segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

GEOGRAFIA

     ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

Período: (15,17 E 18/12/2020)

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO – GEOGRAFIA AGENDA 2030 E OS 17 ODS – REGINATO (15/12/2020)

PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B -GEOGRAFIA -EF II

HABILIDADES:

•     IDENTIFICAR E ANALISAR MAPAS TEMÁTICOS RELACIONADOS À OCORRÊNCIAS DE DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS EM DIFERENTES REGIÕES DO MUNDO, EM ESPECIAL NA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA.

UNIDADE TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA.

OBJETO DE CONHECIMENTO: DIVERSIDADE AMBIENTAL EAS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.

 

1-   De qual forma as empresas foram consideradas nos 17 objetivos sustentáveis.? Explique.

2-   Quais são os pilares do Desenvolvimento Sustentável?

3-   Explique com suas palavras, que é a Agenda 2030.

4-   Por que as ODS são importantes?

5-   Por que crianças e jovens são importantes, para a implementação da Agenda 2030?

6-   Dos 8 objetivos revisados, quais foram considerados?

7-   Qual o objetivo principal da ODS?

 

   ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

Data: 11/12/2020

 

ATIVIDADES

Período: (08, 10 E 11/12/2020)

ATIVIDADE - GEOGRAFIA – RECURSOS NATURAIS E FONTES ENERGÉTICAS - REGINATO – (08,10 E 11/12/2020).

PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF II

HABILIDADE:

•     AVALIAR CRITICAMENTE OS USOS DE RECURSOS NATURAIS A PARTIR DAS DIFERENTES FONTES DE ENERGIA ( TERMOELÉTRICA, HIDRELÉTRICA, EÓLICA, NUCLEAR E GEOTÉRMICA).

•     ANALISAR OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO EM DIFERENTES PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA E RELACIONAR COM AS FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS NO BRASIL E AS PRÁTICAS DE USO RACIONAL DE ENERGIA.

UNIDADE TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA.

OBJETO DO CONHECIMENTO:

•     DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.

1-    Qual tipo de energia substituiu o trabalho animal?

2-    O que é necessário para produzir energia hidrelétrica?

3-    Observe o mapa e responda: Impactos ambientais na produção de energia –




Na América – Canadá (7%), EUA (4%) e Brasil (12%).

Na África – Congo (5%).

Na Ásia – Rússia (12%), China (13%) e Índia (5%).

a)    Qual país provocou mais impacto ambiental?

b)    Qual país provocou menos impacto ambiental?

4-    Faça a leitura do gráfico e responda:




a)    Escreva o nome dos três países que mais consomem petróleo no mundo.

b)    Escreva o nome dos três países que menos consomem petróleo no mundo.

5-    Observe o mapa do Brasil e responda:

a)      Qual região tem mais Energia fotovoltaica?




6-    O que são impactos socioambientais?

7-    O que é matriz energética? Cite 2 exemplos de fonte de energia.

 

 

   ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ATIVIDADES

 

 

ATIVIDADE - DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS – REGINATO – (01, 03 E 04/12/2020).

PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF

HABILIDADE:

•     IDENTIFICAR E ANALISAR MAPAS TEMÁTICOS RELACIONADOS ÀS OCORRÊNCIAS DE DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS EM DIFERENTES REGIÕES DO MUNDO, EM ESPECIAL NA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA.

UNIDADE TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA.

OBJETO DO CONHECIMENTO:

•     DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EURPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.

 

1-           1-Explique com suas palavras o que são desastres socioambientais.

 

2-           2-Observe o mapa, faça a leitura e responda:

 

 


 

a)   Todos os países têm a mesma capacidade de lidar com os desastres? Justifique, por que?

b)   Quais países ocorrem mais desastres?

 

3-   Onde fica Vanuatu?

 

4-   Qual país em mais artigo publicado na questão de desastres naturais:

a)   EUA

b)   Alemanha

c)   China

d)   Japão

 

5-   Qual país é o mais especializado em ciência do desastre natural:

a)   EUA

b)   Alemanha

c)   China

d)   Japão

 

6-   Qual país destaca-se na publicação de papers sobre acidentes químicos e radiológicos:

a)   EUA

b)   Alemanha

c)   China

d)   Japão

 

7-   Quais os dois arquipélagos, que lideram o índice mundial de risco de desastre:

a)   Grandes Antilhas e pequenas Antilhas.

b)   Arquipélago São Pedro e São Paulo

c)   Arquipélago Seychelles e Melanésia.

d)   Arquipélago do Pacifico Sul e da Polinésia.

 

8-   Qual a importância da educação para a redução de riscos e desastres?



 ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

DATA: 27/11/2020

 

 

ATIVIDADES

ATIVIDADE - RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA – REGINATO – (24,26 e 27/11/2020).

PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF

HABILIDADE:

•     IDENTIFICAR E ANALIZAR AS CADEIAS INDUSTRIAIS E DE INOVAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS USOS DOS RECURSOS NATURAIS E DAS DIFERENTES FONTES DE ENERGIA (TAIS COMO TERMOELÉTRICA, HIDRELÉTRICA, EÓLICA, NUCLEAR E GEOTÉRMICA) EM DIFERENTES PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA.

UNIDADE TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA.

OBJETO DE CONHECIMENTO:

•     DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.

 

1-    O que são fontes de energia?

2-    Dê dois exemplos de recursos naturais utilizados para a geração de energia.

3-    Observe o mapa do mundo, faça a leitura e responda:


 



 

a)   O que o mapa revela sobre o consumo de eletricidade na Europa, na Ásia e na Oceania?

b)   Quais países ou regiões do mundo consome menos energia?

4-   Aonde fica a primeira Usina Nuclear brasileira, que entrou em operação comercial em 1985?

5-   Qual a importância dos solos para o desenvolvimento humano, animal e das plantas?

6-   Explique o que é pedologia.

7-   Quais são as fontes de energia?

8-   Explique o que são energias renováveis?

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA:

Data: 13/11/2020

 

ATIVIDADES

Período: (10,12 e 13/11/2020)

ATIVIDADE – CADEIAS INDUSTRIAIS E OS RECURSOS NATURAIS – REGINATO – (10,12 e 13/11/2020).

PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B -EF - geografia

HABILIDADE:

IDENTIFICAR E ANALISAR AS CADEIAS INDUSRIAIS E DE INVAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS USOS DE RECURSOS NATURAIS E DAS DIFERENTES FONTES DE ENERGIA (TAIS COMO TERMOELÉTRICA, HIDRELÉTRICA, EÓLICA, NUCLEAR E GEOTÉRMICA) EM DIFERENTES PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA.

UNIDADE TEMÁTICA: O MUNDO DO TRABALHO.

OBJETO DO CONHECIMENTO:

DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EURPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.

1-    O que são recursos naturais?

2-   Qual a diferença entre recursos renováveis e não renováveis?

3-   Leia a afirmação:

Com a descoberta do petróleo, muita coisa mudou em nosso cotidiano.

Agora responda:

a)   Aponte dois itens que você utiliza no seu dia a dia que é fabricado a partir do petróleo.

4-   Observe o gráfico da proporção de material reciclado em atividades industriais selecionados no Brasil.

 



a)   Qual mês que é recolhido maior número de toneladas e rejeitos?

b)   Qual prefeitura é responsável por essa informação sobre a reciclagem?

5-   Observe o gráfico da produção de petróleo no mundo, e responda:

 

 



 

a)    Quais países que são os maiores produtores de petróleo?

b)    Qual país produziu menos barril de petróleo?

6-    Leia a afirmação:  Muitos estudos apontam os problemas causados pela queima de combustíveis fósseis, e responda:

a)    Diante dessa informação, quais alternativas, podemos propor para a diminuição desse problema?

7-    Faça uma pesquisa sobre os usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (geração).

 

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

ATIVIDADE – DESIGUALDADE SOCIAL NA SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL - (03,05 e 06/11/2020). REGINATO

PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO A e B -GEOGRAFIA – EF

HABILIDADE:

Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano-industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação socioespacial, em diferentes regiões do mundo.

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho.

OBJETO DO CONHECIMENTO:

Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e das matérias-primas.

1-            Explique com suas palavras o que é desigualdade.

2-            Quais problemas podem ser causados pela desigualdade social?

3-            De que maneira o processo de industrialização em diferentes regiões do mundo impulsionou a segregação socioespacial?

4-            Qual sua percepção sobre segregação social em seu município? Comente sua resposta.

5-            Observe a imagem e responda:

 



 

 

a)     Qual a diferença entre as duas imagens?

b)    O que falta na segunda imagem, com relação a infraestrutura do bairro?

6-            Explique o que o índice de GINI faz.

7-            Porque o índice de GINI é importante?

8-            Observe o mapa do mundo com o coeficiente índice de Gini.




9-            OBSERVE A IMAGEM E DESCREVA SUAS PERCEPÇÕES (SOCIEDADE URBANO INDUSTRIAL):

 

OBRA: FÉRREO E CARVÃO, DE WILLIAM BELL SCOTT (1855-1860).




a)   Construtores de ferrovias, locomotiva, ponte mostra jornais e telégrafo elétrico.

b)   Homens violentos, dando marretadas em alguém.

c)   Operários de uma fábrica.

1    0-          Dê significado de ODS 9. Explique para que serve.

 


   
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

 

ATIVIDADE - URBANIZAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA. (27 e 29/10/2020). Reginato

PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF

HABILIDADES:

Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do Capital financeiro em diferentes países, com destaque para  Brasil.

Unidade Temática: Mundo do Trabalho

Objeto do conhecimento:

Cadeias industriais e inovação dos recursos naturais e das matérias-primas.

1-    Qual é a finalidade do censo agropecuário?

2-    Em qual setor da economia se enquadra a agricultura?

3-    O que é urbanização?

4-    A urbanização pode impactar a produção do campo? Como?

5-    De que maneira o campo está presente na cidade?

6-    Analise a afirmação a seguir: “O Brasil é um país agrário, de riquezas na produção do campo”. Qual a sua opinião sobre essa afirmação?

7-    Como a produção do campo se beneficia das inovações tecnológicas?

8-    Quais são os benefícios e os malefícios da chamada “inovação agrícola”?

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

Período: (20,22 e 23/10/2020))

ATIVIDADES – Revisão de conteúdos bimestrais anteriores.

PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO – (A-B) – GEOGRAFIA

HABILIDADES:

·         COMPREENDER PROCESSOS SOCIAIS UTILIZANDO CONHECIMENTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS.

·         IDENTIFICAR REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM TEXTOS CIENTÍFICOS, IMAGENS, FOTOSE GRÁFICOS, ETC.

 

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA – 9º ANO A e B – EF

NOME DO ALUNO: _____________________ Nº: __ 9º ANO: ____ DATA: ____/___/____.

 

 I- Faça a leitura do texto e responda as atividades:

[...] O cidadão norte americano, desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional, antes de ser transmitido a América. Sai de baixo de cobertas feitas de algodão, cuja planta se tornou doméstica na Índia; ou de linho ou de lã de carneiro, um e outro domesticados no Oriente Próximo; ou de seda cujo emprego foi e lava-se com sabão que foi inventado pelos antigos gauleses, faz a barba que é um rito masoquista que parece provir dos sumerianos ou do antigo Egito [...]

