ATIVIDADES Período: (15,17 E 18/12/2020) AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO – GEOGRAFIA
AGENDA 2030 E OS 17 ODS – REGINATO (15/12/2020) PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO
A e B -GEOGRAFIA -EF II HABILIDADES: • IDENTIFICAR
E ANALISAR MAPAS TEMÁTICOS RELACIONADOS À OCORRÊNCIAS DE DESASTRES
SOCIOAMBIENTAIS EM DIFERENTES REGIÕES DO MUNDO, EM ESPECIAL NA EUROPA, ÁSIA E
OCEANIA. UNIDADE TEMÁTICA: NATUREZA,
AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA. OBJETO DE CONHECIMENTO: DIVERSIDADE
AMBIENTAL EAS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.
1- De
qual forma as empresas foram consideradas nos 17 objetivos sustentáveis.?
Explique. 2- Quais
são os pilares do Desenvolvimento Sustentável? 3- Explique
com suas palavras, que é a Agenda 2030. 4- Por
que as ODS são importantes? 5- Por
que crianças e jovens são importantes, para a implementação da Agenda 2030? 6- Dos
8 objetivos revisados, quais foram considerados? 7- Qual
o objetivo principal da ODS? |
PRAZO
DE ENTREGA Data: 11/12/2020 ATIVIDADES Período: (08, 10 E 11/12/2020) ATIVIDADE
- GEOGRAFIA – RECURSOS NATURAIS E FONTES ENERGÉTICAS - REGINATO – (08,10 E
11/12/2020). PROFESSORA
MARIA FERNANDES - 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF II HABILIDADE: • AVALIAR CRITICAMENTE OS USOS DE RECURSOS
NATURAIS A PARTIR DAS DIFERENTES FONTES DE ENERGIA ( TERMOELÉTRICA,
HIDRELÉTRICA, EÓLICA, NUCLEAR E GEOTÉRMICA). • ANALISAR OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO EM DIFERENTES PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA E
RELACIONAR COM AS FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS NO BRASIL E AS PRÁTICAS DE USO
RACIONAL DE ENERGIA. UNIDADE
TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA. OBJETO
DO CONHECIMENTO: • DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES
NAS PAISAGENS NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA. 1- Qual tipo de energia substituiu o trabalho
animal? 2- O que é necessário para produzir energia
hidrelétrica? 3- Observe o mapa e responda: Impactos
ambientais na produção de energia – Na
América – Canadá (7%), EUA (4%) e Brasil (12%). Na
África – Congo (5%). Na
Ásia – Rússia (12%), China (13%) e Índia (5%). a) Qual país provocou mais impacto ambiental? b) Qual país provocou menos impacto
ambiental? 4- Faça a leitura do gráfico e responda: a) Escreva o nome dos três países que mais
consomem petróleo no mundo. b) Escreva o nome dos três países que menos
consomem petróleo no mundo. 5- Observe o mapa do Brasil e responda: a)
Qual região tem mais Energia
fotovoltaica? 6- O que são impactos socioambientais? 7- O que é matriz energética? Cite 2 exemplos
de fonte de energia.
|
ATIVIDADES
ATIVIDADE
- DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS – REGINATO – (01, 03 E 04/12/2020). PROFESSORA
MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF HABILIDADE: • IDENTIFICAR E ANALISAR MAPAS TEMÁTICOS
RELACIONADOS ÀS OCORRÊNCIAS DE DESASTRES SOCIOAMBIENTAIS EM DIFERENTES
REGIÕES DO MUNDO, EM ESPECIAL NA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA. UNIDADE
TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA. OBJETO
DO CONHECIMENTO: • DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES
NAS PAISAGENS NA EURPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA.
1-
1-Explique com suas
palavras o que são desastres socioambientais.
2-
2-Observe o mapa,
faça a leitura e responda: a) Todos
os países têm a mesma capacidade de lidar com os desastres? Justifique, por
que? b) Quais
países ocorrem mais desastres?
3- Onde
fica Vanuatu?
4- Qual
país em mais artigo publicado na questão de desastres naturais: a) EUA b) Alemanha c) China d) Japão
5- Qual
país é o mais especializado em ciência do desastre natural: a) EUA b) Alemanha c) China d) Japão
6- Qual
país destaca-se na publicação de papers sobre acidentes químicos e
radiológicos: a) EUA b) Alemanha c) China d) Japão
7- Quais
os dois arquipélagos, que lideram o índice mundial de risco de desastre: a) Grandes
Antilhas e pequenas Antilhas. b) Arquipélago
São Pedro e São Paulo c) Arquipélago
Seychelles e Melanésia. d) Arquipélago
do Pacifico Sul e da Polinésia.
