da garrafa que foi cortada e em seguida encaixe-as na parte inferior, conforme modelo abaixo. 2° passo: Coloque o algodão como se fosse tampar a boca da garrafa.; Acima do algodão, coloque todos os outros materiais na seguinte sequência: areia fina, areia grossa e pedras pequenas. 3º passo: Na outra garrafa, coloque um pouco de terra e água até a metade, tampe e misture bem. 4º passo: Devagar, despeje a água com a terra dentro do funil feito com a primeira garrafa com as camadas e veja como sai a água que escorre dentro do copo
Após a realização do experimento, responda as questões a seguir em seu caderno:
Qual era cor da água antes e depois de passar pelo funil?
Você acha que este processo é suficiente para tornar a água própria para consumo?
Justifique.
Faça uma pesquisa, através de livros didáticos e internet, e cite algumas doenças
que podem ser transmitidas através de água contaminada.
De que forma a contaminação do solo pode influenciar na potabilidade
da água de uma região?


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 17/08 a 21/08//2020
Podem ser entregues até: 21/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
 Unidade Temática: Vida e evolução
 Habilidade: (EF09CI12A) Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas.
Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade

A Atividade 2, indica um estudo sobre as causas e consequências da extinção das espécies, com destaque para a extinção das abelhas. Para o assunto sobre os registros de extinção e conservação das espécies, é importante que  compreendam que as espécies seguem processos de evolução e extinção que são responsáveis e caracterizam a atual diversidade da vida. Tanto as ações humanas quanto as características intrínsecas das espécies são determinantes para que isso ocorra. Reconhecer que as ações humanas podem ser causadoras ou potencializadoras da extinção de espécies, a necessidade da conservação da natureza. Por meio da concepção de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, pode ser possível implementar e envolver participação ativa de ações intencionais que reflitam e proponham estudos científicos, além de elaborarem propostas de resolução de problemas que colaborem para melhorias no âmbito social, político e econômico, em âmbitos locais, regionais, micros ou macros. Uma das finalidades de implementar a Educação Ambiental é propor que realizem trabalho , para resolução de desafios e ou de situações-problema de ordem socioambiental e, também, para expressar opiniões.






 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 10/08 a 14/08//2020
Podem ser entregues até: 14/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas.
Objetivos: entender mais sobre a bacia hidrográfica.
Texto para ajudar responder não precisa copiar
Bacia Hidrográfica

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d’água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do terreno. As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal.
As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano. As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território nacional.
O que é uma bacia hidrográfica?
Bacia hidrográfica é um termo utilizado para caracterizar uma porção do território delimitada, drenada por um rio principal e seus afluentes. As águas da bacia hidrográfica escoam no mesmo sentido e vão em direção à porção mais baixa da área topográfica, seguindo o padrão do relevo.
Essas áreas são elementos naturais de extrema importância para o meio natural, pois são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas ligadas ao setor primário da economia, como a pecuária e a agricultura.
O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água, que são estruturas do relevo, como morros, serras, chapadas ou picos, que definem o padrão de drenagem das águas da chuva ou nascentes, ou seja, determinam por meio da topografia para onde essas águas escoarão.
Elementos de uma bacia hidrográfica
As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.


Estrutura de uma bacia hidrográfica
Veja a definição de cada elemento da bacia:
·         Nascente: local onde se inicia uma bacia hidrográfica. Geralmente é o ponto mais elevado do relevo e também onde se encontra a principal nascente do rio que dá nome à bacia.
·         Rio principal: rio de maior volume e extensão da bacia. Recebe águas dos rios menores que têm função de abastecê-lo.
·         Divisor de águas: estruturas do relevo que têm o papel de dividir as áreas das bacias. Normalmente são morros, serras, picos, montanhas ou outras estruturas elevadas do relevo.
·         Afluentes: consistem nos rios menores que deságuam no rio principal e têm a função de abastecer esse rio maior.
·         Foz: é o final da bacia e o local onde as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica maior. É também conhecida cientificamente como exutório. Pode ser do tipo estuário ou delta.
Qual a função de uma bacia hidrográfica?
A função de uma bacia hidrográfica é determinada pelo uso que é feito de suas águas, ou seja, depende do lugar onde a bacia se encontra e, automaticamente, das atividades desenvolvidas na região. A função primária da água consiste no abastecimento, que é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.
Porém, o uso mais comum da água no Brasil está na irrigação. Essa atividade consome a maior quantidade de água no território brasileiro, pois somos um dos países com a maior área plantada no mundo e direcionamos grande parte dos recursos hídricos para essa atividade econômica. A indústria consome também grande parcela de água no país. Atividades industriais como processamento, lavagem e produção de alimentos industrializados são as que mais gastam esse recurso.