[...] lê notícias do dia, impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. Ao inteirar-se das narrativas dos problemas estrangeiros, se for um bom cidadão conservador, agradecerá a uma divindade hebraica, numa língua indo-europeia, o fato de ser cem por cento americano [...].

descoberto na China. Todos esses materiais foram fiados e tecidos por processos inventados no Oriente Próximo. Ao levantar da cama faz uso dos mocassins que foram inventados pelos índios das florestas do leste do EUA e entra no quarto de banho, cujos aparelhos são uma mistura de invenções europeias e norte americanas, que é vestuário inventado na Índia,

LINTON, Ralp. O homem: uma introdução a antropologia.

 

1-        Grife as palavras desconhecidas e pesquisem seu significado no dicionário.

2-        Grife as ideias principais do texto.

3-        Redija, com um texto próprio, a ideia principal do texto.

4-        Elabore uma síntese.

5-        Considerando que as trocas atuais são muito mais volumosas e aceleradas, até onde terão chegado as influências entre os povos?

6-        Isso dará condições para perceber-se que na atualidade a escala mundial está bem mais plena de relações?

7-        Será que estamos nos transformando em “cidadãos do mundo”, bem mais do que apenas cidadãos nacionais?

II -       Observe a imagem abaixo e dê as características conforme a letra:

a)        Dê as características regionais nas diversidades de culturas do Brasil. Conforme imagem ou simbologia no mapa por regiões.

b)        Quem são os povos representados no mapa?

 









8-        FAÇA A LEITURA DO MAPA DO MUNDO E RESPONDA:







A-     O CONTINENTE AMERICANO ESTÁ TOTALMENTE DO LADO OCIDENTAL OU ORIENTAL?

B-     O CONTINENTE ASIÁTICO ESTÁ TOTALMENTE NO LADO ORIENTAL OU OCIDENTAL?

C-     COM BASE NA LINHA DO EQUADOR: O BRASIL ESTÁ NO LADO NORTE OU NO LADO SUL?

D-     QUAL CONTINENTE É CORTADO PELA LINHA DO EQUADOR E MERIDIANO DE GREENWICH?

E-      O CONTINENTE EUROPEU É CORTADO PELA LINHA DO EQUADOR OU MERIDIANO DE GREENWICH?


9-        OBSERVE O MAPA ABAIXO E RESPONDA:

a)      Quais foram os imigrantes que foram morar em São Paulo?

b)      Qual dos estados brasileiros receberam o maior número de imigrantes?

c)      Qual dos estados brasileiros receberam o menor número de imigrantes?

d)      Os italianos foram para qual Estado?

10-    QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TERMO “MIGRANTE” E “REFUGIADO”?

 


ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO – GEOGRAFIA – EF

 HABILIDADE: •• RELACIONAR PROCESSO DE URBANIZAÇÃO ÀS TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, A EXPANSÃO DO DESEMPREGO ESTRUTURAL E AO PAPEL CRESCENTE DO CAPITAL FINANCEIRO EM DIFERENTES PAÍSES, COM DESTAQUE PARA O BRASIL.

UNIDADE TEMÁTICA: O MUNDO DO TRABALHO. OBJETO DO CONHECIMENTO: • CADEIAS INDUSTRIAIS E INOVAÇÃO NO USO DOS RECURSOS NATURAIS E MATÉRIAS-PRIMAS.

1-     Observe a imagem abaixo e responda: quem produz os alimentos, o espaço rural ou urbano? Ou é uma cadeia de relações?

2-     Dê a definição de desemprego estrutural.


3- Veja o 1º cartum – A Onda: e responda:


a) Estudar os 11 anos escolares e passar pela faculdade garantem que o indivíduo nunca vai ter sucesso profissional?

b) Neste cartum – A onda: a ironia é estabelecida - Pela representação da personagem? Porque?

c) Pelo exagero na representação da onda que indica mercado de trabalho.

4- Veja 2º cartum – Urbanização –


a) Qual a expectativa da cidade na primeira imagem?
b) O que aconteceu com a segunda imagem, onde a personagem se deparou com a realidade?

5- Veja a imagem e faça a interpretação. 


6- Interpretação de texto: Leia o texto e interprete o que o autor José de Castro diz no texto.


a) Onde está nossa comida?
b) Que aconteceu com o século passado com a terra da promissão?

 7- Faça a relação da transformação da produção agropecuária com a urbanização.

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 

 

ATIVIDADES

 

ATIVIDADES – FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E OUTROS BLOCOS DA EUROPA[mfr1] / ÁSIA -Parte 2 -

PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA

HABILIDADES:

Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo.

Unidade temática:  Mundo do Trabalho.

Objeto do Conhecimento: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.

1-                 Qual é a importância do bloco econômico para um país e/u uma região?

 

2-         Observe mapa e responda as questões:

a)         Quais países após deixarem a U.R.S.S. se tornaram membros da União Europeia?

b)        O que significa a sigla U.R.S.S.?




3-         Quantas comunidades a CEI tinha? E qual significado da sigla?

 

4-         Observe Globo e identifique qual é bloco?

a)         ASEAN

b)        CEI

c)         EEA

d)        Eurasiática




 

5-         Observe emblema e identifique a qual bloco econômico pertence:




 

a)        Acordo do centro-europeu de Livre Comércio – (EEA) –

b)        Comunidade dos Estados independentes (CEI)

c)         Acordo Centro-Europeu de Livre Comércio (ou CEFTA, sigla em inglês).

d)        Espaço Econômico Europeu (EEE).

 

6-        Qual significado da sigla ASEAN:

a)        Acordo Centro-Europeu de Livre Comércio.

b)        Associação de Nações do Sudeste Asiático.

c)         Comunidade da África Oriental.

d)        Área de Livre Comércio entre as Américas.

 

7-        Em quantos continentes o Acordo de Associação Transpacífico (TPP) estabeleceu associação? Quais são eles?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

ATIVIDADES

Período: (22,24 e 25/09/2020)

ATIVIDADE -FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA (UE) E OUTROS BLOCOS REGIONAIS DA EUROPA E ÁSIA – PARTE 1 – (22,24 e 25/09/2020).

PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO DE GEOGRAFIA – EF

HABILIDADE:

Analisar a formação de blocos regionais da Europa e da Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo.

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformações do Espaço na sociedade urbano-industrial.

1-      Qual a importância entre o Mercosul e União Europeia para o Brasil?

2- Cite três países que pertencem à União Europeia.

3- Quando foi criado e como é composto os países membros da BENELUX?

4- Qual é a principal importância do Tratado de EURATOM?

5- Quantas estrelas a bandeira da União Europeia tem?

6- Quantos países formam a União Europeia?

7- Quais são os países que fazem parte do MERCOSUL?

8- Quais são os nomes dos três países que formam essa sigla – BENELUX?

9- Como é instituído o Tratado de Fusão?

10- O que significa TUE? E quando entrou em vigor?

 

 

 


 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09   8D

 

Observação importante: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (professora Erika), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (erikacastelani@hotmail.com).

Não esqueça de se identificar com nome e serie!

Entrega: até 28/09

 

Objetivo da aula: identificar as principais características período imperial do Brasil, suas condições políticas e econômicas do Brasil nesse período, assim como as questões que levaram a sua queda.

 

Tema da aula: O Brasil Império

 

            Em primeiro lugar, devemos observar que o Brasil, diferentemente das outras colônias aqui da América, quando se proclamou independente adotou a forma de regime monárquico, principalmente devido a presença da corte portuguesa aqui, o que também levou a conservação da unidade do território, coisa que não aconteceu com o resto da América Latina, que se dividiu em vários países com regimes republicanos quando se libertaram da Espanha.

 

Primeiro Reinado (1822-1831)

 

Mesmo após a permanência de D. Pedro I e a instauração de uma monarquia independente nos trópicos, o início do período imperial foi bastante conturbado, acumulando diversas crises. O imperador, apesar de ter proclamado a independência do Brasil, ainda buscava assegurar os interesses de Portugal ao mesmo tempo em que precisava conter a fragmentação de seu território.

Havia, no Brasil, grupos mais conservadores e outros de inclinação mais liberal. Temas como o abolicionismo, mais liberdade para negociar produtos livremente, entre outros, despertavam reações calorosas nos debates.

No início de 1823, D. Pedro I deu início à formação de uma Assembleia Constituinte para a elaboração de uma Constituição para o país. A Assembleia chegou a ser dissolvida por D. Pedro I, em novembro de 1823, por não concordar com os termos que limitavam seus poderes. Esse episódio ficou conhecido como Noite da Agonia. A versão final da Constituição de 1824 foi outorgada no dia 24 de março e possuía um caráter centralizador, dando, inclusive, poderes “sagrados” ao imperador.

Nesse contexto, no Nordeste do país, mais especificamente na Província de Pernambuco, iniciou-se um movimento revoltoso exigindo mais autonomia em relação ao Império. A revolta acabou espalhando-se por outras províncias da região, como Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, formando a Confederação do Equador.

O movimento foi severamente reprimido pelo governo, e a Província de Pernambuco acabou, inclusive, perdendo parte do seu território para a Província da Bahia. Os líderes da rebelião foram enforcados ou fuzilados, como Frei Caneca (1779-1825), e outros foram aprisionados, como Cipriano Barata (1762-1838). Com isso, no Nordeste, onde a popularidade de D. Pedro I já não era das melhores, sua figura passou a ser questionada cada vez mais.

Logo em seguida, o Brasil envolveu-se em um conflito internacional, a Guerra da Cisplatina (1825-1828), na tentativa de evitar a anexação da Cisplatina, atual Uruguai, às Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina. Nessa guerra, o Império acumulou uma série de derrotas, além de contrair dívidas, minando ainda mais a popularidade do imperador. Como resolução do conflito, ambas as partes concordaram em abrir mão do território, reconhecendo, então, em 1828, a independência da República Oriental do Uruguai.

Durante as crises do Primeiro Reinado, o Partido Brasileiro (estabelecido informalmente após a vinda da família real portuguesa para o Brasil e composto por comerciantes, latifundiários e proprietários de escravos que lutavam pelos interesses do território americano) passou a ocupar um papel de oposição a D. Pedro I, ao passo que o Partido Português ofereceu apoio ao imperador.

Após inúmeros desgastes, os portugueses organizaram uma recepção ao Imperador no dia 13 de março de 1831, mas foram surpreendidos por pedras e garrafas arremessadas por brasileiros. Esse episódio ficou conhecido como Noite das Garrafadas.

Nessa época, Portugal vivia também uma profunda crise após a morte de D. João VI, pai de D. Pedro I, em razão da sucessão do trono português. Todo esse cenário resultou, em 7 de abril de 1831, na abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro. O imperador decidiu voltar para Portugal, deixando seu filho, de apenas 5 anos, como sucessor do Império do Brasil.

 

Atividade: Responda as questões segundo o texto:

1) Quais eram os temas que despertavam maiores discussões durante o Primeiro Reinado?

2) Por que a Assembleia Constituinte foi dissolvida? E qual a característica principal da Constituição de 1824?

3) Qual foi uma das consequências pela insatisfação das províncias ao governo do imperador D. Pedro I?

4) Nesse momento o Brasil também entrou em um conflito internacional. Que conflito foi esse e qual sua causa principal?

5) Que acontecimentos marcaram o fim do Primeiro Reinado?

 

Aula do CMSP para ajudá-los a compreender esse período da História do Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=YNR4pYDo4M0&list=PLSP3TdMpLABvYzKXunrV_upX23dXmOsKM&index=17&ab_channel=8oanoEF-CMSP

 

 

 

 


 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09   9AB

 

Observação importante: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (professora Erika), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (erikacastelani@hotmail.com).