8- Qual
a importância da educação para a redução de riscos e desastres? |
PRAZO DE ENTREGA
DATA: 27/11/2020
ATIVIDADES ATIVIDADE - RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA – REGINATO – (24,26 e 27/11/2020). PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF HABILIDADE: • IDENTIFICAR E ANALIZAR AS CADEIAS INDUSTRIAIS E DE INOVAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS USOS DOS RECURSOS NATURAIS E DAS DIFERENTES FONTES DE ENERGIA (TAIS COMO TERMOELÉTRICA, HIDRELÉTRICA, EÓLICA, NUCLEAR E GEOTÉRMICA) EM DIFERENTES PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA. UNIDADE TEMÁTICA: NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA. OBJETO DE CONHECIMENTO: • DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EUROPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA. 1- O que são fontes de energia? 2- Dê dois exemplos de recursos naturais utilizados para a geração de energia. 3- Observe o mapa do mundo, faça a leitura e responda: a) O que o mapa revela sobre o consumo de eletricidade na Europa, na Ásia e na Oceania? b) Quais países ou regiões do mundo consome menos energia? 4- Aonde fica a primeira Usina Nuclear brasileira, que entrou em operação comercial em 1985? 5- Qual a importância dos solos para o desenvolvimento humano, animal e das plantas? 6- Explique o que é pedologia. 7- Quais são as fontes de energia? 8- Explique o que são energias renováveis? |
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
PRAZO DE ENTREGA: Data: 13/11/2020
ATIVIDADES Período: (10,12 e 13/11/2020) ATIVIDADE – CADEIAS INDUSTRIAIS E OS RECURSOS NATURAIS – REGINATO – (10,12 e 13/11/2020). PROFESSORA MARIA FERNANDES – 9º ANO A e B -EF - geografia HABILIDADE: IDENTIFICAR E ANALISAR AS CADEIAS INDUSRIAIS E DE INVAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS USOS DE RECURSOS NATURAIS E DAS DIFERENTES FONTES DE ENERGIA (TAIS COMO TERMOELÉTRICA, HIDRELÉTRICA, EÓLICA, NUCLEAR E GEOTÉRMICA) EM DIFERENTES PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA. UNIDADE TEMÁTICA: O MUNDO DO TRABALHO. OBJETO DO CONHECIMENTO: DIVERSIDADE AMBIENTAL E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS NA EURPA, NA ÁSIA E NA OCEANIA. 1- O que são recursos naturais? 2- Qual a diferença entre recursos renováveis e não renováveis? 3- Leia a afirmação: Com a descoberta do petróleo, muita coisa mudou em nosso cotidiano. Agora responda: a) Aponte dois itens que você utiliza no seu dia a dia que é fabricado a partir do petróleo. 4- Observe o gráfico da proporção de material reciclado em atividades industriais selecionados no Brasil.
a) Qual mês que é recolhido maior número de toneladas e rejeitos? b) Qual prefeitura é responsável por essa informação sobre a reciclagem? 5- Observe o gráfico da produção de petróleo no mundo, e responda:
a) Quais países que são os maiores produtores de petróleo? b) Qual país produziu menos barril de petróleo? 6- Leia a afirmação: Muitos estudos apontam os problemas causados pela queima de combustíveis fósseis, e responda: a) Diante dessa informação, quais alternativas, podemos propor para a diminuição desse problema? 7- Faça uma pesquisa sobre os usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (geração).
|
ATIVIDADES ATIVIDADE – DESIGUALDADE SOCIAL NA
SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL - (03,05 e 06/11/2020). REGINATO PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO
A e B -GEOGRAFIA – EF HABILIDADE: Debater as origens e consequências
dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade
urbano-industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção,
de acesso aos recursos naturais e da segregação socioespacial, em diferentes
regiões do mundo. UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho. OBJETO DO CONHECIMENTO: Cadeias industriais e inovação no
uso dos recursos naturais e das matérias-primas. 1-
Explique
com suas palavras o que é desigualdade. 2-
Quais
problemas podem ser causados pela desigualdade social? 3-
De
que maneira o processo de industrialização em diferentes regiões do mundo
impulsionou a segregação socioespacial? 4-
Qual
sua percepção sobre segregação social em seu município? Comente sua resposta. 5-
Observe
a imagem e responda:
a)
Qual
a diferença entre as duas imagens? b)
O
que falta na segunda imagem, com relação a infraestrutura do bairro? 6-
Explique
o que o índice de GINI faz. 7-
Porque
o índice de GINI é importante? 8-
Observe
o mapa do mundo com o coeficiente índice de Gini. 9-
OBSERVE
A IMAGEM E DESCREVA SUAS PERCEPÇÕES (SOCIEDADE URBANO INDUSTRIAL):
OBRA:
FÉRREO E CARVÃO, DE WILLIAM BELL SCOTT (1855-1860). a) Construtores
de ferrovias, locomotiva, ponte mostra jornais e telégrafo elétrico. b) Homens