Sistema de irrigação de plantas na agricultura moderna.
Há destaque também para a produção de eletricidade hidráulica ou hidroeletricidade. O país é um dos principais produtores de energia elétrica hidráulica do mundo, e a produção demanda grandes áreas alagadas. Todas as doze regiões hidrográficas do Brasil possuem potencial, mas a região da Bacia da Amazônia merece destaque pelos seus 209.000 m³ de água, quase 60 vezes mais água que o segundo maior rio do mundo, o Rio Nilo.
Tipos de bacias hidrográficas
Nem todas as bacias hidrográficas são iguais, diferenciando-se no tamanho, no perfil do relevo, na estrutura territorial e até mesmo nas suas funções. Os tipos de bacias hidrográficas são definidos pelo destino das águas dessa bacia. Existem vários padrões de drenagem das águas dos rios, que se direcionam a vários lugares.
Vamos identificar quais são os tipos de bacias hidrográficas e o perfil de drenagem dessas águas.
·         Exorreicas: aquelas bacias que as águas escoam diretamente para o mar; são as mais comuns no Brasil.
·         Endorreicas: aquelas bacias que as águas deságuam em lagos, lagoas ou em algum mar fechado.
·         Arreicas: aquelas bacias onde as águas não se direcionam a um lugar específico, perdendo-se no meio do caminho, podendo evaporar ou infiltrar no solo.
·         Criptorreicas: bacias que se direcionam ao interior da Terra, alimentando, assim, lagos, cavernas, grutas e rios subterrâneos.
Bacias hidrográficas do Brasil


Mapa das regiões hidrográficas brasileiras
O Brasil é um país conhecido pelas suas riquezas naturais hídricas. O país possui, segundo o IBGE, 12 áreas ou regiões hidrográficas. As mais importantes são: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território brasileiro.
·         Bacia do Rio Amazonas: é a maior bacia do mundo, cobrindo quase 45% do território brasileiro. Abrange territórios de mais oito países além do Brasil. São eles: Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. Além disso, está em sete estados brasileiros: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso. O nome da bacia é o mesmo nome do maior rio presente nela, o Rio Amazonas, considerado o maior rio do mundo tanto em extensão territorial quanto em volume. Esse rio possui um enorme potencial para a geração de energia e abastecimento para o Brasil e mundo.
·         Bacia do Rio Paraná: é formada pelo Rio Paraná e seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu. Está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. Ela é a segunda em potencial hidrelétrico do Brasil, e várias usinas hidrelétricas estão nessa região, entre eles a de Itaipu, atualmente a maior do mundo.
·         Bacia do Rio Tocantins-Araguaia: é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira e comporta dois grandes mananciais de água, o Rio Tocantins (rio principal) e o Rio Araguaia (principal afluente). Está presente em seis estados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal. É a terceira em potencial hidrelétrico do país e abriga a usina de Tucuruí, uma das maiores do Brasil.
·         Bacia do Rio Uruguai: tem como principal rio o Uruguai, que marca a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também separa Brasil e Argentina, bem como Argentina e Uruguai. A bacia tem um importante potencial de transporte.
·         Bacia do Rio São Francisco: é a principal bacia da região Nordeste do Brasil, sendo usada para abastecimento, transporte, agricultura e geração de energia. Consiste no único rio perene que atravessa essa região. O Rio São Francisco, além de importância econômica e social, carrega também forte valor cultural para o Nordeste brasileiro. Abrange sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.
·         Bacia Atlântico Nordeste Ocidental: localizada em quase todo o território do Maranhão e uma pequena parcela do Pará, a bacia tem seu aproveitamento preponderante para o abastecimento urbano. Seu principal afluente é o Rio Pidaré e o Rio Balseiro, no Maranhão.
·         Bacia Atlântico Nordeste Oriental: localiza-se no semiárido brasileiro, sendo caracterizada por apresentar grandes períodos de estiagem. Essa é a região hidrográfica com a menor disponibilidade hídrica do Brasil. Abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Estão entre os principais rios da região o Rio Conceição (CE) e o Rio Piranhas (RN).
·         Bacia do Parnaíba: também localizada na região do semiárido, a bacia ocupa três estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão. Seu principal afluente é o Parnaíba e o uso central das águas é para a irrigação.
·         Bacia do Atlântico Leste: está presente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo. Um dos principais rios é o São Matheus (ES). Suas águas são aproveitadas para a irrigação, abastecimento urbano e indústria.
·         Bacia do Atlântico Sudeste: está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Essa é a região brasileira com maior índice de urbanização, portanto o uso da água é direcionado à atividade urbana, industrial e de produção agrícola, como a pecuária e irrigação. Destaque para o Rio Doce (ES) como sendo um dos principais
·         Bacia Atlântico Sul: abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O uso das águas é direcionado à irrigação, abastecimento e pecuária. Destaque para o Rio Nhindiaquara (PR) como um dos principais rios da bacia.

