ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Professor:
Elândio R.
Ferreira Disciplina:
Língua
Portuguesa - 9º A Semana/prazo:
14 à 18 de dezembro. Onde
fazer: Na Apostila
Aprender Sempre (paginas 9 e 10), no Google Classroom ou no Google Forms. Formas
de entrega: Opção 1: Tirar fotos da atividade feita e
enviar pelo whatsapp do professor ou por e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção 2: Responder no google forms e clicar no
botão "enviar". Opção 3: Anexar as respostas no Classroom. Link do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTg1ODEwNTgyMzg3/details
Atividade de Recuperação. Alunos que precisam fazer: Ana Ortega, Ana Julia, Anny, Antonio, Apolo,
Bianca Lima, Eduardo martino, Eduardo Mattoso, Flavio, Geovana, Guilherme,
Isabela, Juan, Julia, Kauã, Laura, Lucas, Maria Eduarda, Maria julia, Maria
Kuisa, Nathan Gabriel, nathan Sampaio, Patricia, Rebeca da Silva, Rebeca
Elisa, Samuel, Thierry, Wellington, Yasmim, Paulo. As consequências das mudanças climáticas -
Aprender Sempre (Páginas 9 e 10). Parte I.
OBJETIVOS
DAS ATIVIDADES: • Identificar as consequências provenientes
dos agentes causadores das mudanças climáticas; • Analisar, em textos escritos, a força
persuasiva dos argumentos utilizados.
Estudante, a proposta desta aula é destacar as
implicações do efeito de sentido a partir da relação causa e consequência,
sendo estes recursos importantes para a compreensão de um texto
argumentativo. Vamos lá?
1) Leia com atenção o texto 1 a seguir:
Pior que nossos pais: mudanças climáticas já
afetam a saúde das novas gerações
Doenças infecciosas, enchentes, incêndios
florestais e escassez de alimentos pintam futuro sombrio para uma criança
nascida hoje caso o ritmo de emissão de carbono continue nos níveis atuais Por Matheus Souza
Ninguém mais duvida que as mudanças climáticas
trazem consequências catastróficas para o meio ambiente. Agora, um estudo
elaborado por 120 especialistas de diferentes países estima quais são os efeitos
dessas mudanças para a saúde dos seres humanos, e mostra que um grupo é
especialmente atingido: as crianças.
Publicado na revista científica The
Lancet, o relatório Countdown on Health and Climate Change 2019 (Contagem
Regressiva sobre Saúde e Mudanças Climáticas), lançado nesta quarta-feira
(13), aponta que uma criança nascida hoje terá prejuízos ao longo de toda a
vida caso o ritmo de emissão de carbono continue nos níveis atuais. Com
sistema imunológico ainda em desenvolvimento, elas são mais vulneráveis aos
impactos. O estudo também teve colaboração de pesquisadores brasileiros. Da
USP, são coautores o professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina
(FMUSP), e Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças
Climáticas e pesquisador do Instituto de Ciências Avançadas (IEA) da USP.
Além do relatório geral, o estudo também
levantou dados específicos de alguns países, de acordo com o impacto para
cada região. No caso do Brasil, por exemplo, as mudanças climáticas tornam o
ambiente mais propício para a proliferação da dengue e de outras doenças
infecciosas, que afetam mais as crianças. Desde os anos 1950, os
mosquitos têm aumentada em 11% sua capacidade de transmitir dengue no País.
Outro efeito diz respeito à alimentação. Com a elevação da
temperatura média do planeta, a produção agrícola é diretamente atingida. No
Brasil, o potencial médio de produtividade da soja caiu mais de 6% desde a
década de 60. Dessa forma, os bebês estarão mais vulneráveis ao aumento do preço dos
alimentos e à desnutrição.
Durante a adolescência, o impacto da poluição do ar piorará.
O fornecimento de energia derivada do carvão triplicou no Brasil nos últimos
40 anos e os níveis perigosos de poluição atmosférica ao ar livre
contribuíram para 24 mil mortes prematuras em 2016.
Eventos climáticos extremos, como enchentes e tufões, se intensificarão
na idade adulta de quem nasce hoje. No Brasil, 1,6 milhão de pessoas foram
expostas a incêndios
florestais desde 2001/2004, e em todo o mundo houve um aumento
recorde de 220 milhões de pessoas acima de 65 anos expostas a ondas de
calor em 2018 em comparação com o ano 2000. Em relação a 2017, a alta
foi de 63 milhões.
Para que uma criança nascida hoje cresça em um
mundo que atingirá emissões zero até seu 31º aniversário, em 2050, é preciso
seguir as diretrizes do Acordo de Paris e limitar o aquecimento a um nível
bem abaixo de 2°C. Na avaliação dos autores, só isso pode garantir um futuro
mais saudável para as próximas gerações. 2) Após a leitura e análise do Texto 1, aponte as
principais consequências das mudanças climáticas citadas no texto e faça o
registro no espaço a abaixo. Consequências das Mudanças Climáticas:
3) Como você pode perceber, as consequências das
mudanças climáticas afetam muitas pessoas no Brasil. Que recursos linguísticos
o autor utiliza, nesse texto, para sustentar as ideias e chamar/ persuadir o
leitor quanto ao que está sendo exposto? Até
breve!!! Profº
Elândio :) |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Professor:
Elândio R.
Ferreira Disciplina:
Língua
Portuguesa - 9º A Semana/prazo:
07 à 11 de dezembro. Onde
fazer: No caderno,
no Google Classroom ou na Apostila Aprender Sempre, Volume Único. Formas
de entrega: Opção 1: Tirar fotos da atividade e enviar
pelo whatsapp do professor ou por e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção 2: Anexar as respostas no Classroom. Link do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MjQxMDQ2OTM2Nzgx/details
Recuperação de conteúdo e Habilidades. . Objetivos da atividade:
• Essa atividade destinana-se pra quem não a
fez. • Propor uma reflexão acerca da temática desta
Sequência de Atividades: mudanças climáticas; • Formular pontos de vista sobre a temática:
mudanças climáticas.