violentos, dando marretadas em alguém. c) Operários de
uma fábrica. 1 0- Dê significado de ODS 9. Explique para que serve. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
ATIVIDADE - URBANIZAÇÃO E AS
TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA. (27 e 29/10/2020). Reginato PROFESSORA MARIA
FERNANDES – 9º ANO A e B – GEOGRAFIA – EF HABILIDADES: Relacionar o processo
de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do
desemprego estrutural e ao papel crescente do Capital financeiro em
diferentes países, com destaque para
Brasil. Unidade Temática: Mundo do Trabalho Objeto do
conhecimento: Cadeias industriais e
inovação dos recursos naturais e das matérias-primas. 1- Qual é a finalidade do censo
agropecuário? 2- Em qual setor da economia se
enquadra a agricultura? 3- O que é urbanização? 4- A urbanização pode impactar a
produção do campo? Como? 5- De que maneira o campo está
presente na cidade? 6- Analise a afirmação a seguir: “O
Brasil é um país agrário, de riquezas na produção do campo”. Qual a sua
opinião sobre essa afirmação? 7- Como a produção do campo se
beneficia das inovações tecnológicas? 8- Quais são os benefícios e os
malefícios da chamada “inovação agrícola”? |
ATIVIDADES Período: (20,22 e 23/10/2020)) ATIVIDADES – Revisão de conteúdos bimestrais anteriores. PROFESSORA MARIA FERNANDES - 9º ANO – (A-B) – GEOGRAFIA HABILIDADES: ·
COMPREENDER PROCESSOS SOCIAIS UTILIZANDO CONHECIMENTOS
HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS. ·
IDENTIFICAR REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM TEXTOS
CIENTÍFICOS, IMAGENS, FOTOSE GRÁFICOS, ETC.
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA – 9º ANO A e B – EF NOME DO ALUNO: _____________________ Nº: __ 9º ANO: ____ DATA:
____/___/____.
I- Faça a leitura do texto e responda as atividades: [...] O cidadão norte americano, desperta num leito construído segundo
padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional,
antes de ser transmitido a América. Sai de baixo de cobertas feitas de
algodão, cuja planta se tornou doméstica na Índia; ou de linho ou de lã de
carneiro, um e outro domesticados no Oriente Próximo; ou de seda cujo emprego
foi e lava-se com sabão que foi inventado pelos antigos gauleses, faz a barba
que é um rito masoquista que parece provir dos sumerianos ou do antigo Egito
[...] [...] lê notícias do dia, impressas em caracteres inventados
pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo
inventado na Alemanha. Ao inteirar-se das narrativas dos problemas
estrangeiros, se for um bom cidadão conservador, agradecerá a uma divindade
hebraica, numa língua indo-europeia, o fato de ser cem por cento americano
[...]. descoberto na China. Todos esses materiais foram fiados e
tecidos por processos inventados no Oriente Próximo. Ao levantar da cama faz
uso dos mocassins que foram inventados pelos índios das florestas do leste do
EUA e entra no quarto de banho, cujos aparelhos são uma mistura de invenções
europeias e norte americanas, que é vestuário inventado na Índia, LINTON, Ralp. O homem: uma introdução a antropologia.
1- Grife as
palavras desconhecidas e pesquisem seu significado no dicionário. 2- Grife as ideias
principais do texto. 3- Redija, com um
texto próprio, a ideia principal do texto. 4- Elabore uma
síntese. 5- Considerando
que as trocas atuais são muito mais volumosas e aceleradas, até onde terão
chegado as influências entre os povos? 6- Isso dará condições
para perceber-se que na atualidade a escala mundial está bem mais plena de
relações? 7- Será que
estamos nos transformando em “cidadãos do mundo”, bem mais do que apenas
cidadãos nacionais? II - Observe a
imagem abaixo e dê as características conforme a letra: a) Dê as
características regionais nas diversidades de culturas do Brasil. Conforme
imagem ou simbologia no mapa por regiões. b) Quem são os
povos representados no mapa?
8- FAÇA A LEITURA DO
MAPA DO MUNDO E RESPONDA: A- O CONTINENTE AMERICANO ESTÁ TOTALMENTE DO LADO OCIDENTAL OU ORIENTAL? B- O CONTINENTE ASIÁTICO ESTÁ TOTALMENTE NO
LADO ORIENTAL OU OCIDENTAL? C- COM BASE NA LINHA DO EQUADOR: O BRASIL
ESTÁ NO LADO NORTE OU NO LADO SUL? D- QUAL CONTINENTE É CORTADO PELA LINHA DO
EQUADOR E MERIDIANO DE GREENWICH? E- O CONTINENTE EUROPEU É CORTADO PELA
LINHA DO EQUADOR OU MERIDIANO DE GREENWICH? 9- OBSERVE
O MAPA ABAIXO E RESPONDA: a) Quais foram os imigrantes que foram
morar em São Paulo? b) Qual dos estados brasileiros receberam o
maior número de imigrantes? c) Qual dos estados brasileiros receberam o
menor número de imigrantes? d) Os italianos foram para qual Estado? 10- QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TERMO “MIGRANTE”
E “REFUGIADO”?
|