Atividades copiar e responder
Questão 1-Uma bacia hidrográfica representa toda a área em que há uma mesma drenagem de água, envolvendo sempre um rio principal e os seus afluentes e subafluentes, que, juntos, formam uma rede hidrográfica. A consideração principal para distinguir ou “separar” uma bacia hidrográfica da outra é:
a) a extensão do rio principal
b) o limite entre os divisores de água
c) a hierarquia que compõe a rede hídrica
d) a quantidade de chuvas e suas direções
e) as oscilações nas formas de relevo
Questão 2- As diferentes bacias hidrográficas possuem diferentes utilidades e importâncias para a sociedade. Em regra geral, as bacias planálticas, com relevos mais íngremes e acidentados, possuem um potencial hidrelétrico superior às bacias de planícies.
Com base no exposto, podemos afirmar:
I. A bacia amazônica possui um baixo potencial hidrelétrico em seu leito principal.
II. Bacias hidrográficas com baixo potencial hidrelétrico tendem a apresentar uma maior navegabilidade.
III. A maior parte dos rios brasileiros, portanto, é de elevado potencial para a geração de eletricidade.
IV. A bacia do São Francisco, em função de suas características, não pode ser utilizada para a construção de barragens.
Sobre as alternativas acima, é correto dizer que:
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas a afirmativa I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 3- São elementos estruturais presentes nas bacias hidrográficas e responsáveis pela captação e drenagem das águas superficiais para o subsolo, processo durante o qual os recursos hídricos passam por filtragem, acrescendo também sais minerais à água. Transformam-se, portanto, em grandes reservatórios subterrâneos com grandes volumes de água potável, que, no entanto, não estão livres de contaminação.
A descrição acima é referente:
a) às cavernas subterrâneas.
b) aos rios endorreicos.
c) às reservas hídricas do solo.
d) aos sistemas de aquíferos.
e) à rede de drenagem superficial.
Questão 4- A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais: a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o uso da água pela população.
Avalie se as ações apresentadas abaixo são adequadas para se reduzir a poluição desses rios.
I) Investir em mecanismos de reciclagem de água utilizada nos processos industriais.
II) Investir em obras que viabilizem a transposição de águas de mananciais adjacentes para os rios poluídos.
III) Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em I e III.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 03/08 a 03/08//2020
Podem ser entregues até: 07/08/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas.
Objetivos: saber qual a importância da biodiversidade pra cada um.
Texto para ajudar
O que é biodiversidade?
Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.

De acordo com o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, a biodiversidade pode ser definida como: “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas."
Atividade
1)    O que você entende de biodiversidade?
2)    Na sua cidade existe alguma área de conservação da biodiversidade? Se tiver qual?









                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Coloquem as Atividades do 2º Bimestre em dia e entreguem até 29/07/2020 quarta-feira.
Vocês encontrarão todas as ATIVIDADES do 2º Bimestre de ciências no Classroom, ou no Blog da escola.
Os alunos que já entregaram todas as atividades de ciências poderão entrar em contato com a professora através do Whatsapp se quiserem tirar dúvidas sobre as atividades já entregues.

(Entregar até 29/07/2020 pelo Whatsapp ou 
e-mail:jaquelinejulianialves@hotmail.com )
(COLOCAR NOME COMPLETO E DATA EM TODAS AS FOLHAS)

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 20/07/ a 24/07/2020
Podem ser entregues até: 24/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Selecionar informações relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Objetivos: saber o que cada um entendeu.
Mutação e recombinação
Quando falamos em mutação, nos referimos às alterações que acontecem na sequência de bases do DNA. Em sua maioria acontecem de forma espontânea ou ainda na estrutura dos cromossomos. Só são importantes para a evolução as mutações que acontecem nas células reprodutoras. Muitas pessoas associam a palavra mutação a coisas ruins, mas nem sempre essas são prejudiciais.
A recombinação, por sua vez, acontece durante a reprodução sexuada, podendo ser definida como uma mistura de genes com origens diversas. Esses mecanismos são responsáveis pela variabilidade genética, gerando portanto as características genéticas que vão auxiliar no processo evolutivo.
atividade
1-      Escreva um pequeno texto do que entendeu sobre mutação e recombinação .

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 13/07/ a 17/07/2020
Podem ser entregues até: 17/07/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.

Habilidades contempladas com essa aula: Discutir as ideias de Mendel sobre fatores hereditários, gametas, segregação e fecundação na transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Objetivos: entender o trabalho de mendal, a metodologia cientifica empregada e legado desse trabalho.

Fazer a atividade do caderno  do aluno 2º bimestre, paginas 14 , 15 e 16
Para responde os exercícios usar a  aula do centro de mídia do dia 13/07/2020 .

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 06/07/ a 10/07/2020
Podem ser entregues até: 10/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Selecionar informações relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Objetivos: Relacionar  conceitos genéticos e evolutivos com base na Teoria Sintética da Evolução.

Não precisa copia o texto abaixo
Neodarwinismo
Chamamos de Neodarwinismo uma teoria evolutiva que, nos dias atuais, é aceita por toda a comunidade científica. Os conhecimentos em torno da genética, entre as décadas de 1930 e 1940, foram unidos com as ideias de Charles Darwin que, sintetizados, formaram uma teoria abrangente e embasada, aceita atualmente como forma de explicação para leis do processo evolutivo.
Também chamada de teoria moderna da evolução ou ainda teoria sintética, o Neodarwinismo segue duas principais linhas de raciocínio. A primeira, de que a evolução pode ser elucidada pela recombinação gênica e pelas mutações, mas norteadas pelo processo de seleção natural. A segunda é de que os fenômenos evolutivos tem fundamento em mecanismos genéticos. Essa teoria é baseada em quatro processos evolutivos básicos: mutação, recombinação genética, seleção natural e isolamento reprodutivo.
Mutação e recombinação
Quando falamos em mutação, nos referimos às alterações que acontecem na sequência de bases do DNA. Em sua maioria acontecem de forma espontânea ou ainda na estrutura dos cromossomos. Só são importantes para a evolução as mutações que acontecem nas células reprodutoras. Muitas pessoas associam a palavra mutação a coisas ruins, mas nem sempre essas são prejudiciais.
A recombinação, por sua vez, acontece durante a reprodução sexuada, podendo ser definida como uma mistura de genes com origens diversas. Esses mecanismos são responsáveis pela variabilidade genética, gerando portanto as características genéticas que vão auxiliar no processo evolutivo.