Não esqueça de se identificar com nome e serie!

Entrega: até 28/09

 

Tema da aula: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização

 

Objetivo da aula: estudaremos por meio de fontes históricas as demandas das populações indígenas e quilombolas em sua contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura civil-militar. Também discutiremos a mobilização, cada vez maior e em diferentes escalas da sociedade brasileira, pela garantia dos direitos civis e pela redemocratização do Estado.

Esta atividade está disponível no caderno do aluno volume 3, páginas 35 a 37.

 

Fonte 1 - Constituição Brasileira Capítulo VIII - Dos Índios Art. 231. 

São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

§ 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

§ 4º As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.

(Fonte: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasileira.)

 

Fonte 2 – Relatório Figueiredo, 1967. Transcrição do Texto:

1 – CRIMES CONTRA A PESSOA E A PROPRIEDADE DO ÍNDIO:

1.1 Assassinatos de índios (individuais e coletivos: tribos);

1.2 Prostituição de índias;

1.3 Sevícias (atos de crueldade, de tortura física ou mental);

1.4 Trabalho escravo;

1.5 Usurpação do trabalho do índio;

1.6 Apropriação e desvio de recursos oriundos do patrimônio indígena;

1.7 Delapidação do patrimônio indígena:

a) Venda de gado;

b) Arrendamento de terras;

c) Venda de madeiras;

d) Exploração de minérios (...).

O serviço de Proteção aos índios degenerou a ponto de persegui-los até o extermínio. Relembram-se aqui os vários massacres, muitos dos quais denunciados com escândalo sem, todavia, merecer maior interesse das autoridades.

(Fonte: Ministério Público Federal.)

( foto do texto original do Relatório Figueiredo de 1967 )

 

FONTE 3 - Direitos indígenas são subordinados a planos governamentais

A subordinação do órgão tutor dos índios, encarregado de defender seus direitos, em relação às políticas governamentais, fica evidente quando se nota que o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) era órgão do Ministério da Agricultura e que a Fundação Nacional do Índio (Funai), que substituiu o SPI em 1967, foi criada como órgão do Ministério do Interior, o mesmo ministério a cargo do qual estavam a abertura de estradas e a política desenvolvimentista em geral (...) Assim, é estrutural o fato de os órgãos governamentais explicitamente encarregados da proteção aos índios, o SPI e posteriormente a Funai, não desempenharem suas funções e se submeterem ou até se colocarem a serviço de políticas estatais, quando não de interesses de grupos particulares e de seus próprios dirigentes.

(Fonte: Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014. Relatório da Comissão Nacional da Verdade.)

 

Atividade: A partir da análise das três fontes acima, responda às seguintes questões:

1) Qual é a data de produção das fontes apresentadas?

2) Descreva as ideias principais de cada fonte (1, 2 e 3).

3) Qual é a crítica que a Comissão da Verdade faz no documento 3?

4) Quem produziu o documento 2? É possível confirmar a crítica da Comissão da Verdade no documento 2?

5) A partir da leitura da fonte 2, descreva os aspectos de violação dos direitos indígenas conquistados na Constituição Federal de 1988 (fonte 1).

6) Qual a sua opinião sobre essa aula?

 

Aula do CMSP sobre o tema desta atividade:

https://www.youtube.com/watch?v=xCMP4rg0OW0&list=PLAbRprP4phEgDWrtBWUHNot_9QFswp9gm&index=22&ab_channel=9oanoEF-CMSP

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

Observação importante: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (professora Erika), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (erikacastelani@hotmail.com).

Não esqueça de se identificar com nome e serie!

Entrega: até 28/09

  

Objetivo da aula: apresentar as principais características do Império Bizantino e identificar as relações entre religião e poder político no Império Bizantino.

 

Tema da aula: o Império Bizantino

 

O colapso do Império Romano sentiu um de seus maiores golpes quando, em 395, o imperador Teodósio dividiu os territórios em Império Romano do Ocidente e do Oriente. Em 330, o imperador Constantino criou a cidade de Constantinopla no local onde anteriormente localizava-se a colônia grega de Bizâncio. Não sentido os reflexos da desintegração do Império Romano, a cidade de Constantinopla aproveitou de sua posição estratégica para transformar-se em um importante centro comercial.

Cercada por águas e uma imponente fortificação, a cidade de Constantinopla tornou-se uma salvaguarda aos conflitos que marcaram o início da Idade Média. Com o passar do tempo, o Império Bizantino alcançou seu esplendor graças à sua prosperidade econômica e seu governo centralizado. No governo de Justiniano (527 – 565), o império implementou um projeto de expansão territorial que visava recuperar o antigo esplendor vivido pelo Antigo Império Romano.

Ao longo de seu reinado, Justiniano conseguiu conter o avanço militar dos persas e búlgaros sob a região balcânica. Logo depois, empreendeu a expulsão dos vândalos do Norte da África. Mais tarde, deu fim à dominação gótica na Península Itálica e tomou a Península Ibérica dos visigodos. Apesar de chegar a reagrupar os antigos domínios da Roma Antiga, Justiniano não conseguiu resistir às novas invasões dos povos germânicos na Europa e a dominação árabe no Norte da África.    

No plano político, Justiniano buscou a formulação de leis que se inspiravam nos antigos códigos jurídicos romanos. Formando um conjunto de juristas influenciados pelo Direito Romano, Justiniano compilou um grupo de leis que formaram o chamado Corpo do Direito Civil. Apesar de empreender a ampliação dos domínios do império, Justiniano foi vítima de uma grande conturbação. Na Revolta de Nika (532), vários populares organizaram um movimento em protesto contra as pesadas cargas tributárias e o grande gasto empreendido nas campanhas militares.           

Mesmo contando com essa aproximação do mundo romano, o Império Bizantino sofreu influência dos valores da cultura grega e asiática. Um dos traços mais nítidos dessa multiplicidade da cultura bizantina nota-se nas particularidades de sua prática religiosa cristã. Divergindo de princípios do catolicismo romano, os cristãos bizantinos não reconheciam a natureza física de Cristo, admitindo somente sua existência espiritual. Além disso, repudiavam a adoração de imagens chegando até mesmo a liderarem um movimento iconoclasta.

Essas divergências doutrinárias chegaram ao seu auge quando, em 1054, o Cisma do Oriente estabeleceu a divisão da Igreja em Católica Apostólica Romana e Ortodoxa. Dessa forma, a doutrina cristã oriental começou a sofrer uma orientação afastada de diversos princípios do catolicismo tradicional contando com lideranças diferentes das de Roma.

Na Baixa Idade Média, o Império Bizantino deu seus primeiros sinais de enfraquecimento. O movimento cruzadista e a ascensão comercial das cidades italianas foram responsáveis pela desestruturação do Império. No século XIV, a expansão turco-otomana na região dos Bálcãs e da Ásia Menor reduziu o império à cidade de Constantinopla. Finalmente, em 1453, os turcos dominaram a cidade e deram o nome de Istambul, uma das principais cidades da Turquia.

(Fonte: Brasil Escola Uol)

 

https://images.educamaisbrasil.com.br/content/banco_de_imagens/guia-de-estudo/D/imperio-bizantino-mapa.jpg

 

Atividade: Leia o texto e observe o mapa para responder:

1) Segundo o texto, que evento também marca o colapso do Império Romano?

2) Observando o mapa, notamos a grande extensão que atingiu o Império Bizantino. Quais motivos levaram ao seu considerável desenvolvimento?

3) O governo de Justiniano adotou conhecimento dos romanos para a sua organização. Segundo o texto, qual foi o recurso romano adotado por esse governante?

4) Que traço marca a multiplicidade da cultura bizantina?

5) Qual foi o auge das divergências de doutrina religiosa nesse momento da história?

6) A tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 é considerado um momento tão importante que marca o fim da Idade Média e início da Idade Moderna.  Quais outros fatores marcam esse enfraquecimento do Império Bizantino?

 

Aula do CMSP sobre esse tema:

https://www.youtube.com/watch?v=O6jRSiCMqYA&list=PL1EAsbCb8zERkY-hsGMZlix607V3X-otv&index=10&ab_channel=1as%C3%A9rieEM-CMSP

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

Observação importante: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (professora Erika), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (erikacastelani@hotmail.com).

Não esqueça de se identificar com nome e serie!

Entrega: até 28/09

 

Objetivo da aula: retomar o golpe militar que culminou na ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e o fim da Revolução Francesa, apresentar as fases de seu governo, identificando as mudanças e permanência políticas, econômicas e sociais, considerando o contexto da Revolução Francesa.

 

Tema da aula: O Império Napoleônico

 

Durante a Revolução Francesa, as disputas entre a burguesia e as camadas populares geravam uma grande tensão política que ameaçava a imposição de uma nova era política na França. Enquanto tais contendas inflamavam o contexto interno, várias monarquias da Europa se uniam com o objetivo de derrubar os defensores e os ideais destes revolucionários.

Nesse tempo, a figura de um jovem militar passou a ganhar um destaque de projeções meteóricas. Nascido na Córsega, em 1769, Napoleão Bonaparte ficara conhecido pela sua invejável habilidade militar e sua capacidade de vencer batalhas que pareciam estar praticamente perdidas. Em pouco tempo, a população francesa reconheceu em sua imagem a figura de um herói defensor do ideal revolucionário.

Fustigada pelas sucessivas crises internas, a burguesia viu em Napoleão a oportunidade perfeita para que as contendas políticas cessassem e o desenvolvimento econômico surgisse. Por isso, em 1799, Bonaparte teve o apoio político necessário para derrubar o Diretório que controlava seu país e organizar o Consulado. Neste novo sistema de governo, Napoleão já possuía em suas mãos as mais importantes atribuições políticas da nação.

Aproveitando da situação, logo tratou de criar o Banco da França, que deveria custear os empreendimentos burgueses e reorientar a enfraquecida economia nacional. Logo em seguida, reatou as relações do Estado com a Igreja, que passara a reconhecer a perda de suas propriedades e todas as demais satisfações que os clérigos deviam ao regime republicano. No ano de 1804, o Código Civil Napoleônico estabeleceu a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.

 

Os bons resultados de sua administração materializaram paulatinamente a conquista do poder absoluto de Napoleão na França. Coroado, Napoleão fez questão de esclarecer que assumia o trono francês na qualidade de um abnegado defensor do regime republicano. Como imperador, sustentou as conquistas camponesas com a reforma agrária, promoveu uma série de obras públicas e deu continuidade ao processo de modernização da economia.

A aparência estável do governo napoleônico instigou as monarquias europeias a se organizarem novamente contra os franceses. Vencendo batalhas de grande importância, Napoleão se tronou o senhor da Europa. Em contraste aos ganhos militares, o governo francês tinha enormes dificuldades para ampliar os números de sua economia. A hegemonia industrial britânica era o seu principal obstáculo.

Visando resolver esta questão, Napoleão publicou um decreto internacional, chamado Bloqueio Continental, que proibia o comércio entre a Inglaterra e qualquer outra nação europeia. Todo o país que desobedecesse este tratado, seria implacavelmente invadido pelas tropas francesas. Em pouco tempo, não resistindo à dependência com relação aos produtos ingleses, várias nações desobedeceram ao acordo e foram invadidas por Napoleão.