Habilidades:
- Compreender texto de opinião, selecionando
estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos. - Ler com proficiência identificando fato,
opinião, tema e tese para formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos.
ATENÇÃO: Você também pode fazer essa atividade
na Apostila Aprender Sempre, tirar
fotos e me enviar.
Leia o
texto para responder às questões:
O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas Marcos Buckeridge é diretor do Instituto de
Biociências da USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São
Paulo. O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio já enfrentado pela
humanidade, a mudança climática global, o País tem à sua frente uma janela de
uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar programas de
adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o
enfrentamento das consequências desse grande problema oferece. Evidências científicas mostram que, até
meados de 2040, o mundo deverá atingir a marca de 1,5 °C, caso continuemos
emitindo gases de efeito estufa como ainda fazemos hoje. As pessoas
perguntam: mas o que significa para mim essa pequena variação de apenas 1 °C?
De fato, 1 °C, ou mesmo 1,5, ou até 3 °C podem significar muito pouco se
considerarmos nossas preferências pessoais. Porém, uma variação na
temperatura média mundial de 1,5 °C implica variações de temperatura, chuvas
e vários eventos climáticos bem mais amplos e intensos do que o significado
pessoal de 1,5 °C. Os efeitos climáticos são, sobretudo, o
que os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima
local que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse
tipo de evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outra
palavras, teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de tempestades,
maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como furacões e
tornados. Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde humana,
infraestrutura das cidades, agricultura e muitos outros setores da sociedade. A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris em 2015,
encomendou um relatório especial ao Painel Intergovernamental de Mudanças
Climáticas (IPCC) da ONU. Os governos querem saber o que fazer para evitar
que o mundo ultrapasse a marca de 1,5 °C. O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40
países que trabalharam durante dois anos com a contribuição de mais 133
pesquisadores de todo o mundo. Os cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil
publicações científicas e responderam a mais de 42 mil comentários de
cientistas e governos dos 195 países da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estes números são importantes, pois salientam que as conclusões a que
chegamos nesses relatórios são fortemente embasadas na melhor ciência que
existe no mundo. Na sua imensa maioria, as publicações utilizadas são de
papers científicos editorados. Além disso, o IPCC proíbe fazer prescrições
políticas. Em outras palavras, não podemos indicar caminhos para os tomadores
de decisão. As conclusões são colocadas como o estado de arte da ciência
naquele tópico e naquele momento; por isso, devem servir apenas como guia
para que o tomador de decisão escolha por onde ir com embasamento sólido.
1.
Após a leitura e compreensão do texto, responda às perguntas a seguir.
a) De
acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças climáticas. Sua
resposta:
b) De
acordo com o texto, quais são as consequências das mudanças climáticas na
vida das pessoas? Sua
resposta:
c) E
você, o que pensa sobre as mudanças climáticas em relação às consequências
delas para as nossas vidas? Você acha que ainda é possível mudar o cenário
atual? Sua
resposta:
Até
breve!!! Profº
Elândio :) |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Professor:
Elândio R.
Ferreira Disciplina:
Língua
Portuguesa - 9º A Semana/prazo:
30 à 04 de dezembro. Onde
fazer: No Google
Classroom ou no Google Forms. Formas
de entrega: Opção 1: Tirar fotos da atividade feita e
enviar pelo whatsapp do professor ou por e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção 2: Responder no google forms e clicar no
botão "enviar". Opção 3: Anexar as respostas no Classroom. Link do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MjEwNjk2NTY0MzY1/details
Queridos alunos, nesta atividade vocês
encontrarão um trecho de um romance e nele reconhecer o uso da vírgula e
analisar o sentido da conjunção "que" no texto. Boa leitura.
Leia o trecho do romance e responda às
questões 01 e 02. Lucíola
(José de Alencar)
Capítulo XIV [...] Lúcia expandia-se com tal efusão de
contentamento, que, se há felicidade neste mundo, devia ser a que ela sentia. Entretanto,
passada essa primeira e fugaz irradiação, achei-a fria, quase gelada [...]. A frieza continuou aumentando de dia em dia,
até que uma vez não me pude conter: — Parece-me que já te aborreceste de mim,
Lúcia! — Creio que estou doente! Sofro tanto! — De quê? Dessa moléstia do coração de que já
me falaste? Fugiu-lhe pelos lábios um sorriso sinistro. — Sim; dessa moléstia do coração que me há de
matar! [...]
Questão
01
Em “A frieza continuou aumentando de dia em
dia, até que uma vez não me pude conter.”, a vírgula foi utilizada para:
(A) reforçar o sentido da oração principal. (B) separar a oração principal da oração
subordinada. (C) marcar uma pausa no período composto por
coordenação. (D) enfatizar o sentimento do personagem ao se
referir à frieza da amada.
Questão
02
Em “Creio que estou doente!”, o termo “que” em
destaque é uma conjunção e introduz uma oração que:
(A) completa o sentido do verbo “creio”. (B) se relaciona ao adjetivo “doente”. (C) se refere ao verbo “estou”. (D) representa o sujeito “eu”.
Até
breve!!! Profº
Elândio :)
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Professor:
Elândio R.
Ferreira Disciplina:
Língua
Portuguesa - 9º A Semana/prazo:
24 à 29 de novembro. Onde
fazer: Na Apostila
Aprender Sempre (paginas 11), no Google Classroom ou no Google Forms. Formas
de entrega: Opção 1: Tirar fotos da atividade feita e
enviar pelo whatsapp do professor ou por e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção 2: Responder no google forms e clicar no
botão "enviar". Opção 3: Anexar as respostas no Classroom. Link do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MjM1NzkzMDQ2NzM4/details
Título:
Sequência de atividade: Artigo de Opinião.