Seleção natural
A seleção natural é outra forma de imposição de ordem ao processo evolutivo. Durante esse processo, os seres mais adaptados permanecem vivos e reproduzem-se, enquanto os menos adaptados não seguem.
Com isso, os indivíduos adaptados deixam descendentes e tornam a população de animais mais adaptados ao ambiente em que vivem.

Isolamento reprodutivo
O isolamento reprodutivo refere-se às populações que são separadas por características geográficas fazendo com que os animais reproduzam-se em grupos separados que passarão a evoluir de forma isolada de sua antiga população. Isso pode acontecer com o isolamento sexual também.
Pontos básicos:
A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados:
1) As variações que acontecem de uma espécie para a outra vão depender das mutações;
2) Essas mutações acontecem ao acaso;
3) A luta pela vida acontece entre os indivíduos e o meio ambiente;
4) Com a luta pela vida, temos a ação da seleção natural que define os aptos e não aptos às condições do meio.
5) Por fim, o isolamento geográfico, ou ainda sexual, impede que características dos seres adaptados misturem-se com as características dos primitivos.
Copiar e responder no caderno exercícios abaixo
1-A teoria sintética da evolução ou neodarwinismo admite como principais fatores evolutivos:
I – mutação
II - lei do uso e desuso
III - recombinação gênica
IV - seleção natural
Estão corretas:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas I, III IV.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
2- (CESGRANRIO-RJ) A teoria sintética ou moderna para explicar o mecanismo da evolução considera como fatores principais:
a) mutação, recombinação gênica e seleção natural.
b) mutação, oscilação gênica e adaptação.
c) segregação cromossômica, recombinação e especiação.
d) migração, seleção natural e adaptação.
e) segregação cromossômica, especiação e oscilação gênica.
3-Os principais fatores evolutivos que constituem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo são:
a) fluxo gênico, oscilação genética e seleção natural;
b) mutação, recombinação gênica e oscilação genética;
c) recombinação gênica, mutação e fluxo gênico;
d) seleção natural, recombinação gênica e mutação;     
e) oscilação genética, fluxo gênico e recombinação gênica.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

Professor: Jaqueline Juliani Alves
Disciplina: ciências
Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B
Atividades da semana dos dias: 29/06/ a 03/07/2020
Podem ser entregues até: 03/07/2020
Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996  (professora Jaqueline ), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)
Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP, blog da escola, google classroom.
Habilidades contempladas com essa aula: Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Objetivos:  interpretar a teoria evolutiva proposta  por Jean Baptiste Lamarck, reconhecendo a lei de uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.

Não precisa copia o texto abaixo

As Ideias de Lamarck
Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia zoológica. Ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir da matéria inanimada por geração espontânea e progridem a um estágio de maior complexidade e perfeição. Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele. Nesse processo de adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem a novas espécies.
Segundo Lamarck, portanto, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:
Lei do uso ou desuso: No processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam e o desuso faz com que se atrofiem.  Um dos exemplos mais conhecidos é o do pescoço da girafa. Segundo Lamarck, as girafas com pescoço comprido, eram descendentes de girafas ancestrais que provavelmente tinham pescoço curto, mas, com a necessidade de alcançar alimentos (folhagens das árvores), tinham que esticar o pescoço, e, com isso, o pescoço alongou-se. E essa característica adquirida foi transmitida aos seus descendentes, originando as atuais girafas de pescoço longo. Portanto, pelo uso e desuso da característica, e sua transmissão aos descendentes, ocorreu a evolução das espécies. E quando o organismo não necessita do órgão o mesmo se atrofia. A lei do uso e desuso ficou conhecida como a primeira lei de Lamarck.
Teoria do Uso e Desuso
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: A segunda lei supõe que as características adquiridas pelo uso (ou atrofiadas pelo desuso) são transmitidas de geração a geração; é a lei da transmissão dos caracteres adquiridos. Sabemos hoje que as variações entre indivíduos depende da informação genética e que somente essas informações e as mutações dos genes podem ser transmitidas a uma geração seguinte. O biólogo alemão Weissman (1868 a 1876) conseguiu refutar as Leis de Lamarck: cortou a cauda de ratos durante várias gerações, e os seus filhotes continuavam a nascer com cauda. Por esse experimento, Weissman provou que essa característica adquirida pelos ratos - ausência de cauda - não foi transmitida a outras gerações.
Na época, as ideias de Lamarck foram rejeitadas, não porque falavam na herança das características adquiridas, mas por falarem em evolução. Não se sabia nada sobre herança genética e acreditava-se que as espécies eram imutáveis. Somente muito mais tarde os cientistas puderam contestar a herança dos caracteres adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade física terá musculatura mais desenvolvida, mas essa condição não é transmitida aos seus descendentes.
Mesmo estando enganado quanto às suas interpretações, Lamarck merece ser respeitado, pois for o primeiro cientista a questionar o fixismo e defender ideias sobre evolução. Ele introduziu também o concito da adaptação do organismo ao meio, muito importante para o entendimento da evolução.
Fonte: < http://biologiafacil.wordpress.com/2009/05/13/as-ideias-de-lamarck>