Apesar de expor sua hegemonia militar terrestre, as invasões napoleônicas acabaram retirando a agilidade e o poder de reação das tropas francesas. Em 1812, o descumprimento russo ao Bloqueio Continental obrigou ao estadista francês empreender uma grande investida militar que contava com seiscentos mil soldados. Surpreendido pela tática de terra arrasada e o vigor do inverno siberiano, Napoleão Bonaparte acabou perdendo milhares de soldados.

Aproveitando da situação, as tropas monarquistas da Europa se reorganizaram para derrotar o governo francês. A primeira derrota aconteceu em 1814, na cidade de Leipzig, onde Napoleão se entregou aos inimigos. Depois disso, foi exilado na pequena ilha mediterrânea de Elba para que não oferecesse maiores riscos. Entretanto, um destacamento de soldados fiéis conseguiu retirá-lo da região e devolver-lhe o controle da França.

 

Conhecido como o “Governo de Cem Dias”, essa desesperada volta de Napoleão ao poder foi logo fustigada pelos seus inimigos na batalha de Waterloo. Dessa vez, o lendário militar foi exilado na ilha africana de Santa Helena. Seis anos mais tarde, ele morreu em consequência de uma terrível doença (provavelmente câncer) que acometia o seu estômago.

(Fonte: Brasil Escola Uol)

A autocoroação: o ponto máximo do governo de um lendário estadista e chefe militar.

(A autocoroação: o ponto máximo do governo de um lendário estadista e chefe militar.)

 

Atividade: a partir da leitura do texto acima, responda:

1) Qual o contexto da França em que surge a figura de Napoleão Bonaparte?

2) Por que a população francesa, viu em Napoleão o herói que iria trazer estabilidade ao país?

3) O texto cita três medidas tomadas por Napoleão para retomar a economia e as estabilidade social da França. Quais são elas?

4) Qual o país que impunha um grande obstáculo no desenvolvimento da economia francesa? E que medida tomou Napoleão para eliminar esse problema?

5) As invasões napoleônicas marcam também o fim desse império. Segundo o texto, quais acontecimentos foram levando ao fim do Império de Napoleão?

 

Aula do CMSP sobre esse tema:

https://www.youtube.com/watch?v=MYM1sFv2Z8c&list=PLtYe4M7gMnkMPSCmOoK6PXUvzH0CU4Uu6&index=19&ab_channel=2as%C3%A9rieEM-CMSP

 


 

   ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09



ATIVIDADE - INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL – (15, 17 e 18/09/2020)
PROFESSORA MARIA FERNANDES – GEOGRAFIA – 9º ano A e B - EF
HABILIDADE:
Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
Unidade Temática: Mundo do Trabalho
Objetivos da aula: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
1-    Quais são as características da Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0)?
2-     Das imagens a seguir, qual é a mais representativa desses processos?
I – Trabalho artesanal (   )
II- Produção mecanizada (   )
III- Produção automatizada (   )



3-         De acordo com o mapa do Brasil – Distribuição espacial da Indústria - 2016:
            a) Qual região brasileira concentra a maioria das indústrias do país?
            b) Qual região brasileira possui menos indústrias?





4-         Observe o mapa brasileiro: Produção de óleos vegetais e responda: -
                   a)   Qual é a matéria-prima utilizada por esta indústria?
                   b) A indústria de Base indicada no mapa, é de qual tipo: refinaria, agroindústria ou siderúrgica?
                  c) Em quais estados estão concentradas essas indústrias?


5-         Quando se consolida a industrialização no Brasil?
                          a) 1950
                          b) 1930
                          c) 1960
                          d) 1940
    6-     A partir da década de 1990, houve uma mudança da orientação da política governamental. Quais foram as duas mudanças?
         7- Cite 3 consequências da industrialização brasileira.
         8- Como é caracterizada a industrialização brasileira?

PRAZO DE ENTREGA
 18/09/2020 

ATIVIDADES

Atividades – INDUSTRIALIZAÇÃO – 9º ANO – GEOGRAFIA – EF – (08, 10 e 11/09/2020)
PROFESSORA MARIA FERNANDES
HABILIDADE:
• Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
1-           Qual a importância das ferrovias para a industrialização?

2-           Quais são as consequências da Revolução Industrial para a Inglaterra nos dias atuais?


3-           Escolha a alternativa correta. A 3ª Revolução Industrial, em 1969, gerou:
a)           Energia nuclear, avanços eletrônicos, novas tecnologias e produção automatizada.
b)           Eletricidade e petróleo, produção em massa e linha de montagem.
c)            Máquina a vapor, tear mecânico.
d)           Produção inteligente, indústria 4.0, esferas físicas, digital e biológicas.
4-           Escolha a alternativa correta.  A 4ª Revolução Industrial, hoje:
a)           Energia nuclear, avanços eletrônicos, novas tecnologias e produção automatizada.
b)           Eletricidade e petróleo, produção em massa e linha de montagem.
c)            Máquina a vapor, tear mecânico.
d)           Produção inteligente, indústria 4.0, esferas físicas, digital e biológicas.

5-           Escolha a alternativa correta. A 1ª Revolução Industrial – 1784:
a)           Energia nuclear, avanços eletrônicos, novas tecnologias e produção automatizada.
b)           Eletricidade e petróleo, produção em massa e linha de montagem.
c)            Máquina a vapor, tear mecânico.
d)           Produção inteligente, indústria 4.0, esferas físicas, digital e biológicas.

6-           Escolha a alternativa correta. A 2ª Revolução Industrial:
a)           Energia nuclear, avanços eletrônicos, novas tecnologias e produção automatizada.
b)           Eletricidade e petróleo, produção em massa e linha de montagem.
c)            Máquina a vapor, tear mecânico.
d)           Produção inteligente, indústria 4.0, esferas físicas, digital e biológicas.

7-           Escolha a alternativa correta. Sistema de Produção do Taylorismo –
a)           O termo nasceu com Henry Ford, empresário norte-americano dono da linha de automóveis Ford.
b)           Consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense.
c)            É o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas.
d)           Corresponde ao desenvolvimento não só do setor industrial, mas também do campo científico.
              
8-           Escolha a alternativa correta. Sistema Toyota de Produção é flexível:
a)           O termo nasceu com Henry Ford, empresário norte-americano dono da linha de automóveis Ford.
b)           Consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense.
c)            É o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas, trabalha com pequenos lotes e busca o mínimo de estoque, executando o conceito de Just in time.
d)           Corresponde ao desenvolvimento não só do setor industrial, mas também do campo científico.

9-           Escolha a alternativa correta: Identifique as imagens abaixo sobre industrialização.




 a)          1ª Fábrica siderúrgica em 1840; 1ª Via-férrea de Liverpool à Manchester e Área portuária (1881).
b)           Área de transporte, fábrica de automóveis e um bairro inglês.
c)            Área urbana industrializada, muita poluição e transporte.
d)           Área portuária, área urbanizada, área muito poluída.

10-         Quando falamos em industrialização, qual palavra-chave, você identifica?




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES

ATIVIDADE - APLICANDO CONCEITOS - ESTUDO DE CASO- ÍNDIA –  ( 01, 03 E 04/09/2020)
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF
HABILIDADE:
IDENTIFICAR O PAPEL DOS SETORES PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO NA ECONOMIA DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA E DISCUTIR A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA AS ECONOMIAS DOS PAÍSES EUROPEUS E ASIÁTICOS.
1-            OBSERVE O MAPA ABAIXO E RESPONDA:




A)        QUAL DOS PAÍSES NO MAPA É A ÍNDIA?
B)        QUAL O NOME DO PAÍS NA COR ROXA?
C)        QUAL CONTINENTE A ÍNDIA PERTENCE?

2-                 OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA:


A)        OS PRINCIPAIS PRODUTOS VENDIDOS PELA ÍNDIA SÃO DE QUAL SETOR DA ECONOMIA?
B)        SEGUNDO O GRÁFICO QUAL SETOR É MENOS VENDIDO NA ÍNDIA?
3-        OBSERVE O MAPA MUNDI E RESPONDA:
A)        O IDH DA ÍNDIA É BAIXO, MÉDIO OU ALTO?
B)        E O IDH DO BRASIL, É BAIXO, MÉDIO OU ALTO?
C)        QUAL CONTINENTE CONCENTRA PAÍSES COM MENOR IDH?


3-                 OBSERVE A INFORMAÇÃO NO FRAGMENTO DE TEXTO E RESPONDA:



A)                O NOVO ACORDO ENTRE A ÍNDIA E O BRASIL ENVOLVE PRINCIPALMENTE QUAL SETOR DA ECONOMIA, 1º, 2º OU 3º? EXPLIQUE.

5-         PORQUE O INDICADOR IDH FOI CRIADO?

6-         O IDH É MEDIDO COM BASE EM TRÊS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. QUAIS SÃO?


7-         COMO É DEFINIDO O PIB?

8-         O QUE QUER DIZER PIB PER CAPITA?


9-         EXPLIQUE O SIGNIFICADO DAS CORES DA BANDEIRA DA ÍNDIA, E TAMBÉM DO SÍMBOLO.



10-       OBSERVE A TABELA SOBRE O PIB E RESPONDA:





A)        POR QUE A ÍINDIA COM UM PIB MAIOR, QUE O DO BRASIL, TEVE UM PIB PER CAPITA MENOR?






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES

ATIVIDADES - ECONOMIA GLOBAL E ORGANIZAÇÕES ECONÔMICAS MUNDIAIS -PARANÁ
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF – REGINATO
HABILIDADE:
•              IDENTIFICAR, POR MEIO DE TEXTOS, MAPAS, TABELAS E /OU GRÁFICOS, ELEMENTOS QUE ESTIMULAM E ACELERAM O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO.
•              IDENTIFICAR POR MEIO DE GRÁFICOS, TABELAS, VÍDEOS INFORMATIVOS, SITUAÇÕES DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO QUE EXPRESSEM AS DIVERSIDADES EDESIGUALDADES REGIONAIS NA ESCALA GLOBAL.
1-            A Globalização é o sistema de internacionalização da integração política, econômica, social e cultural mundial, sendo assim cite pontos positivos e negativos da globalização:
2-            A globalização faz parte do processo de expansão do Capitalismo, que atinge as diversas esferas da sociedade, em escala planetária. Sobre a globalização, é correto afirmar que se trata de um processo o qual:
a)            Embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente.
b)            Embora apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as desigualdades socioeconômicas.
c)            Eleva a produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países do mundo.
d)            Reduz a competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.
3-            O que é economia global?
4-            De que maneira podemos ver e sentir o processo de globalização econômica em nosso país? Exemplifique.
5-            Observe a charge e responda:




a)            De qual dos lados da economia a charge acima se refere?
6-            Escola a alternativa correta:
É o ato de comprar ou adquirir produtos ou serviços sem haver necessidade ou ter real consciência do que está fazendo:
A)           Alienação
B)           Blocos Econômicos.
C)           Tecnologia.
D)           Consumismo.
7-            São empresas com sede em países ricos, que se espalham suas filiais pelo mundo:
a)            Multinacionais.
b)            Tecnologia
c)            Consumismo
d)            Blocos Econômicos.
8-            Produto da ciência ou da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam resolução de problemas:
a)            Multinacionais.
b)            Tecnologia.
c)            Consumismo.
d)            Blocos Econômicos
9-            União de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estendem também à integração social desses países:
a)            Alienação.
b)            Blocos Econômicos.
c)            Tecnologia.
d)            Consumismo.
10-         Estado da pessoa que se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de suas verdadeiras consequências.
a)            Alienação
b)            Blocos econômicos
c)            Tecnologia.
d)            Consumismo.