Nas atividades anteriores vocês identificaram
as causas das mudanças climáticas (atividade 1) e as consequências (atividade
2). Hoje, vocês irão analisar duas imagens e refletir sobre o tema.
Lembrando: vocês encontram essa Sequência de
atividades no Caderno aprender Sempre, volume 3, entregue pela escola.
Vamos lá!
1) Analise as imagens a seguir e faça uma
reflexão evidenciando as inferências que podem ser extraídas a partir dessa
imagens., fazendo relação ao tema Mudanças climáticas. Registre suas
considerações no caderno de sala ou no Aprender Sempre.
IMAGEM 2 ![]() Registre suas considerações. R:
Estudante, espera-se que você tenha
compreendido a relação de causa e consequência em relação ao fato apresentado
durante a sequência de atividades. Além disso, as intervenções propostas
nessa atividade dizem respeito à construção da sua cidadania, afinal,
enquanto integrante de um grupo, de uma família, da escola, de alguma
agremiação estudantil ou ONG, você pode propor ações de conscientização, ou
intervenção direta, de modo a colaborar para diminuir e evitar os danos
causados ao meio ambiente. Nesse sentido, registre fatos ocorridos no
bairro, cidade ou estado, onde você vive, em relação às mudanças climáticas,
evidenciando causas e as consequências que a sua a comunidade enfrentou ou
enfrenta em função disso. R:
Até
breve!!! Profº
Elândio :)
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Professor:
Elândio R.
Ferreira Disciplina:
Língua
Portuguesa - 9º A Semana/prazo:
09 à 13 de novembro. Onde
fazer: Na Apostila
Aprender Sempre (paginas 9 e 10), no Google Classroom ou no Google Forms. Formas
de entrega: Opção 1: Tirar fotos da atividade feita e
enviar pelo whatsapp do professor ou por e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção 2: Responder no google forms e clicar no
botão "enviar". Opção 3: Anexar as respostas no Classroom. Link do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU 2MzVa/a/MjIxNDY0NDU4NDMx/details
As consequências das mudanças climáticas -
Aprender Sempre (Páginas 9 e 10). Parte I.
OBJETIVOS
DAS ATIVIDADES: • Identificar as consequências provenientes
dos agentes causadores das mudanças climáticas; • Analisar, em textos escritos, a força
persuasiva dos argumentos utilizados.
Estudante, a proposta desta aula é destacar as
implicações do efeito de sentido a partir da relação causa e consequência,
sendo estes recursos importantes para a compreensão de um texto
argumentativo. Vamos lá?
1) Leia com atenção o texto 1 a seguir:
Pior que nossos pais: mudanças climáticas já
afetam a saúde das novas gerações
Doenças infecciosas, enchentes, incêndios
florestais e escassez de alimentos pintam futuro sombrio para uma criança
nascida hoje caso o ritmo de emissão de carbono continue nos níveis atuais Por Matheus Souza
Ninguém mais duvida que as mudanças climáticas
trazem consequências catastróficas para o meio ambiente. Agora, um estudo
elaborado por 120 especialistas de diferentes países estima quais são os
efeitos dessas mudanças para a saúde dos seres humanos, e mostra que um grupo
é especialmente atingido: as crianças.
Publicado na revista científica The
Lancet, o relatório Countdown on Health and Climate Change 2019 (Contagem
Regressiva sobre Saúde e Mudanças Climáticas), lançado nesta quarta-feira
(13), aponta que uma criança nascida hoje terá prejuízos ao longo de toda a
vida caso o ritmo de emissão de carbono continue nos níveis atuais. Com
sistema imunológico ainda em desenvolvimento, elas são mais vulneráveis aos
impactos. O estudo também teve colaboração de pesquisadores brasileiros. Da
USP, são coautores o professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina
(FMUSP), e Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças
Climáticas e pesquisador do Instituto de Ciências Avançadas (IEA) da USP.
Além do relatório geral, o estudo também
levantou dados específicos de alguns países, de acordo com o impacto para
cada região. No caso do Brasil, por exemplo, as mudanças climáticas tornam o
ambiente mais propício para a proliferação da dengue e de outras doenças
infecciosas, que afetam mais as crianças. Desde os anos 1950, os
mosquitos têm aumentada em 11% sua capacidade de transmitir dengue no País.
Outro efeito diz respeito à alimentação. Com a elevação da
temperatura média do planeta, a produção agrícola é diretamente atingida. No
Brasil, o potencial médio de produtividade da soja caiu mais de 6% desde a
década de 60. Dessa forma, os bebês estarão mais vulneráveis ao aumento do preço dos
alimentos e à desnutrição.
Durante a adolescência, o impacto da poluição do ar piorará.
O fornecimento de energia derivada do carvão triplicou no Brasil nos últimos
40 anos e os níveis perigosos de poluição atmosférica ao ar livre
contribuíram para 24 mil mortes prematuras em 2016.
Eventos climáticos extremos, como enchentes e tufões, se intensificarão
na idade adulta de quem nasce hoje. No Brasil, 1,6 milhão de pessoas foram
expostas a incêndios
florestais desde 2001/2004, e em todo o mundo houve um aumento
recorde de 220 milhões de pessoas acima de 65 anos expostas a ondas de
calor em 2018 em comparação com o ano 2000. Em relação a 2017, a alta
foi de 63 milhões.
Para que uma criança nascida hoje cresça em um
mundo que atingirá emissões zero até seu 31º aniversário, em 2050, é preciso
seguir as diretrizes do Acordo de Paris e limitar o aquecimento a um nível
bem abaixo de 2°C. Na avaliação dos autores, só isso pode garantir um futuro
mais saudável para as próximas gerações. 2) Após a leitura e análise do Texto 1, aponte as
principais consequências das mudanças climáticas citadas no texto e faça o
registro no espaço a abaixo. Consequências das Mudanças Climáticas:
3) Como você pode perceber, as consequências das
mudanças climáticas afetam muitas pessoas no Brasil. Que recursos
linguísticos o autor utiliza, nesse texto, para sustentar as ideias e chamar/
persuadir o leitor quanto ao que está sendo exposto?