Copiar e responder no caderno exercícios abaixo
1-       O que Lamarck falava sobre a lei do uso e desuso. Faça um pequeno resumo explicando.
2-       Faça um pequeno resumo explicando o que entendeu da lei dos característicos adquiridos.
3-       Porque no começo de tudo as ideias de Lamarck foi rejeitadas.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

Pesquise e faça um texto comparando as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin

RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
Primeira Lei de Mendel

            
            
Gregor Johan Mendel foi um monge agostiniano nascido no ano de 1822 que se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas a seus descendentes. Conhecido como o pai da genética, Mendel realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro (Pisum sativa), escolha que foi uma das razões de seu sucesso com suas pesquisas, pois essa leguminosa apresenta diversas vantagens como fácil cultivoprodução de grande quantidade de sementesciclo de vida curto, além de características contrastantes e de fácil identificação. Outro fato que contribuiu para o sucesso das pesquisas de Mendel foi que ele analisou apenas uma característica de cada vez, sem se preocupar com as demais características.
Em seus experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, por exemplo, plantas de sementes verdes que só originassem sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originassem sementes amarelas. Você deve estar se perguntando, como Mendel sabia que as plantas eram puras? Pois bem, para que ele tivesse certeza de qual planta era pura, ele as observava durante seis gerações, período de aproximadamente dois anos. Se durante essas gerações as plantas originassem indivíduos diferentes da planta inicial, elas não eram consideradas puras, mas se ocorresse o contrário e elas só originassem descendentes com as mesmas características da planta inicial, eram consideradas puras.  

Uma vez constatado que as plantas eram puras, Mendel escolheu uma característica, por exemplo, plantas puras de sementes amarelas com plantas puras de sementes verdes, e realizou o cruzamento. Essa primeira geração foi chamada de geração parental ou geração P. Como resultado desse cruzamento, Mendel obteve todas as sementes de cor amarela e a essa geração denominou de geração F1. Os indivíduos obtidos nesse cruzamento foram chamados por Mendel de híbridos, pois eles descendiam de pais com características diferentes.
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Em seguida, Mendel realizou uma autofecundação entre os indivíduos da geração F1, chamando essa segunda geração de geração F2. Como resultado dessa autofecundação, Mendel obteve três sementes amarelas e uma semente verde (3:1). A partir dos resultados obtidos, Mendel concluiu que como a cor verde não apareceu na geração F1, mas reapareceu na geração F2, as sementes verdes tinham um fator que era recessivo, enquanto as sementes amarelas tinham um fator dominante. Por esse motivo, Mendel chamou as sementes verdes de recessivas e as sementes amarelas de dominantes.
Em diversos outros experimentos, Mendel observou características diferentes na planta, como altura da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas elas algumas características sempre se sobressaíam às outras.
Diante desses resultados, Mendel pôde concluir que:
→ Cada ser vivo é único e possui um par de genes para cada característica;
 → As características hereditárias são herdadas metade do pai e metade da mãe;
→ Os genes são transmitidos através dos genes;
→ Os descendentes herdarão apenas um gene de cada característica de seus pais, ou seja, para uma determinada característica, haverá apenas um gene do par, tanto da mãe quanto do pai.
Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.


A primeira lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Assistem essa vídeo aula a seguir
1-(Fuvest-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) III e IV.
2-(Unifor-CE) Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.
A primeira lei de Mendel está expressa em:
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
3- Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):
a) cromossomos.
b) genes.
c) RNA.
d) espermatozoides.
e) fenótipo
4- Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):
a) cromossomos.
b) genes.
c) RNA.
d) espermatozoides.
e) fenótipo


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
Aqui vai uns conceitos básico em genética para ajudar
Gene – unidade descritiva hereditária na genética dos ácidos nucleicos que corresponde a um segmento de DNA. E a unidade funcional da heranças.
Genotipo – e a informação genética de individuo
Fenotipo – genótipo + ambiente (fenótipo pode ser definido como as características expressas em decorrência da ação de um gene. O fenótipo pode sofrer alterações pela ação do meio.)

   Hereditariedade
A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias.
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm 23 cromossomos cada. Quando ocorre a fusão, os 23 cromossomos do pai juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto cromossômico daquela nova célula.       
Questão 1 -A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a) fenótipo.
b) genótipo.
c) cariótipo.
d) cromossomos.
e) genes. 
 Questão 2- Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene.
b) cromossomo.
c) alelos.
d) RNA.
e) nucléolo.
Questão 3- (UFSCAR) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
Questão 4- Escreva  o que você entende sobre hereditariedade.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



ATIVIDADES





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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Radioatividade e Estrutura do átomo
QUÍMICA
Por meio de experimentos com radioatividade, Rutherford descobriu a possível estrutura do átomo. Ele notou que as partículas alfa eram desviadas por um campo magnético no sentido negativo, sendo, portanto, partículas positivas. As partículas beta eram desviadas em direção à placa positiva, constitui

O fenômeno da radioatividade chamou a atenção de inúmeros cientistas, dentre eles o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937). Ele realizou um experimento em que um feixe de partículas alfa (α) foi submetido a um campo elétrico. Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.
Ele descobriu também que havia partículas negativas que eram atraídas pelo polo positivo; estas eram as partículas beta (β). Além disso, esta radiação tinha um poder de penetração maior que o da radiação alfa.
No entanto, havia uma das emissões radioativas, a gama (γ), que não era atraída por nenhum dos polos. Esta é ainda mais energética que as outras radiações. Concluiu-se, portanto, que a radiação gama (γ) não é constituída de partículas, mas, assim como o raio X, ela seria formada por ondas eletromagnéticas, além de não possuir carga nem massa. Por não ter carga, essa radiação não sofre interferência no campo elétrico.