ATIVIDADES - OS SETORES DA ECONOMIA NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA – REGINATO.
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANOS A – B – GEOGRAFIA – EF (11,13 E 14/08/2020).
HABILIDADE:
•           IDENTIFICAR O PAPEL DOS SETORES PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO NA ECONOMIA DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA E DISCUTIR A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA AS ECONOMIAS DOS PAÍSES EUROPEUS E ASIÁTICOS.
UNIDADE TEMÁTICA: O MUNDO DO TRABALHO.
OBJETO DO CONHECIMENTO: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO NA SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL.

1-            OBSERVE O GRÁFICO ABAIXO E RESPONDA:




A)           O GRÁFICO ABORDA PAÍSES DE QUAL CONTINENTE?
B)            
C)           QUAL É O PRINCIPAL SETOR DA ECONOMIA DESSES PAÍSES? 1º, 2º OU 3º?

2-         OBSERVE O SEGUNDO GRÁFICO ABAIXO E RESPONDA:






A)           O GRÁFICO ABORDA PAÍSES DE QUAL CONTINENTE?

B)           A ECONOMIA DE QUAL PAÍS, É MAIS IMPACTADA PELA EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA?


3-         OBSERVE O  TERCEIRO GRÁFICO ABAIXO E RESPONDA:





A)           O GRÁFICO ABORDA PAÍSES DE QUAL CONTINENTE?

B)           A ECONOMIA DE QUAL PAÍS É IMPACTADA PELO PRIMEIRO SETOR?


4-         OBSERVE O ÚLTIMO GRÁFICO E RESPONDA:







A)           QUAL PAÍS MAIS COMPROU PRODUTOS DO BRASIL?

B)           OS PRODUTOS BRASILEIROS SÃO VENDIDOS PRINCIPALMENTE PARA QUAIS CONTINENTES?


5-         EXTRAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS, AGROPECUÁRIA, SIVICULTURA E AQUICULTURA, REFERE AO QUAL SETOR:

A)        TERCIÁRIO
B)        SECUNDÁRIO
C)        PRIMÁRIO

6-         COMÉRCIO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, TRANSPORTES, BANCÁRIOS, REFERE-SE A QUE SETOR:

A)        PRIMÁRIO
B)        SECUNDÁRIO
C)        TERCIÁRIO

7-         INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL, REFERE-SE A QUAL SETOR DA ECONOMIA:

A)        SECUNDÁRIO
B)        TERCIÁRIO
C)        PRIMÁRIO



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES


ATIVIDADES - ANÁLISE DE PAISAGENS: O LOCAL E O GLOBAL NO ESPAÇO GEOGRÁFICO – (04. 06 E 07/08/2020). 3º BIMESTRE/2020
PROFª MARIA FERNANDES – 9º ANOS A e B – GEOGRAFIA – EF
HABILIDADE:
ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE O LOCAL E O GLOBAL E DISCUTIR A PLURALIDADE DOS SUJEITOS EM DIFERENTES LUGARES.
1-         Observe a imagem responda as características conforme as letras:
a)            Dê as características globais:







2-         Observe a imagem abaixo e dê as características conforme a letra:
a)            Dê as características regionais nas diversidades de culturas do Brasil.











3-         Observe a imagem abaixo e identifique, os símbolos como o Brasil é conhecido lá fora, ou seja, em outros países.












4-         Observe três imagens e identifique: as características globais, locais, país e continente:
A)           1ª imagem: Observar a paisagem; identificar os planos e descrever seus elementos.






B)           2ª imagem: Observar a paisagem; identificar os planos e descrever seus elementos.



C)           3ª Imagem- Observar a paisagem; identificar os planos e descrever seus elementos.

5-         Quais as três etapas para se estudar a paisagem:

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

ATIVIDADES - ANÁLISE DE MAPA: MEIO NATURAL E TÉCNICO
PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO – (A-B) – GEOGRAFIA (28,30 e 31/07              /2020)
HABILIDADES:
•             COMPREENDER PROCESSOS SOCIAIS UTILIZANDO CONHECIMENTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS.
•             IDENTIFICAR REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM TEXTOS CIENTÍFICOS, IMAGENS, FOTOS E GRÁFICOS, ETC.


ATIVIDADE 1
A – ANÁLISE E LEITURA DE TEXTO E MAPA: MEIO NATURAL
Você já parou para pensar em como a sociedade vai estruturando o espaço geográfico no decorrer do tempo? Para compreender a produção do espaço mundial como um processo de longa duração, é fundamental entender que a visão de mundo mudou ao longo dos séculos, de acordo com as características de cada sociedade e do acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos então produzidos. Leia o texto e a ilustração do mapa histórico a seguir, e responda às questões propostas no seu caderno. O meio natural, num mundo pouco conhecido.
O livro que contém esse mapa foi escrito em 623 e impresso pela primeira vez em 1472, durante a Idade Média. Nesse período a igreja católica exerceu grande influência.
A representação cartográfica preferida foi a imagem do Mundo em mapas-múndi circulares, chamados Mapa da roda ou Mapa T-O. O modo como é disposto o T é constituído pelos rios Tanais (Don) e Nilo, no sentido horizontal, e, no vertical, pelo Mar Mediterrâneo, e esse conjunto é cercado pelo oceano.





Fonte: Biblioteca Nacional Digital Brasil - Cartografia Medieval.
Imagem 1. Mapa do mundo conhecido
(Mapa mundi estilo T-O). Fonte:
Wikipédia Commons. Disponível
em: <https://upload.wikimedia.
org.Wikipédia/Commons/ Acesso: em 08
nov. 2019.
a) Indique quais continentes estão representados no mapa.
b) Indique quais continentes não estão representados no mapa. Por que esses continentes não aparecem no mapa?
c) Explique qual a visão de mundo apresentada no mapa.
d) A representação desse mapa reflete as técnicas cartográficas disponíveis na época? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 2 –

Nos dias atuais, as pessoas de diferentes lugares e regiões do mundo estão integradas,
criando uma grande rede, mas nem sempre foi assim. Como vimos na atividade anterior, com o “Mapa do mundo conhecido”, apenas os continentes africano, asiático e europeu eram conhecidos
até aquele momento. O mapa a seguir apresenta o planisfério de Cantino, feito em 1502.

O planisfério de Cantino mostra o mundo como ficou conhecido no final do século XV e início
do XVI, depois das viagens de exploração realizadas pelos portugueses, espanhóis e ingleses às
Américas, África e Índia. Imagine que nesse período as viagens entre Portugal e Brasil poderiam durar mais de 40 dias, e eram extremamente precárias, desconfortáveis e perigosas. Os desafios enfrentados pelas tripulações eram constantes, além das mortes ocorridas pelos naufrágios das embarcações em decorrência de tempestades, muitos morriam devido às doenças, ataques de piratas e, também, das lutas travadas com os nativos.

Mapa 1. O planisfério de Cantino, de 1502. Fonte: Wikipédia Commons. Disponível em: <https://commons.
wikimedia.org/wiki/File:Cantino_planisphere_(1502).jpg> Acesso em: 16 dez. 2019.






Com base, no mapa 1, seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos disponíveis na sua escola, responda às questões propostas.
.
a) Comparando o planisfério de Cantino (1502) e o Mapa do mundo conhecido (Mapa Mundi
estilo T-O, 623), é possível apontar se as técnicas utilizadas pela sociedade da época evoluíram? Por quê?
b) Indique quais continentes estão representados no planisfério de Cantino (1502).
c) No período retratado no planisfério de Cantino, já existia uma integração entre as pessoas
dos diferentes continentes? Aponte quais informações presentes no texto justificam a sua
resposta.

ATIVIDADE 3 -

A) Leia o texto “Os transportes marítimos” a seguir e identifique o significado das palavras/
expressões em destaque. Aproveite e indique outras palavras, termos e/ou expressões que
você não conhece e procure o seu significado em livros didáticos disponíveis na sua escola
ou em dicionários.

Texto 2
Os transportes marítimos
À medida que a civilização progride, diminui a estreita dependência do homem ao meio geográfico.
Os rios, antes que se utilizassem as primeiras jangadas, constituíam obstáculos, e não vias de transporte.
O mar, a dilatada estrada de hoje, de cujo domínio resulta o império do mundo, era a barreira intransponível, que separava os continentes.
A partir do século XV, com o aprimoramento de algumas técnicas, as navegações sofreram transformações significativas. O uso de instrumentos foi fundamental para a definição das rotas e a confecção dos roteiros, para as observações astronômicas em relação ao posicionamento geográfico das embarcações durante as viagens oceânicas e, principalmente, para a localização das novas terras. Para isso, o domínio sobre as técnicas era primordial.
As naus representaram um grande avanço tecnológico para a época; quando muito bem construídas, suportavam até dez viagens à Índia; muitas não aguentavam mais de duas. Cada navio conduzia uma tripulação de 100 a 150 homens, uma guarnição de 250 soldados e víveres para toda essa gente. Além do perigo dos naufrágios devido às tempestades, grande número de passageiros sucumbia à fome e por doenças. O escorbuto e doenças contagiosas, levadas de terra em terra, dizimavam as tripulações.
Atingidas 800 toneladas, reuniam-se nos barcos, entre tripulação, soldados e passageiros, 900 pessoas, e mesmo mais. Em 1585, o mercador Filipe Sassati, informou que saíam anualmente de Portugal de 2.500 a 3.000 homens, morrendo às vezes mais da terça parte.
(...) Para se aquilatar dos perigos da navegação, basta mencionar que entre 1497, data da expedição de Vasco da Gama, e 1612, quando praticamente terminou o ciclo português do monopólio das especiarias, saíram de Lisboa para a Índia 806 naus. Dessas, voltaram 425, perderam-se, arribaram ou se queimaram 92, caíram nas mãos de inimigos 4, e ficaram na Índia 285”.
Além dos problemas relatados, “o medo criado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época era algo muito comum, e muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado pelas mais variadas formas de monstros. Navegar em direção contrária à terra era como tentar viajar para lá da morte.
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista com base nas seguintes fontes de pesquisa:
•             História Econômica do Brasil 1500-1820. Disponível em:  Acesso em: 09 nov. 2019.
•             História Mil Grau. Monstros Marinhos nas Grandes Navegações. Disponível em:
•             wordpress.com/2018/12/05/monstros-marinhos-nas-grandes-navegacoes/> Acesso em: 20 nov. 2019.


B) De acordo com o texto 2, “À medida que a civilização progride, diminui a estreita dependência do homem ao meio geográfico”. Considerando as discussões e orientações sobre a evolução das técnicas, explique o significado dessa afirmação. Cite exemplos que justifiquem a sua resposta.
C) Os textos 1 e 2 apresentam informações sobre as viagens no período das Grandes Navegações. Apesar dos avanços tecnológicos, navegar por longas distâncias oferecia muitos riscos. Liste quais eram os principais perigos enfrentados pelas tripulações.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

ATIVIDADES
ATIVIDADES-TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS – ORIENTE MÉDIO
PROFESSORA MARIA FERNANDES- 9º ANO A e B – EF
HABILIDADE:
•             ANALISAR TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS, CONSIDERANDO O MOVIMENTO DE FRONTEIRAS, TENSÕES, CONFLITOS EMÚLTIPLAS REGIONALIDADES NA EUROPA, NA ÁSIA E NÃO OCEANIA, E RELACIONAR ÀS IMPLICAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E CULTURAIS EMDIFERENTES PAÍSES.
UNIDADE TEMÁTICA: Conexões e escalas.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Integração mundial e suas interpretações (globalização e mundialização).
1-           Qual é a transformação territorial que pode ocorrer na Síria por causa da Guerra Civil?