Até
breve!!! Profº
Elândio :)
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Professor: Elândio R. Ferreira Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A Semana/prazo: 03 à 06 de novembro. Onde fazer: Na Apostila Aprender Sempre, no Google Classroom ou no Google Forms. Formas de entrega: Opção
1: Tirar fotos da atividade feita e enviar pelo whatsapp do professor ou por
e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção
2: Responder no google forms e clicar no botão "enviar". Opção
3: Anexar as respostas no Classroom. Link
do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MjAxNTAwODY2ODcz/details
OBJETIVOS DAS ATIVIDADES: •
Identificar causas das mudanças climáticas; •
Analisar informações e argumentos para a sustentação dos diferentes
posicionamentos.
Atividade 1: Analise
a imagem a seguir e faça uma reflexão, evidenciando as inferências que podem
ser extraídas a partir dela. Registre as considerações. Imagem:
Registre suas
considerações Atividade 2: Leia o
texto com atenção para responder às questões.
“Diálogos na USP” discute as mudanças
climáticas e possíveis soluções
As mudanças climáticas estão acontecendo agora e não precisamos
esperar o futuro para ver os efeitos. Especialistas garantem que a solução
passaria por medidas de Estado André Netto 22/03/2019
A
Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris,
assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global “abaixo de
2°C em relação aos níveis préindustriais”, corre o sério risco de não ser
alcançada. Isso porque as principais economias, incluindo os Estados Unidos e
a União Europeia, estão aquém de suas promessas. O planeta está, agora, quase
um grau mais quente do que estava antes do processo de industrialização, de
acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os 20 anos mais quentes
da história foram registrados nos últimos 22 anos, sendo que os anos de 2015
a 2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking, diz a OMM. O ano
passado, por exemplo, bateu todos os recordes. Se essa tendência continuar,
as temperaturas poderão subir de 3 a 5 graus até 2100.
Mas,
afinal, o quão quente o planeta ficou e o que podemos fazer em relação a
isso?
Para
falar sobre mudanças climáticas e as possíveis soluções, o Diálogos na
USP recebeu os professores Emerson Galvani, do Departamento de
Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP,
presidente da Associação Brasileira de Climatologia entre 2008 e 2010,
e Marcelo Marini Pereira de Souza, titular da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e presidente
da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.
Marcelo
Marini alerta para o fato de que as mudanças climáticas já estão ocorrendo,
não é algo que ocorrerá no futuro. "Não é um clique para daqui a pouco,
esse clique já aconteceu", comenta. Segundo o professor, os problemas
não têm apenas viés econômico, mas também um grande impacto ambiental, sendo
que "o grande problema ambiental hoje é a perda de biodiversidade",
causada principalmente pela ação humana e por essas mudanças no clima.
"O ser humano insiste em contribuir com esse processo e não atender às
questões globais, atendendo apenas aos interesses econômicos", afirma.
Emerson
Galvani destaca que não há mais dúvidas de que o planeta está esquentando:
"Hoje já é consenso que a temperatura está aumentando, tanto em áreas
urbanizadas quanto não urbanizadas". De acordo com o professor, a causa
seria "uma força natural, associada aos ciclos geológicos, e uma força
humana". Ele cita como exemplo de força humana os veículos que
utilizamos no dia a dia e que liberam gases estufa.
Após a
leitura e compreensão deste texto, responda: a) Do
que o texto fala? R:
b)
Releia o trecho:
“A
Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris,
assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global ‘abaixo de
2°C em relação aos níveis préindustriais’, corre o sério risco de não ser
alcançada”.
Como
essa afirmação é sustentada no texto? R:
c) Que
causas são atribuídas a esse fato? R:
d)
Observando as causas antrópicas, provocadas pelo homem, pense em três
intervenções que você, individualmente, poderia fazer para ajudar a diminuir
a velocidade dessas mudanças climáticas. Escreva um parágrafo expondo suas
ideias. R:
Até breve!!! Profº Elândio :) |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Professor: Elândio R. Ferreira Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A Semana/prazo: 26 à 30 de outubro. Onde fazer: No caderno, no Google Classroom ou no Google Forms. Formas de entrega: Opção
1: Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp do professor ou por e-mail
elandioferreira@yahoo.com.br. Opção
2: Responder no google forms e clicar no botão "enviar". Opção
3: Anexar as respostas no Classroom. Link
do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MjAzMTI4Njc0NTEy/details
REVISÃO DE CONTEÚDO E HABILIDADES.
Nesta
atividade do 4º Bimestre você irá fazer uma revisão das habilidades que
estudamos anteriormente: anúncio publicitário, reportagem, argumentação e
variação linguística.
Leia o anúncio publicitário para responder à questão.
Questão
1:
As
figuras das tesouras nos troncos das árvores servem para:
(A)
conscientizar a população de que a tesoura é um instrumento inadequado para
cortar as árvores. (B)
mostrar as instruções de corte nos picotes que aparecem nas embalagens. (C)
chamar a atenção da população para a necessidade de poda das árvores. (D)
alertar contra o desperdício de papel, já que a árvore é matéria-prima
essencial para sua fabricação.
Lei o texto para
responder à questão.
A preocupante retomada do desmatamento na Amazônia O
Brasil tem o dever de reagir. Estão em jogo questões ambientais próprias e o
compromisso do país com o Acordo de Paris Em 2004, a Amazônia atingiu um pico de
desmatamento que devastou, somente naquele ano, uma área de 27,7 mil
quilômetros quadrados.