Experimento realizado por Rutherford detectou que as partículas alfa e beta eram desviadas pelo campo eletromagnético.
Este e outros estudos posteriores demonstraram que o modelo atômico de Dalton, em que o átomo seria uma esfera, maciça e indivisível, não poderia estar correto; pois, conforme visto acima, o átomo deveria ter partículas menores e com cargas positivas e negativas.
Em 1911, Rutherford propôs que o átomo seria composto de um núcleo atômico, no qual estariam as partículas positivas, denominadas de prótons; e na eletrosfera, ou seja, na região ao redor do núcleo, estariam as partículas negativas (elétrons), girando em órbitas circulares.
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Ele próprio verificou posteriormente que a radioatividade era um fenômeno que ocorria nos núcleos atômicos instáveis.
Os físicos F. Soddy, A. Russel e K. Fajans, de forma independente uns dos outros, descobriram quais eram as partes correspondentes dessas radiações dentro do átomo:
*Partículas alfa (α):Ao emitir uma partícula alfa, o átomo do elemento radioativo está na verdade emitindo dois prótons e dois nêutrons (a carga positiva se dá em razão dos prótons);



Quando um elemento emite uma partícula alfa ele esta emitindo dois prótons e dois nêutrons.
*Partículas beta (β): Quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele está perdendo um elétron e uma subpartícula denominada antineutrino.Um nêutron decompõe-se, originando um próton que permanece no núcleo, um elétron e um antineutrino que são emitidos.




Quando um elemento emite uma partícula beta, ele está emitindo um elétron.

Assim, a caracterização desses três tipos de radiação é dada abaixo:




Poder de penetração das três radiações nucleares principais.






A descoberta das emissões radioativas contribuiu para o entendimento da constituição do átomo.
Exercicio
1-A imagem a seguir traz uma representação do poder de penetração das radiações alfa, beta e gama:


Sobre essas radiações, marque a alternativa correta:
a) Sempre que o núcleo de um átomo emite a radiação beta, um novo nêutron é formado no interior desse núcleo.
b) A radiação beta é composta por um único elétron, o que confere a ela uma carga positiva.
c) As radiações alfa são formadas por dois prótons e dois nêutrons, o que confere a ela a menor massa entre os tipos de radiações.
d) As partículas gama são radiações eletromagnéticas que não possuem carga elétrica nem massa.
e) Os nêutrons são partículas localizadas no interior do núcleo do átomo e apresentam uma massa menor do que a dos elétrons (presentes nas eletrosferas).

 2-   (FCM-MG) A compreensão das propriedades de interação das radiações com a matéria é importante para: operar os equipamentos de detecção, conhecer e controlar os riscos biológicos sujeitos à radiação, além de possibilitar a interpretação correta dos resultados dos radioensaios.
I. As partículas gama possuem alto poder de penetração, podendo causar danos irreparáveis ao ser humano.
II. As partículas alfa são leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível.
III. As partículas gama são radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa.
IV. As partículas alfa são partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, geralmente causam queimaduras de 3° grau.
V. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa.
Das afirmações feitas em relação às partículas radioativas, estão CORRETAS:
a) apenas I e V.
b) apenas I, II e V.
c) apenas I, III, e V.
d) apenas II, III e IV.
3- Os raio x não são uteis apenas na medicina. Pesquise e responde qual é a utilidade dos raios x:
a)   Na segurança dos aeroportos;
b)   Na indústria.
4- pesquise em que época viveu Guglielmo Marconi e qual foi sua contribuição para a humanidade.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


Estrutura do Átomo

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons.
Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo. Ao longo do tempo, a ideia de como seria a estrutura atômica foi mudando de acordo com as novas descobertas feitas pelos cientistas.
Um modelo é uma representação da realidade (não a própria realidade), assim, os modelos atômicos são representações dos principais componentes do átomo e de sua estrutura e explicam determinados comportamentos físicos e químicos da matéria. Isso é feito porque ainda não é possível ao ser humano enxergar um átomo isolado nem mesmo com ultramicroscópios.
Para se ter uma ideia do quanto o átomo é pequeno, saiba que a menor partícula visível em um microscópio comum contém mais de dez bilhões de átomos! O átomo é tão pequeno que, se colocássemos um milhão deles lado a lado, não atingiríamos a espessura de um fio de cabelo.
Entre os modelos atômicos, o mais usado atualmente no Ensino Médio para o entendimento da estrutura do átomo e suas propriedades é o de Rutherford-Bohr. Segundo esse modelo, a estrutura do átomo é constituída de duas partes principais: o núcleo e a eletrosfera.


Duas partes principais da estrutura de um átomo – eletrosfera e núcleo
* Núcleo: Constituindo-se como a parte central do átomo, ele é compacto, maciço e muito denso, além de ser formado pelas partículas de maior massa, que são os prótons e os nêutrons.