2-           O que aconteceu com a população durante o conflito?


3-           Observe o mapa dos refugiados sírios na Europa e responda:




a)           A maioria dos refugiados continua na região do Oriente Médio?
b)           Quais são os principais destinos dos refugiados sírios na Europa?
4-           O que você sabe sobre o Oriente Médio?

5-           O Oriente Médio É:
A)           Um país.
B)           Uma região.
C)           Um continente.
D)           Um Estreito

6-           Explique o que são deslocamentos forçados.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

PRAZO DE ENTREGA
20/07/2020

ENTREGAR AS ATIVIDADES PELO E-MAIL: mariafernandaruiz15@hotmail.com

ATIVIDADES


ATIVIDADES – UNIÃO EUROPEIA
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO – GEOGRAFIA
HABILIDADES:
• Compreender aspectos relacionados à criação da União Europeia e a influência deste bloco para idealização e criação de outros.
• Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia, foi exercida em várias regiões do planeta; notadamente, em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

1-                  OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA RÁPIDO. QUAIS AS DUAS BANDEIRAS VERDADEIRAS, AS DUAS DE CIMA OU AS DUAS DE BAIXO?


2-                  OBSERVE A CHARGE ABAIXO E RESPONDA, QUAL A RELAÇÃO QUE ELA APRESENTA COM O TEMA ABORDADO HOJE?



3-            COMO PODEMOS RELACIONAR ESTE TEXTO, DE FATO COM A PANDEMIA CORONA VIRUS? DÊ SUA OPINIÃO.

O EURO, A NOVA MOEDA DA UNIÃO EUROPEIA, ESTREOU HOJE NOS SETORES DE COMÉRCIO E SERVIÇOS EUROPEUS COM A MAIOR ALTA, DESDE O ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO.
 CERCA DE 300 MILHÕES DE EUROPEUS, COMEÇARAM A USAR CÉDULAS DE EURO ONTEM. [...] O BANCO CENTRAL EUROPEU ARMOU UMA VERDADEIRA OPERAÇÃO DE GUERRA, PARA COLOCAR A MOEDA EM CIRCULAÇÃO SEM INCIDENTES. PARA A MAIORIA DOS ANALISTAS, A OPERAÇÃO FOI UM SUCESSO. COM ISSO, O MERCADO, QUE VINHA EVITANDO A MOEDA NOS ÚLTIMOS DIAS DO ANO PASSADO, VOLTOU A COMPRAR EUROS E OCORREU A VALORIZAÇÃO DE HOJE.



3-                  ELABORE UM MAPA CONCEITUAL SOBRE O TEMA UNIÃO EUROPEIA.


5- OBSERVE A CHARGE A ABAIXO E DECIFRE O SIMBOLISMO EM CADA PESSOA. EXPLIQUE O QUE ENTENDEU DA CHARGE.
SÍRIOS FOGEM DA GUERRA CÍVIL E PARTEM PARA A EUROPA.




6-            OBSERVE A CHARGE ABAIXO E EXPLIQUE A QUE SE REFERE?





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

PRAZO DE ENTREGA
01/07/2020

ENTREGAR AS ATIVIDADES PELO E-MAIL: mariafernandaruiz15@hotmail.com


ATIVIDADES -ÁSIA E OCEANIA: ASPECTOS POPULACIONAIS E URBANOS –
PROFESSORA MARIA FERNANDES - GEOGRAFIA - 9º ANO A e B
HABILIDADES:
•      ANALISAR CARCTERÍSTICAS DE PAÍSES E GRUPOS DE PAÍSES EUROPEUS, ASIÁTICOS E DA OCEANIA EM SEUS ASPECTOS POPULACIONAIS, POLÍTICOS, AMBIENTAIS, URBANOS E ECONÔMICOS, E DISCUTIR SUAS DESIGUALDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS E APROPRIAÇÃO E PRESSÕES E SEUS AMBIENTES FÍSICO-NATURAIS.
•      ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE O LOCAL E OGLOBAL E DIVERSIDADE, PLURALIDADE DE SUJEITOS EM DIFERENTES LUGARES.

1-    COMENTE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE A ÀSIA.

2-    QUAIS OS PAÍSES MAIS CONHECIDOS, FAZEM PARTE DA ÁSIA? CITE 04 PAISES.


3-    COMENTE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE A OCEÂNIA.

4-    CITE 04 PAÍSES DA OCEANIA.


5-    CONSIDERANDO OS CONTINENTES ÀSIA E OCEANIA, RESPONDA:




A)   QUAL DELES TEM A MAIOR PARTE DAS SUAS TERRAS EMERSAS NO HEMISFÉRIO NORTE?
B)   QUAL DELES É FORMADO PRINCIPALMENTE POR ILHAS?
C)   QUAL PAÍS TEM PARTE DO SEU TERRITÓRIO NA ÀSIA, MAS NÃO FAZ PARTE DA SUA REGIONALIZAÇÃO (SEGUNDO A ONU)?

6-    QUAIS SÃO AS CINCO GRANDES REGIÕES DA ÁSIA, DEFINIDO PELA ONU.

7-    QUAIS SÃO AS QUATRO REGIÕES DA OCEANIA, DEFINIDO PELA ONU?


8-    OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA A ALTERNATIVA CORRETA:




A)   O MONTE EVEREST SITUA-SE ENTRE O CONTINENTE EUROPEU E O ASIÁTICO.
B)   O MONTE EVERESTE SITUA-SE ENTRE A ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO.
C)   O MONTE EVEREST SITUA-SE ENTRE A CHINA E O NEPAL.
D)   O MONTE EVEREST SITUA-SE NO OESTE DA ÀSIA.

9-    QUAL É O MAIOR PAÍS DO CONTINENTE OCEANIA:
A)   MICRONÉSIA.
B)   POLINÉSIA
C)   MELANÉSIA
D)   AUSTRÁLIA

10-  OBSERVE O GRÁFICO ABAIXO E RESPONDA: SEGUNDO O GRÁFICO, QUAIS PAÍSES SÃO MAIS POPULOSOS DO MUNDO –
A)   ESTADOS UNIDOS
B)   CHINA
C)   ÍNDIA
D)   INDONÉSIA




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES

ATIVIDADES - FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS –
PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO – GEOGRAFIA – EF
HABILIDADE:
•              ANALISAR FATOS E SITUAÇÕES, REFERENTE ÀS INTEGRAÇÕES MUNDIAIS ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL E COMPARAR AS CARACTERÍSTICAS E FENÔMENOS DOS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO E MUNDIALIZAÇÃO.




1-  OBSERVE A IMAGEM ACIMA E EXPLIQUE O QUE REPRESENTA, EXPLICANDO O QUE CONSEGUE INTERPRETAR NESSA IMAGEM.

2- O QUE É GLOBALIZAÇÃO?


3- O QUE SÃO FLUXOS GEOGRÁFICOS?


4- O QUE PODE SER TRANSPORTADO POR FLUXOS MATERIAIS?

5- E O QUE PODE SER TRANSPORTADO POR FLUXOS IMATERIAIS?


6- QUAL AVANÇO TECNOLÓGICO FOI FUNDAMENTAL PARA O AUMENTO DOS FLUXOS IMATERIAIS?


7- PESQUISE MAIS SOBRE AS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS E O PAPEL DELAS NOS FLUXOS MATERIAIS E IMATERIAIS;

8- O QUE É, E COMO FUNCIONA UMA TRANSNACIONAL?


9- OBSERVE O MAPA DO BRASIL E RESPONDA:




A)  QUAL REGIÃO DO BRASIL, TEM MAIS ACESSO AO CELULAR?

B)  E QUAL REGIÃO DO BRASIL TEM MENOS AO CELULAR?


C)  QUAL REGIÃO DO BRASIL, TEM MAIS TELEFONE FIXO?

PRAZO DE ENTREGA
Data: 02/07/2020

E-MAIL: mariafernandaruiz15@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06



ATIVIDADES

ATIVIDADES SOBRE SENSORIAMENTO REMOTO
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA
HABILIDADES:
·         DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS).
·         EXPLICAR O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS PARALELOS E OS MEDRIDIANOS.


1-      QUAL A FUNÇÃO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?

2-      COMO SÃO UTILIZADOS OS PARALELOS E MERIDIANOS?


3-      QAL O PAPEL DO MERIDIANO DE GREENWICH?

4-      COMO SÃO REPRESENTADOS OS MERIDIANOS?


5-       O QUE SÃO PARALELOS?
ATIVIDADES SOBRE SENSORIAMENTO REMOTO – PARTE II
PROFESSORA MARIA FERNANDES- 9º ANO DE GEOGRAFIA
1-      CITE OS SISTEMAS DE POSICIONAMENTO POR SATÉLITES.

2-      ONDE O GPS É UTILIZADO?


3-       EXPLIQUE COMO FUNCIONA O GPS?

4-       QUAIS OS TRÊS SEGMENTOS DO GPS?


5-      QUANDO INICIOU O SENSORIAMENTO REMOTO?

6-      O QUE O SENSORIAMENTO REMOTO FAZ?


7-      QUANDO FOI CRIADO O GPS?

8-      COMO FORMAM AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?


9-      DÊ A DEFINIÇÃO DE LATITUDE.


10-   E DÊ A DEFINIÇÃO DE LONGITUDE.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES
ATIVIDADES -EUROPA: ASPECTOS NATURAIS, CULTURAIS, POLÍTICO E SÓCIO ECONÔMICO. ( 16, 18 e 19/06/2020).
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B DE GEOGRAFIA – EF

HABILIDADE:
·         Analisar características de países e grupos de países europeus, em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropriação sobre seus ambientes físicos culturais.


1-     O que você conhece sobre o Continente Europeu?

2-     Cite três países europeus.


3-     Qual oceano está entre a Europa e a América?

4-     Quais impérios você conhece da Europa?


       5- Observe o mapa abaixo e escolha a alternativa correta: Quais foram os reinos divididos pelos bárbaros?
A)     Reinos Franco, visigótico, sueco, ostrogótico, Império Bizantino, vascões.
B)     Império Romano, império Britânico, império Grego e Império Bizantino.
C)    Império Otomano, império romano, império grego e império britânico.
D)    Reinos Burgúndios, suevo, ostrogótico, bascos, turíngios, escandinavos, saxões, bretões e escotos.



6-       Atividade complementar. Leia com atenção as perguntas e responda:
A)    Que países se beneficiaram com o Tratado de Tordesilhas?


B)    Quais foram as duas potências da Europa aliadas dos Estados Unidos na Guerra Fria? 