Preocupantes, o tamanho da devastação e o ritmo — então em alta
constante — da perda de árvores levaram à adoção de uma série de medidas de
preservação ambiental, que lograram derrubar a taxa de desflorestamento, três
anos mais tarde, a um nível, ainda não aceitável, mas de qualquer forma mais
baixo, de 11 mil quilômetros quadrados. Sinais, em 2008, de que a curva de
desmatamento retornava ao perfil anterior provocaram nova reação na política
de preservação, com medidas (embargo de áreas desmatadas, criação de lista de
municípios “sujos”, alterações na política de crédito agrícola e do Cadastro
Ambiental Rural) que conseguiram manter o ritmo de queda — de tal modo que,
em 2012, a região alcançou, com uma área desflorestada de 4,5 mil quilômetros
quadrados, o mais baixo nível de devastação desde 1998, o início da série
histórica.
Era um avanço inegável num país que ainda é o que mais desmata no
mundo. A notícia ruim em meio a esperanças de que o Brasil estaria a caminho
de se desfazer dessa imagem, ou ao menos melhorar a posição no ranking das
nações “sujas”, é que 2016 vai se encerrar com números novamente condenáveis.
Desde o ano passado, o desmatamento na Amazônia vem disparando, atingindo,
segundo o balanço anual do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),
uma área de 7,9mil quilômetros quadrados. [...]. Causas e responsabilidades à parte, o
Brasil tem o dever de reagir. Estão em jogo questões ambientais próprias e o
compromisso do país com o Acordo de Paris, de reduzir as taxas de emissão de
gases que contribuem para o aquecimento global, fruto de desmatamento. Os
números sinalizam que nos distanciamos cada vez mais dele.
Questão 2:
No
texto, o autor trata da seguinte questão polêmica:
(A) A
reação do Brasil ao Acordo de Paris. (B) A
retomada do desmatamento na Amazônia. (C) A
política de crédito agrícola no Brasil. (D) A
taxa de emissão de gases em nações sujas.
Questão 03:
Para
defender o ponto de vista de que o “Brasil deve reagir ao desmatamento da
Amazônia”, o autor utiliza o argumento de que:
(A) o
compromisso do país com o Acordo de Paris está em jogo. (B) a
perda de árvores levou à adoção de medidas sérias. (C) a
reação na política de preservação foi inviável. (D) o
desmatamento é assunto superado.
Leia o texto pra responder à questão.
Conversa
entre namorados!
- Oi. -
Oi...você não estava trabalhando? - Sim,
estava. -
Então, por que você está me ligando? -
Ah... tive uma folga de 30 minutos e resolvi ligar pra você. - Que
bom que você ligou, preciso falar com você. - Por
quê? O que aconteceu? -
Bobinho... não aconteceu nada, só estava com saudades e queria te falar que
te amo muito! - Ah
gata, eu também te amo muito. Não sei o que seria de mim sem você. -
Amor, o seu tempo é tão curto, não precisava se preocupar comigo. -
Amor, pra falar com você, faço qualquer coisa, além do mais quando a gente
conversa fico de boa pra enfrentar um dia de trabalho. Te amo minha linda...
Questão 04:
O
trecho do texto que se apresenta na linguagem formal é:
(A)
“Bobinho... não aconteceu nada [...]”. (B)
“[...] além do mais quando a gente conversa [...]”. (C)
“[...] fico de boa para enfrentar um dia de trabalho”. (D)
“Não sei o que seria de mim sem você.”
Até breve!!! Profº Elândio :)
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Professor:
Elândio R.
Ferreira Disciplina:
Língua
Portuguesa - 9º A Semana/prazo:
19 à 23 de outubro. Onde
fazer: No caderno, no
Google Classroom ou na Apostila Aprender Sempre, Volume Único. Formas
de entrega: Opção 1: Tirar fotos da atividade e enviar
pelo whatsapp do professor ou por e-mail elandioferreira@yahoo.com.br. Opção 2: Anexar as respostas no Classroom. Link do classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTk4MDAyNTY4MzUw/details
Objetivos da atividade:
• Propor uma reflexão acerca da temática desta
Sequência de Atividades: mudanças climáticas; • Formular pontos de vista sobre a temática:
mudanças climáticas.
Habilidades:
- Compreender texto de opinião, selecionando
estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos. - Ler com proficiência identificando fato,
opinião, tema e tese para formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos.
ATENÇÃO: Você também pode fazer essa atividade
na Apostila Aprender Sempre, tirar
fotos e me enviar.
Leia o
texto para responder às questões:
O que o Brasil
ganha com as mudanças climáticas Marcos Buckeridge é diretor do Instituto de Biociências da USP e
presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio já enfrentado pela
humanidade, a mudança climática global, o País tem à sua frente uma janela de
uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar programas de
adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o
enfrentamento das consequências desse grande problema oferece. Evidências científicas mostram que, até
meados de 2040, o mundo deverá atingir a marca de 1,5 °C, caso continuemos
emitindo gases de efeito estufa como ainda fazemos hoje. As pessoas
perguntam: mas o que significa para mim essa pequena variação de apenas 1 °C?
De fato, 1 °C, ou mesmo 1,5, ou até 3 °C podem significar muito pouco se
considerarmos nossas preferências pessoais. Porém, uma variação na
temperatura média mundial de 1,5 °C implica variações de temperatura, chuvas
e vários eventos climáticos bem mais amplos e intensos do que o significado
pessoal de 1,5 °C. Os efeitos climáticos são, sobretudo, o
que os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima
local que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse
tipo de evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outra
palavras, teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de
tempestades, maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como
furacões e tornados. Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde
humana, infraestrutura das cidades, agricultura e muitos outros setores da
sociedade. A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris em 2015,
encomendou um relatório especial ao Painel Intergovernamental de Mudanças
Climáticas (IPCC) da ONU. Os governos querem saber o que fazer para evitar
que o mundo ultrapasse a marca de 1,5 °C. O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40
países que trabalharam durante dois anos com a contribuição de mais 133
pesquisadores de todo o mundo. Os cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil
publicações científicas e responderam a mais de 42 mil comentários de
cientistas e governos dos 195 países da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estes números são importantes, pois salientam que as conclusões a que
chegamos nesses relatórios são fortemente embasadas na melhor ciência que
existe no mundo. Na sua imensa maioria, as publicações utilizadas são de
papers científicos editorados. Além disso, o IPCC proíbe fazer prescrições
políticas. Em outras palavras, não podemos indicar caminhos para os tomadores
de decisão. As conclusões são colocadas como o estado de arte da ciência
naquele tópico e naquele momento; por isso, devem servir apenas como guia
para que o tomador de decisão escolha por onde ir com embasamento sólido.