Ilustração de prótons e nêutrons que compõem o núcleo atômico
- Prótons: são partículas de carga elétrica positiva (carga relativa = +1; carga em coulomb (C) = +1,602 . 10-19) e a sua massa relativa é igual a 1.
O fato de que os prótons formam o núcleo e dão a ele uma carga total positiva foi descoberto por Eugen Goldstein, em 1886, através de uma modificação na ampola de Crookes e alguns experimentos. Ele viu que, sob voltagens elevadíssimas, apareciam emissões (raios anódicos - restos de átomos do gás que estavam dentro da ampola e que tiveram seus elétrons arrancados pela descarga elétrica). Ao colocar um campo elétrico ou magnético externo à ampola, esses raios eram desviados no sentido do polo negativo. Isso significava que existiam partículas subatômicas positivas, que foram chamadas de prótons.
Mais tarde, Ernest Rutherford (1871-1937) realizou o experimento descrito no texto O átomo de Rutherford, que o levou à descoberta da localização do próton: no núcleo.
- Nêutrons: são partículas de massa igual à dos prótons (1), mas como o próprio nome indica, eles são neutros, ou seja, não possuem carga elétrica.
Os nêutrons foram descobertos, em 1932, por James Chadwick (1891-1974), que percebeu que o núcleo do berílio radioativo emitia partículas neutras com a massa praticamente igual à massa dos prótons (na verdade, é um pouquinho maior).
O diâmetro do núcleo depende da quantidade de prótons e nêutrons que o átomo possui, mas, em média, fica em torno de 10-14 m e 10-15 m.
O núcleo atômico concentra praticamente toda a massa do átomo, sendo uma parte muito pequena mesmo: tanto o próton como o nêutron são cerca de 100 mil vezes menores do que o próprio átomo inteiro! A título de comparação, imagine que aumentássemos o núcleo do átomo do elemento hidrogênio (que possui somente um próton) até o tamanho de uma bola de tênis, o elétron mais próximo ficaria a uns três quilômetros de distância! Mesmo se um átomo fosse aumentado até ficar da altura de um prédio de 14 andares, seu núcleo seria do tamanho de um mero grão de sal no sétimo andar. É realmente algo espantoso, não acha?!
* Eletrosfera: É uma região onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo. Apesar de ser uma região de volume muito maior que o do núcleo, ela é praticamente vazia, pois cada elétron é 1836 vezes menor que 1 próton (ou que 1 nêutron). É por isso que a massa do átomo concentra-se praticamente toda no núcleo. Os elétrons são partículas de carga elétrica negativa (-1).
Os elétrons foram descobertos, em 1897, por Joseph John Thomson (1856-1940), o criador do modelo atômico de Thomson. O experimento de Thomson pode ser visto em detalhes no texto O experimento de Thomson com descargas elétricas, mas, de forma resumida, ele usou a ampola de Crookes já mencionada e percebeu que os raios catódicos eram sempre atraídos pelo polo positivo, o que provava que o átomo possuia partículas negativas, que foram chamadas de elétrons.
Os elétrons giram ao redor do núcleo bilhões de vezes por milionésimo de segundo, dando forma ao átomo e fazendo-o comportar-se como se fosse sólido.


Ilustração de eletrosfera com três camadas eletrônicas e elétrons girando ao redor do núcleo
Resumidamente, podemos fazer uma tabela para diferenciar as três partículas subatômicas principais que fazem parte da estrutura do átomo:



Massa e carga elétrica das três partículas subatômicas principais – prótons, nêutrons e elétrons
Os átomos de todos os elementos químicos são compostos por essas três partículas subatômicas. O que difere um elemento químico de outro é a quantidade em que essas partículas aparecem, principalmente a quantidade de prótons no núcleo, que é chamada de número atômico. Continue estudando sobre isso por meio do texto Elemento Químico.
EXERCICIOS
1-O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.
Em relação a essas características, indique a alternativa correta.
a) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos.
b) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.
c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.
d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.
2-Alguns estudantes de Química, avaliando seus conhecimentos relativos a conceitos básicos para o estudo do átomo, analisam as seguintes afirmativas:
I. Átomos isótopos são aqueles que possuem mesmo número atômico e números de massa diferentes.
II. O número atômico de um elemento corresponde à soma do número de prótons com o de nêutrons.
III. O número de massa de um átomo, em particular, é a soma do número de prótons com o de elétrons.
IV. Átomos isóbaros são aqueles que possuem números atômicos diferentes e mesmo número de massa.
V. Átomos isótonos são aqueles que apresentam números atômicos diferentes, número de massas diferentes e mesmo número de nêutrons.
Esses estudantes concluem, corretamente, que as afirmativas verdadeiras são as indicadas por:
a) I, III e V
b) I, IV e V
c) II e III
d) II, III e V
e) II e V
3- FAÇA UM RESUMO SOBRE A MATÉRIA EXPOSTA NESTE MÓDULO.


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1) O ponto de fusão do ferro é igual a 1530 ºC e o ponto de ebulição é de 2 450ºC. Baseado nisso, qual será o estado físico do ferro nas seguintes temperaturas:
a.    25 ºC:
b.    130 ºC:
c.    1 459 ºC:
d.    2 235 ºC:
e.    3 002 ºC:

2) Observe a tabela abaixo e identifique quais estão sólidos em temperatura ambiente (considere 20 ºC como a temperatura ambiente) e pressão de 1 atm:











A 50ºC, quais delas encontram-se no estado líquido?
5) Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário;
II – Uma vasilha de água deixada no freezer;
III- Uma vasilha de água deixada no fogo;
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido;
Nesses fatos estão relacionados quais mudanças de estado?