7-      Qual país surgiu a revolução industrial?
A)     Japão
B)     Alemanha
C)    Inglaterra
D)    França

8-      Observe a imagem abaixo e identifique o monumento, e de qual país:
A)     Panteão na Grécia
B)     Estátua da Liberdade no EUA
C)    Coliseu na Grécia
D)    Torre Eiffel na França


9-      Observe a imagem abaixo e escolha a alternativa correta, quanto ao nome do monumento, e em qual país:
A)     Parthenon na Grécia
B)     Estátua da Liberdade – EUA
C)    Coliseu em Roma
D)    Torre Eiffel - França.

10-  Observe o mapa político europeu e escolha a alternativa correta quanto a localização pelos pontos cardeais.
A)     Norte – Oceano Glacial Ártico, Sul – Mar Mediterrâneo, Leste, fronteira com a Ásia, e à oeste Oceano Atlântico.
B)     Nordeste – Oceano Atlântico, Sudeste – Mar Mediterrâneo, Noroeste-Islândia, Sudoeste – Bulgária.
C)    Nor-nodeste – Suécia, Su-sudeste -Itália, leste-nordeste – Ucrânia, Oeste-Sudoeste – Alemanha.
D)    Norte Oceano Atlântico, nor-nodeste- Suécia, sul Mar Mediterrâneo, su-sudeste – Itália.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES
ATIVIDADES – MEIO NATURAL E TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL 2
PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO - (A – B) – GEOGRAFIA
HABILIDADE:
·         Analisar criticamente as implicações sociais e ambiente do uso das tecnologias em diferentes contextos históricos-geográficos.
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO E MAPA: MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO
1-       Leia o texto, com atenção para as características dos períodos denominados Meio Técnico e o Meio Técnico Científico.
 O Aprimoramento das Técnicas a partir da Revolução Industrial
Avanços tecnológicos impulsionaram a navegação, contribuindo para que navegadores como Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral chegassem a continentes até então não conhecidos pelos europeus. Com o desenvolvimento dos motores a vapor que marcam o início da Revolução Industrial, as viagens tornaram-se mais rápidas, provocando a expansão marítima europeia, as mudanças na visão de mundo tradicional e ampliando as rotas comerciais.
O Meio Técnico e a Primeira Revolução Industrial ocorreram a partir do século XVIII, na Inglaterra, que possuía grandes reservas de carvão mineral. O desenvolvimento da máquina a vapor, gerado pela queima do carvão mineral, é um marco importante na história e seus desdobramentos afetaram todo o mundo. A produção deixou de ser manual e passou a utilizar máquinas, essa substituição foi um dos pontos mais importantes do conjunto de transformações que aconteceram na Europa e no mundo.
É importante enfatizar que a Revolução Industrial teve grande impacto na economia, que passou do capitalismo comercial para o capitalismo industrial. A produção em larga escala, mecanizada, deu início às transformações dos países da Europa e da América do Norte. Estas nações se industrializaram e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades, dando início ao processo de urbanização.
Nesse período, as condições de trabalho eram péssimas. Muitos registros descrevem que, geralmente, às fábricas eram quentes, úmidas, sujas e escuras. Em sua maioria, os operários eram submetidos as condições desumanas de trabalho com jornadas que chegavam a 14 ou 16 horas diárias. Muitos operários, também chamados de proletários, adoeciam devido ao ar poluído que vinha das máquinas, aos acidentes e aos movimentos repetitivos que causavam intensas dores. O trabalho infantil era incentivado pelos donos das fábricas, denominados burgueses, pois as crianças recebiam salários mais baixos.
No fim do século XIX, a utilização de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade,
impulsionou a industrialização e deu início a uma nova fase denominada Segunda Revolução Industrial. Esse período foi marcado por um grande avanço técnico, dando início ao Meio Técnico-Científico, e provocou novas transformações na economia e no modo de vida das pessoas. As principais indústrias foram a metalúrgica, a química e, principalmente, a automobilística.
O aprimoramento de novas técnicas permitiu o desenvolvimento do automóvel e dos serviços de telecomunicação, como o telefone e o rádio. No século XX, as trocas comerciais se intensificaram alguns países fora da Europa, como EUA, Canadá e Japão, se industrializaram. E, consequentemente, surgiu uma nova organização do trabalho, com a especialização do trabalhador em uma etapa da produção que leva à padronização das atividades e do produto.
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
A.a - Com base no texto, seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros didáticos e/ou diferentes sites da internet, responda às questões a seguir.
a) Preencha o quadro com as principais características do Meio Técnico e do Meio Técnico Científico.
Meio Técnico
Meio Técnico Científico























b) Com o quadro preenchido, estabeleça a diferença entre meio técnico e meio técnico científico.
c) A Primeira Revolução Industrial, ocorrida a partir do século XVIII, é um marco importante na história, pois seus desdobramentos afetaram todo o mundo. Posteriormente, com a Segunda Revolução Industrial, houve transformações ainda mais significativas na economia e no modo de vida das pessoas. As imagens a seguir representam fatos que marcaram cada uma das fases das Revoluções Industriais. Analise cada uma e escreva a que fase cada uma corresponde: Primeira ou Segunda Revolução Industrial.
1-      Imagem Mina de Carvão: FASE_____________________________










2-      Imagem Locomotiva à vapor: ______________________________














3-       Imagem Lâmpada de óleo: ____________________________________









4-      Imagem Patente de Motor de Carro: _____________________________










5-      Imagem de Fábrica Têxtil: ____________________________________









6-      Imagem Telefone:___________________________________________






2-      Indique as consequências positivas e negativas da Primeira e Segunda Revolução Industrial.

Consequências positivas
Consequências Negativas
Primeira Revolução










Segunda Revolução



















3-       Pesquise em livros didáticos quais países iniciaram a Primeira Revolução Industrial e quais sofreram influências na expansão da Segunda Revolução Industrial. Para colaborar nesta etapa, recomendamos que acesse o Planisfério Político, elaborado pelo IBGE e disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/imagens/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf> (Acesso em: 16 dez. 2019), ou por meio do QR Codes ao lado.



4-       Pesquise em livros didáticos, jornais, revistas, filmes e/ou documentários, evidências do período de transição entre a Segunda Revolução Industrial e a Terceira Revolução Industrial em diferentes regiões do mundo e elabore um texto sobre as principais transformações.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES
ATIVIDADES: TEMA GUERRA FRIA, CORTINA DE FERRO-

9º ANOS-GEOGRAFIA – PROª: MARIA FERNANDES


    1-      FAZER A LEITURAS DAS CHARGES E ESCREVER DE QUE ASSUNTO SE TRATA, E O QUE VOCÊ ENTENDEU.
A-    O QUE VOCÊ ENTENDE POR CORRIDA ARMAMENTISTA?
B-      IDENTIFIQUE AS FIGURAS E O SIGNIFICADO DELAS PARA REPRESENTAR DUAS POTÊNCIAS.

C- FAZER A LEITURA DA TIRINHA. E RESPONDA, QUAL O PAPEL DA ONU E DO VATICANO. QUAL DOIS, TEM MAIS PODER PARA CONSEGUIR A PAZ?


D- VOCÊ CONHECE QUEM SÃO ESSES PERSONAGENS, E DO QUE SE TRATA? O QUE FAZEM?

E- E O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE ESSA IMAGEM? COMO CHAMA ESSES BRINQUEDINHOS?



F- EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE FOI A GUERRA FRIA. QUAL DAS IMAGENS REPRESENTA O MELHOR PODER DE PERSUASÃO?


G- QUE TIPO DE DISPUTA É ESSA? O QUE REPRESENTAS ESSAS IMAGENS?


H- O QUE FOI OTAN E O PACTO DE VARSOVIA? QUAL O PAPEL DE CADA UM?


     I-       DEFINA CAPITALISMO E COMUNISMO.



J- O QUE REPRESENTA ESSE APERTO DE MÃO ENTRE O PRESIDENTE BARACK OBAMA E RAUL CASTRO. EXPLIQUE O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO? - COMO ASSIM A GUERRA FRIA ACABOU? DE QUE LADO RAUL CASTRO ESTAVA? QUEM GANGOU A GUERRA? PORQUE?









CONTEUDO PROGRAMÁTICO
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

    1-      ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA.


    





    2-      ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA.

    3-      OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA A ALTERNATIVA CORRETA:
    A)      ESSA IMAGEM ACIMA REFERE-SE AO COMÉRCIO EUROPEU.
    B)       REFERE-SE A FEIRA POPULAR NA EUROPA.
    C)      REFERE-SE A UMA FÁBRICA, COM OS OPERÁRIOS, OPERANDO MÁQUINAS.
    D)    REFERE-SE A UMA REUNIÃO DE FUNCIONÁRIOS.

    4-        

    5-        

5-



    6-       COMO FUNCIONAVAM AS MÁQUINAS E MEIOS DE TRANSPORTE, NOS ANOS INICIAIS
DA INDUSTRIALIZAÇÃO?
    7-       QUAL A PRINCIPAL INVENÇÃO NA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
    8-       RESPONDA A TABELA ABAIXO:






ATIVIDADES


GEOGRAFIA – PROFª: MARIA FERNANDES

Tema: A Produção do Espaço geográfico e Global: Globalização e Regionalização Diferenças Regionais na Era da Globalização.

. Competências:
     ·         - Relacionar as mudanças técnica se científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
     ·         _ Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
Habilidades:
     ·         - Valorizar as diversidades dos saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
     ·         - Compreender e aplicar o raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço; envolver os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
I-                   Atividades de leitura e resumos dos temas importantes, com atividades de pesquisa no livro didático, e responder no caderno.
1- Explique quais as diferenças entre os países, quando se diz sobre desigualdades internacionais.
2- Explique como ocorreram as mudanças do trabalho, no mundo globalizado.
3- O que leva as empresas a financiar os custos do transporte para desenvolver sua produção em diferentes países?
4- Explique como ocorreu a DIT (Divisão Internacional do Trabalho).
5- Explique o papel da tecnologia na internacionalização da Produção industrial.
6- Faça a leitura do texto do Efeitos da globalização e anote os conceitos das seguintes palavras:
a) Softwares:
b) Terceirização:
c) Êxodo Rural:

7- Escreva um texto explicando como funciona o lado obscuro da globalização.
8- Com o mundo globalizado, quais as transformações na produção agropecuária?
9- Produza um texto, comentando sobre a cultura, propaganda e consumo na era globalizada.
10- Os padrões de consumo e de beleza atuais afetam ou não o seu cotidiano. Explique com exemplos



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES SOBRE GLOBALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS
PROFESSORA: MARIA FERNANDES
DISCIPLINA GEOGRAFIA – 9º ANOS
   1-  LEIA AS IMAGENS E RESPONDA, PÁGINA 37.
   2-  ANOTE EM SEU CADERNO O VOCABULÁRIO, PÁGINAS 38,39.
   3-  COM BASE NO TEXTO: A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS, O QUE SIGNIFICA GLOBALIZAÇÃO?
   4-    QUAIS ASCARACTERÍSTICAS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS?
   5- QUAL A VISÃO DE MILTON SANTOS, NO PERÍODO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL?
   6-    EXPLIQUE PORQUE O CAPITALISMO FINANCEIRO, PASSOU A TER IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL?
   7- QUAIS AS FASES DA GLOBALIZAÇÃO?
   8- QUAL O PAPEL DAREVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA GLOBALIZAÇÃO?
   9- QUE TIPOS DE AVANÇOS TECNOLÓGICOS, OCORRERAM DURANTE A GUERRA FRIA?
   10-  QUAIS PAÍSES DO MUNDO INVESTEM MAIS DINHEIRO EM PESQUISA?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O E-MAIL: mariafernandesluiz@yahoo.com.br


TEXTO: DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
       GLOBALIZAÇÃO, NOVAORDEM E O CENÁRIO DO SÉCULO XXI.
       DA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO A GLOBALIZAÇÃO.