1. Após
a leitura e compreensão do texto, responda às perguntas a seguir.
a) De
acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças climáticas. Sua
resposta:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) De
acordo com o texto, quais são as consequências das mudanças climáticas na
vida das pessoas? Sua
resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) E
você, o que pensa sobre as mudanças climáticas em relação às consequências
delas para as nossas vidas? Você acha que ainda é possível mudar o cenário
atual? Sua
resposta:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Até
breve!!! Profº
Elândio :)
|
Professor: Elândio R.
Ferreira Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A Semana/prazo: 12 à 14 de
outubro. Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no
caderno. Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom ou enviar a foto
da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo e-mail: elandioferreira@yahoo.com.br. Título: Recuperação de
conteúdo e habilidades do 2º e 3º Bimestre. Você que deixou de fazer alguma
atividade 😱, está sem nota, quer melhorar suas
notas 😁, quer ser aprovado 🙏, quer conhecer mais as habilidades estudadas... Acesse
esse link 📲 Dúvidas ❓ É só me chamar. Habilidades: - Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes
objetivos. - Reconhecer em textos de
diferentes gêneros as
variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito
linguístico. - Analisar textos de opinião. - Analisar a construção composicional dos
textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos.
Para acessar a recuperação: Google Classroom: Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTg5ODg3OTk1NDY1/details pelo Google forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwVd7wyr_wdczYULy-upH-tmmiKEGCRMcMpoaTutV302PrAw/viewform Até breve!!! Profº
Elândio :) |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Professor: Elândio R. Ferreira Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A Semana/prazo: 28 de setembro à 02 de outubro. Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no caderno. Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom ou enviar a
foto da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br.
Link
do Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTQ2NDkyODI4ODgx/details
Título: Penso, logo opino. Tema: Artigo de Opinião
Habilidades:
-
Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a
defesa de um ponto de vista. -
Utilizar, ao produzir textos, conhecimentos linguísticos e gramaticais:
tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação
etc. -
Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções
textuais.
Esta é
3ª aula da sequência de atividades com foco no gênero Artigo de Opinião e no
campo de atuação jornalístico/midiático. Nas
atividades anteriores você conheceu alguns textos de Artigo de Opinião e
também sua estrutura. Seguindo a sequência de atividades, hoje você irá
redigir uma redação com o tema: A
valorização da população indígena no Brasil. Para isso, leia os
textos motivadores e fique atento a argumentação frente ao tema e também as
citações de autoridades que você deve fazer no texto.
Texto motivador I:
Direitos indígenas fundamentais.
Manuel
Nascimento de Souza.
A diversidade étnica brasileira é
uma característica peculiar que faz do Brasil um país multicultural, graças
ao patrimônio cultural dos diversos grupos sociais formadores da sociedade
nacional. Dentre as contribuições desses grupos destacam-se as das nações
indígenas, povos considerados nativos uma vez que originariamente
constituíram comunidades locais nas terras brasileiras, pelas quais lutaram
arduamente contra a ação arrebatadora dos colonizadores europeus. Apesar do
extermínio sofrido muitas populações indígenas resistiram e atualmente seus
integrantes são reconhecidos como sujeitos de direitos, que devem ser
promovidos e protegidos pela ordem jurídica nacional, em razão da tutela do
patrimônio cultural da humanidade, da qual faz parte a identidade indígena.
Texto motivador II:
Disponível em: http://pt.globalvoicesonline.org/2008/08/10/brazil-disputa-de-terras-indigenas-e-eminencia-de-guerra-civil/
Texto motivado III:
Povos Indígenas: conheça os direitos previstos
na Constituição (Trechos)
A
Constituição de 1988 pode ser considerada um marco na conquista e garantia de
direitos pelos indígenas no Brasil. A afirmação é do professor de direito
Gustavo Proença, pesquisador da área de direitos humanos. Para ele, a Carta
Magna modificou um paradigma e estabeleceu novos marcos para as relações
entre o Estado, a sociedade brasileira e os povos indígenas. A
Constituição de 1988 pode ser considerada um marco na conquista e garantia de
direitos pelos indígenas no Brasil. A afirmação é do professor de direito
Gustavo Proença, pesquisador da área de direitos humanos. Para ele, a Carta
Magna modificou um paradigma e estabeleceu novos marcos para as relações
entre o Estado, a sociedade brasileira e os povos indígenas.
Disponível
em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-04/povos-indigenas-conheca-os-direitos-previstos-na-constituicao
Texto motivador IV:
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2017/fa2017_os_indios_ontem_DEDI_roteiro.pdf Assista o vídeo orientador:
A valorização da população indígena no Brasil.
-- PRONTO! Faça primeiro o rascunho. Seu texto final deve
ter um título e o corpo do texto 15 à 20 linhas. - Dúvidas, me chame pelo whatsapp.
ATENÇÃO: Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo e a data. Dúvidas ou dificuldades
converse com seu professor. Já
estão disponíveis na Escola os materiais do 3º Bimestre. Siga
os protocolos.
Até breve!!! Profº Elândio :) |
Professor: Elândio R. Ferreira Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A Semana/prazo: 21 à 25 de
setembro. Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no
caderno. Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom ou enviar a
foto da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br.
Link do Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTcwMzY0NDc2MjM5/details
TEMA: Penso, logo opino.
Habilidades:
- Analisar textos de opinião e posicionar-se
de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos. - Localizar informações explícitas no texto. - Analisar os
efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários.