6)Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm: 


a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa.
b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
c) Ambos encontram-se na fase líquida.
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e) Ambos se encontram na fase sólida.

7) Qual das propriedades físicas abaixo é específica da matéria?
a.    Cor
b.    Massa
c.    Volume
    d.   Ponto de Fusão
e.    Temperatura

8) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:
1. Ponto de ebulição
2. Massa
3. Volume
4. Densidade
Quais as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos?
9) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade.
b) massa da amostra.
c) solubilidade em água.
d) temperatura de ebulição.
e) temperatura de fusão.

10) Como calculamos a densidade de um material? Se um material de densidade menor que a da água, é colocado em um recipiente com água o que acontece? E se a densidade do material for maior que a da água, o que acontece?

11) O ponto de fusão do bromo é -7,2 ºC, já o seu ponto de ebulição é 58,8 ºC. Identifique o estado físico dessa substância nas seguintes temperaturas:
a) - 30ºC
b) 0 ºC
c) 35 ºC
d) 80 ºC
e) 110ºC

12) O gráfico abaixo representa a variação de temperatura observada no aquecimento de uma determinada substância:














Responda:
   I.        Faixa de temperatura em que a substância permanece sólida;
  II.        Faixa de temperatura em que a substância permanece totalmente líquida;
III.        Temperatura de ebulição;
IV.        Temperatura de fusão;
 V.        Tempo que a fusão demora;
VI.        Tempo em que a substância permanece líquida.


13) Uma solução foi preparada misturando-se 30 gramas de um sal em 300 g de água. Considerando-se que o volume da solução é igual a 300 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de:
a)      10,0
b)      1,0
c)       0,9
d)      1,1
e)      0,1

14) Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:

A seguir temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.

15) Uma churrasqueira é feita de ferro. Sabendo que o ponto de fusão do ferro é de 1538°C, o que você pode afirmar sobre a temperatura do carvão em brasa que está na churrasqueira durante o preparo do churrasco? Explique.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05



Assista ao vídeo e acompanhe as seguintes informações sobre matéria.

Link para o vídeo

https://youtu.be/wO65r7J-BbM 

Transformações da matéria

Química

As transformações da matéria são as modificações que ela pode sofrer com ou sem mudança de sua composição.

Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno. Esses fenômenos podem ser físicos ou químicos.
Fenômenos físicos
A substância que constitui a matéria não passa por transformação alguma. Sendo assim, sua forma, tamanho, aparência podem mudar, mas não sua composição.
Exemplo: Solidificação da água. A substância – no caso, a água – estava no estado líquido e passou para o estado sólido. Sua forma e tamanho mudaram, mas não os seus constituintes.
Fenômenos químicos



A combustão do carvão em uma churrasqueira é um exemplo de fenômeno químico
A composição da matéria passa por mudanças, ou seja, uma ou mais substâncias alteram-se, dando origem a compostos diferentes. Mas como saber se uma determinada matéria passou por alguma transformação química? É fácil! A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:
·         Alteração na cor;
·         Surgimento de chama ou luminosidade. Exemplo: queima do álcool;
·         Efervescência (liberação de um gás). Exemplo: quando dissolvemos um antiácido estomacal na água.
EXERCÍCIOS
1-Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna A:       
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  
Coluna B:
A.    Amassar um papel;
B.     Fotossíntese realizada pelas plantas;
C.     Quebrar um copo de vidro;
D.    Ferver a água;
E.     Dissolução do açúcar em água;
F.      Alimento decompondo-se no lixo;
G.    Congelamento da água;
H.    Queima do carvão;
I.        Produção de queijo a partir do leite;
J.       Transformação de tecido em roupas;
K.    Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
L.     Aquecer uma panela de alumínio;
M.   Queima de papel;
N.    Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
O.    Azedamento do leite;
P.      Corte de um bolo;
Q.    Digestão de alimentos;
R.     Enferrujamento de uma palha de aço;
S.      Amassar uma latinha de alumínio.
2-Considere os fenômenos abaixo:
  1. Dissolução do sal de frutas;
  2. Produção de caramelo a partir do açúcar;
  3. Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
  4. Cândida em tecido colorido;
  5. Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
  6. Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos?
  1. 1, 2, 3, 5.
  2. 1, 2, 4, 6.
  3. Apenas 6.
  4. Todos são fenômenos químicos.
  1. Nenhuma das opções.
3-Considerando-se as transformações:
  1. A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:
  1. As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
  1. Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:

É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
  1. Físico, químico, físico.
  2. Físico, químico, químico.
  3. Físico, físico, químico.
  4. Químico, químico, físico.
  1. Químico, físico, físico.
4-Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:
I- dissolução do açúcar na água;
II- envelhecimento de vinhos;
III- preparação de cal a partir do calcário.

a.       Físico, físico e químico, respectivamente;
b.      Físico, químico e físico, respectivamente;
c.       Físico, químico e químico, respectivamente;
d.      Químico, físico e físico, respectivamente;
e.       Químico, químico e físico.

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