DIT (DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO), É O COMÉRCIO ENTRE TODOS OS CONTINENTES. OS EUA É POTÊNCIA MUNDIAL. PAÍSES MUITO FRIO, NÃO CONSEGUE PRODUZIR CERTOS PRODUTOS.
       PAÍSES QUE SÃO EXPORTADORES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, COM O USO DE     TECNOLOGIA. SÃO OS PAÍSES DO NORTE. E HÁ PAÍSES EXPORTADORES DE MATÉRIAS PRIMAS: COMO MINÉRIOS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS. SÃO NOS PAÍSES DO SUL. MAS CADA UM DESSES PAÍSES UM PRECISA DO OUTRO.




ATIVIDADE

Nome da escola: ___________________________________
Professora: ___________________               Disciplina: ___________
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA -  9º  A e B  = DIAS 06 E 07/05/20  - (02 AULAS)

    1-      FAÇA A LEITURA DO MAPA MUNDI. E LOCALIZE A FRONTEIRA NATURAL ENTRE EUROPA E ÁSIA. E QUE LIMITE NATURAL SEPARA O CONTINENTE AFRICANO DA EUROPA. E DA ÁFRICA AO ORIENTE MÉDIO.


    2-      Em quais países ocorreram a DIT no século XIX?

    3-       Faça a leitura da imagem do globo terrestre divido pela metade, quais produtos tem nas metades do globo?


    4-      Onde ocorreu a primeira revolução industrial?

    5-      Explique como é essa DIT.

    6-      Quais as origens da globalização?

    7-      Para que serve o fórum social mundial?

     8-      Faça a leitura da imagem, sob título as consequências da globalização. E explique o que entendeu?

     9-      Conforme diz no texto sobre as contradições da globalização, quem é a figura do tio Sam?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O E-MAIL: mariafernandesluiz@yahoo.com.br


A NOVA ORDEM MUNDIAL: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO.
HABILIDADES: Definir a divisão geopolítica mundial durante o período da guerra fria. Identificar as transformações territoriais, considerando o movimento das fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas racionalidades na Europa.
















QUEDA DO SIMBOLO DA GUERRA FRIA. A QUEDA DO MURO DE BERLIM, FOI UM DOS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA, E LEVOU GRANDES MUDANÇAS NO MUNDO.
A QUEDA DO SÍMBOLO DA GUERRA FRIA, OCORREU DE FORMA PACÍFICA, SEGUNDO PROTAGONISTAS AMERICANOS.
O MURO DA VERGONHA NÃO CAIU DA NOITE PARA O DIA, FOI RESULTADO DE UM PROCESSO LONGO, E COMPLEXO DE DIVERSAS NEGOCIAÇÕES DIPLOMÁTICAS; AFIRMA ENTÃO, O PORTA VOZ DO DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO MARGARET no TUTWITER.
UM DOS MOMENTOS QUE AUXILIARAM NA QUEDA DO MURO DE BERLIM, SEGUNDO O TWITER, FOI O DISCURSO DO PRESIDENTE AMERICANO RONALD REAGAN NO DIA 12 DE JUNHO DE 1987. NA OCASIÃO, O LIDER AMERICANO SE DIRIGIU AO ÚLTIMO LÍDER DA UNIÃO SOVIÉTICA, MIKAHAIL GORNACHEV, E DISSE: SENHOR “GORBACHEV, DERRUBA ESSE MURO.
O AUTOR DO DISCURSO, PETER ROBSON, ENTÃO FUNCIONÁRIO DA CASA BRANCA, DIZ QUE NÃO TINHA CIÊNCIA NA ÉPOCA QUE ESTAVA ESCREVENDO UM CAPÍTULO IMPORTANTE DA HISTÓRIA, E SE PREOCUPAVA, CENAS EM TERMINAR O TEXTO A TEMPO.
PRINCIPAIS EVENTOS ATÉ NA CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM.
1945 – Termina a segunda guerra mundial e Berlim se divide entre o domínio soviético do lado oriental e domínio americano, inglês e francês do lado ocidental.
1948 – 1949 – Forças soviéticas bloqueiam Berlim Ocidental, uma ilha na região comunista, controlada pela Alemanha Oriental. Aliados do lado Ocidental entregaram suprimentos por 15 meses por via aérea.
1949 – República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) é fundada em 03 de maio na República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), é fundada em 07 de outubro.
1953 – Protesto contra as condições de trabalho na Alemanha Oriental é reprimida pelo Exército.
O Muro de Berlim, construído pela Alemanha Oriental para separar a Berlim Ocidental, não comunista, da Berlim Oriental, começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, passou por modificações até os anos de 1980 e foi derrubado em 1989.

Pós segunda guerra mundial, Berlim foi divido em 04 partes, para os países vencedores: Inglaterra, França, EUA e União Soviética.







Cortina de ferro.













GLOBALIZAÇÃO: é a quebra de barreiras e fronteiras entre os territórios, causando uma maior conexão, integração e interligação dos territórios. Ocasionada pelo avanço tecnológico, especialmente nos transportes e nas comunicações.




 ATIVIDADE


NOME DA ESCOLA: __________________________________________
NOME DO ALUNO (A ): ____________________________ Nº: _____ 9º ANO ____
DISCIPLINA: GEOGRAFIA           Prof.ª: MARIA FERNANDES
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA – 9º ANO A e B – ENSINO FUNDAMENTAL

I-Faça a leitura do texto sobre a nova ordem mundial, e responda as atividades:
1-Quem foi Mikhail Gorbatchev?
2-Explique o que foi a crise do mundo bipolar?
3-Qual foi o símbolo da Guerra Fria?
4-Quais foram os principais eventos da construção do muro de Berlim?
5-Qual o nome dos dois estados de Berlim?
6-Quais as consequências da bipolarização?
7-A Cortina de ferro era física ou só na teoria?
8-Em que ano ocorreu o primeiro voo espacial?
9-Qual o nome do primeiro satélite espacial russo?
10-Explique o que foi a corrida armamentista?
11-Qual país enviou os primeiros humanos a lua?
12-Observe a segunda imagem da Antiga Ordem Mundial e explique a que se refere?
13-Dê o conceito de globalização.





Tema: A Produção do Espaço geográfico e Global: Globalização e Regionalização Diferenças Regionais na Era da Globalização.

Competências:

- Relacionar as mudanças técnica se científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
- Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

Habilidades:

- Valorizar as diversidades dos saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Compreender e aplicar o raciocínio geográfico na analise da ocupação humana e produção do espaço; envolver os princípios  de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
Atividades de leitura e resumos dos temas importantes, com atividades de pesquisa no livro didático, e responder no caderno.

1- Explique quais as diferenças entre os países, quando se diz sobre desigualdades internacionais.
2- Explique como ocorreram as mudanças do trabalho, no mundo globalizado.
3- O que leva as empresas a financiar os custos do transporte para desenvolver sua produção em diferentes países?
4- Explique como ocorreu a DIT (Divisão Internacional do Trabalho).
5- Explique o papel da tecnologia na internacionalização da Produção industrial.
6- Faça a leitura do texto do Efeitos da globalização e anote os conceitos das seguintes palavras:
a) Softwares:
b) Terceirização:
c) Êxodo Rural:
7- Escreva um texto explicando como funciona o lado obscuro da globalização.
8- Com o mundo globalizado, quais as transformações  na produção agropecuária?
9- Produza um texto, comentando sobre a cultura, propaganda e consumo na era globalizada.
10- Os padrões de consumo e de beleza atuais afetam ou não o seu cotidiano. Explique com exemplos

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – 9º ANO: REFERENTE A QUARENTENA DOS ALUNOS:

I-        LEIA O TEXTO E O MAPA DO MUNDO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

Contemporaneamente, os progressos técnicos, estão intimamente ligados à aceleração do tempo, característica chave do processo de globalização.

Aceleração é algo, que muda as nossas relações com a distância geográfica, agora mais facilmente transporta. Trata-se da compressão do tempo-espaço, como pode ser observada no mapa abaixo, o encolhimento do mapa do mundo graças as inovações nos transportes que encolhem o espaço por meio do tempo:


1-      Escreva o que se vê no mapa acima?
2-      O que posso saber, por meio da observação completa desta fonte de informação?
3-      É possível identificar crescimento ou variação de algum elemento?
4-      Será que todos os lugares e povos são atingidos pela globalização com a mesma intensidade?
OBS: Estou reproduzindo as frases dentro do mapa, por ordem crescente:
1-      1500 – 1840 – Velocidade das carruagens e dos barcos a velas: 16km/por hora.
2-      1850 – 1930 - Velocidades das locomotivas a vapor: 100km/h.
Barcos a vapor: 57 km/h.
3-      Anos 1950Aviões a propulsão: 480 – 640 Km/h.
4-      Anos 1960 – Jatos de passageiros: 800 – 1100 Km/h.




ATIVIDADES DE GEOGRAFIA – 9º ANO – REFERE-SE A REPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS, PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO DE QUARENTENA:

HABILIDADES:
·         - Identificar por meio de textos, mapas, tabelas e/ou gráficos, elementos que estimulam e aceleram o processo de globalização.
·         - Identificar por meio de textos, mapas situações do processo de globalização que expressem as diversidades e desigualdades regionais, na escala global.
·         - Extrair ideias principais, por meio da leitura e interpretação de textos e das ideias resultantes da discussão coletiva em sala de aula.

I- Faça a leitura do texto e responda as atividades:

[...] O cidadão norte americano, desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional, antes de ser transmitido a América. Sai de baixo de cobertas feitas de algodão, cuja planta se tornou doméstica na Índia; ou de linho ou de lã de carneiro, um e outro domesticados no Oriente Próximo; ou de seda cujo emprego foi descoberto na China. Todos esses materiais foram fiados e tecidos por processos inventados no Oriente Próximo. Ao levantar da cama faz uso dos mocassins que foram inventados pelos índios das florestas do leste do EUA e entra no quarto de banho, cujos aparelhos são uma mistura de invenções europeias e norte americanas, que é vestuário inventado na Índia, e lava-se com sabão que foi inventado pelos antigos gauleses, faz a barba que é um rito masoquista que parece provir dos sumerianos ou do antigo Egito [...]
[...] lê notícias do dia, impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. Ao inteirar-se das narrativas dos problemas estrangeiros, se for um bom cidadão conservador, agradecerá a uma divindade hebraica, numa língua indo-europeia, o fato de ser cem por cento americano [...].
LINTON,Ralp. O homem: uma introdução a antropologia.

      1-      Grife as palavras desconhecidas e pesquisem seu significado no dicionário.   
      2-      Grife as ideias principais do texto.
      3-      Redija, com um texto próprio, a ideia principal do texto.   
      4-      Elabore uma síntese.
      5-      Considerando que as trocas atuais são muito mais volumosas e aceleradas, até onde terão chegado as influências entre os povos?
      6-      Isso dará condições para perceber-se que na atualidade a escala mundial está bem mais plena de relações?
      7-      Será que estamos nos transformando em “cidadãos do mundo”, bem mais do que apenas cidadãos nacionais?

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