Nas atividades anteriores você conheceu alguns textos de Artigo de Opinião. Seguindo a sequência de atividades sobre o tema, hoje você irá estudar mais sobre a estrutura desse gênero textual. Fique atento a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.
Leia:
As principais
características do Artigo de Opinião: O artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera
jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e
virtuais), blogs. Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer
outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas costumam ser polêmicos e de
relevância social. A argumentação: A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém,
para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. Sempre que
argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós. No
momento da construção do texto, os argumentos são essenciais, esses serão as
provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e
convencer o leitor de que essa é a correta. Você já teve que opinar, discutir, argumentar sobre algum assunto? Em qual situação? Conte aqui: R: Agora, vamos analisar um artigo de opinião. O título é: "Meu
celular, minha vida". Antes, responda: o que esse título sugere pra
você? R: Leia o texto
para responder às questões: MEU CELULAR,
MINHA VIDA Frei Betto
(Jornal Correio da Cidadania) Há uma nova doença
nos anais da medicina: a nomofobia, o medo de ficar sem celular. O termo foi
cunhado no Reino Unido, e deriva de “no mobile phobia”. O fato é óbvio: para
qualquer lugar que se olhe, as pessoas estão atentas ao celular – rua,
restaurante, local de trabalho, ônibus, metrô, escola, e até igreja. Não sem razão, a revista
Forbes considerou o mexicano Carlos Slim, em 2013, pela quarta vez
consecutiva, o homem mais rico do mundo, com uma fortuna calculada em 73
bilhões de dólares. Com negócios na área de comunicação em vários países, no
Brasil ele controla a Globopar (Net), a Claro e a Embratel. O Brasil é o 60º país
do mundo mais conectado por celular, e o 4º a dar mais lucros às empresas de
telefonia. O brasileiro gasta, em média, 7,3% de sua renda mensal com o uso
do telefone móvel. Em julho deste ano, nosso país dispunha de 267 milhões de
aparelhos. Essa fissura de manter o
celular ligado o tempo todo – e manter-se ligado ao celular todo o tempo (até
na hora de dormir) – se explica pela hipnose coletiva gerada pelas redes
sociais. Resta então, nesse mar
revolto no qual naufragam antigos e saudáveis costumes, a ilha salvadora do
celular! O aparelho corresponde muito bem às contradições da pós-modernidade:
por ele me comunico, sem conversar; opino, sem me comprometer; me expresso,
sem me envolver; troco mensagens e torpedos, sem me doar a ninguém e a
nenhuma causa. O fascínio do celular
consiste em amenizar minha solidão sem exigir solidarizar-me. Estou na rede,
interajo com inúmeras pessoas e, no entanto, fico na minha, olhando o meu
umbigo, indiferente ao fato de algumas dessas pessoas estarem sofrendo ou,
pelo menos, necessitando de minha presença física consoladora ou
incentivadora. Hoje em dia os
consultórios médicos já lidam com crianças, jovens e adultos que padecem de
nomofobia. Gente que não consegue se desconectar do aparelho. Vive as 24h do
dia ligada a ele. Ah, como é saudável
estar bem consigo mesmo e manter o celular desligado por um bom tempo,
sobretudo à noite! Mas isso exige o que parece cada vez mais raro nos dias
atuais: boa autoestima, falta de ansiedade, consistência subjetiva, gosto
pelo silêncio e uma vida ancorada em um sentido altruísta. Esse artigo de opinião gira em torno de uma tese, de uma ideia central
que o autor tenta defender. Qual é? R:
Explique o termo "nomofobia" utilizado pelo autor do texto. R: No texto, defende a tese que o uso excessivo do celular é uma doença.
Como ele comprova isso? R: Para sustentar a sua tese, o autor explica que o uso do celular
interfere em vários tipos de comportamentos da pessoa. Cite um trecho: R: A imagem
também opina, sabia? Observe o anúncio publicitário promovido pela WWF (organização voltada
para a defesa da natureza), que traz como recurso o uso de uma metáfora
visual. O suporte de papel (objeto) faz alusão ao mapa da América do Sul e o
papel higiênico representa a área verde desses países. Quanto maior o consumo
de papel, maior o desmatamento, ou seja, o anúncio explora a questão do
desmatamento relacionando-o ao consumo do papel. Qual a sua opinião sobre o
desmatamento? Argumente. R:
ATENÇÃO: Atente-se em enviar a atividade com seu nome
completo e a data. Dúvidas ou dificuldades converse com seu professor. Já estão disponíveis na Escola os materiais do
3º Bimestre. Siga os protocolos.
Até breve!!! Profº Elândio :)
|
|
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 14 à 18 de
setembro.
Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no
caderno.
Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom ou enviar a
foto da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br.
Link do Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTU1NzAwMTcwMTg5/details
TEMA: Lendo Artigo de Opinião.
Habilidades:
- Analisar textos de opinião e posicionar-se
de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos.
- Justificar o uso de recurso a formas de
apropriação textual: citações.
- Localizar informações explícitas no texto,
com o objetivo de solucionar um problema proposto.
Revisão: Identificar
o provável público
alvo de um
texto, sua finalidade
e seu assunto principal.
Você vai aprender: Identificar o uso da
citação em um texto de Artigo de Opinião e ler atentamente, inclusive notas
de rodapé, para localizar uma informação explítica.
Leia o texto e responda à questão 01:
Um mundo de coisas para
ler
Na próxima década, a massa de informação que
circula no mundo dobrará de volume a cada oitenta dias. Pelo menos é o que
dizem os especialistas. Reduzir o tempo gasto nessa leitura toda não é má
ideia. Mas seria possível?
“Não conheço estudos que indiquem isso”,
afirma o neuroftalmologista Paulo Imamura da Universidade Federal de São
Paulo. Jorge Roberto Pagura, neurocirurgião do hospital paulista Albert
Einsten, discorda. “Atividades cerebrais podem ser adestradas”, afirma. O
fato é que pouco se sabe sobre a fisiologia da leitura. Para a diretora da
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marlene
Carvalho, a técnica funciona para jornais, relatórios e processos. Mas não
para textos literários. O cineasta americano Woody Allen pensa do mesmo modo.
Criou até uma piada sobre o assunto: “Fiz um curso de leitura dinâmica e
consegui ler o romance Guerra e Paz, de Leon Tolstoi em apenas 15 minutos! É
sobre a Rússia.”
(Um mundo de coisas para ler. Revista Superinteressante, v.112, p.64,
1997. CD-ROM. Fragmento)
Questão 01:
No artigo, o autor reproduz a fala dos
especialistas consultados com a intenção de:
(A) elogiar os entrevistados.
(B) evidenciar a polêmica referente ao tema
tratado.
(C) mostrar erudição.
(D) enfatizar a velocidade da leitura.
Leia o texto e responda à questão 02:
Rede de conversas
Crianças contam quais são
seus assuntos preferidos no MSN
Fofocas, segredos, dever
de casa, gostos
musicais, programação de fim
de semana... No MSN
a gente conversa
sobre tudo. Na
opinião da estudante
Gabrielle Quelhas, de 12 anos, para certos assuntos, o computador é
melhor que a hora do recreio. Ela adora chegar em casa da escola e papear com
as amigas sobre os “acontecimentos do dia”.
“MSN é bom para fofocar com as amigas sem risco de outras pessoas
ouvirem. É melhor para contar segredos, rir de coisas que aconteceram, falar
da menina que estava com o cabelo engraçado... De tudo”, conta Gabrielle.
A estudante só começou a usar MSN este ano. Ela tem 25 contatos
adicionados*. É pouco, se o número for comparado à quantidade de contato das
amigas Beatriz Rufino (que tem mais
de 70 nomes
em sua lista)
e Lorena Bradley
(com mais de
60). Lorena chega a ter até dez
janelas abertas ao mesmo tempo**. Só que tem que tomar cuidado.
“São tantas as janelas que, às vezes, eu
faço confusão. Uma vez escrevi ‘fulana é chata’ e, sem querer, mandei
justamente para a fulana”, diz ela, rindo.
Mas o MSN
também é bom
para quem quer
conversar sobre o
dever de casa. Tom
R. Zonenschein gosta
de trocar ideias
sobre as lições
com os colegas
pelo computador. Ele tem até professores em sua lista de contatos.
“Também gosto de trocar músicas com os amigos. E de falar com meus
parentes que moram nos EUA. Mas não é legal ficar viciado em MSN. Eu não
passo muito tempo lá. No máximo uma hora por dia”, garante.
Nota de rodapé:
* Meninos e meninas brasileiros são os que têm
o maior número de amigos em sua lista do MSN, com uma média de 80 nomes.
** As
crianças de hoje são multiconectadas e conseguem realizar várias tarefas ao
mesmo tempo. A tecnologia faz com que sejam mais versáteis. (Dados da
pesquisa “Playground Digital”, realizada em 2007 pelo Canal de TV por
assinatura Nickelodeon).
(HELAL FILHO, William. Rede deconversas. O
Globo, Rio de Janeiro, 22.11.2008. Globinho, p. 4-5)
Questão 02:
O grande número de janelas abertas durante a
permanência no MSN evidencia a
(A) sobrecarga física dos jovens atuais diante
de tantas tarefas simultâneas.
(B) dificuldade de
concentração do jovem
atual diante de
tantas informações simultâneas.
(C)
variedade de solicitações que
leva o jovem
a atuar em várias frentes
ao mesmo tempo.
(D)
versatilidade dos jovens
de hoje que
conseguem realizar várias
tarefas simultâneas.
Revisão: Identificar
o provável público
alvo de um
texto, sua finalidade
e seu assunto principal.
Leia o texto e responda à questão 03:
21 motivos para ser
vegetariano
O vegetarianismo é a tendência que mais cresce
no mundo desenvolvido. Eis 21 motivos por que você deve pensar em virar
vegetariano também:
1. Evitar
carne é um
dos melhores e
mais simples caminhos
para cortar a ingestão
de gorduras. A
criação moderna de
animais provoca artificialmente a
engorda para obter mais lucros. Ingerir gorduras animal aumenta suas
chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.
2. A
cada minuto todos
os dias da
semana, milhares de
animais são assassinados em
abatedouros. Muitos sangram
vivos até morrer.
Dor e sofrimento
são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a
cada hora! [...].
Instituto Nina Rosa. Disponível em:<http://www.institutoninarosa.org.br/motivos21.html>.
Acesso em 02.08.2008. Fragmento.
Questão 03:
O
provável público-alvo, a
finalidade e o
assunto principal do
texto são, respectivamente,
(A) criadores de animais / informar / os
perigos da engorda artificial.
(B) abatedores / ensinar / formas de evitar
que o animal sofra para ser morto.
(C) atletas / alertar / os perigos da ingestão
de carne.
(D) indivíduos que
comem carne /
convencer / as
vantagens de ser vegetariano
Fonte das atividades:
Relatório Saresp 2012.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 08 à 11 de setembro.
Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no caderno.
Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom ou enviar a foto da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo e-mail: elandioferreira@yahoo.com.br.
Link do Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTU5NTM2NDQzODIw/details
TEMA: Artigo de Divulgação Científica - parte 2.
Habilidades:
- Analisar a construção dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos.
- Identificar elementos constitutivos da organização do texto de divulgação científica.
- Inferir informação explítica em um texto.
Revisão: Identificar marcas da Variação Linguística entre linguagem oral e escrita.
Você vai aprender:
A descoberta do uso medicinal de uma planta, a pesquisa de uma função do cérebro, a invenção de um telescópio e tantos outros assuntos são novos conhecimentos que pesquisadores e cientistas produzem e precisam ser comunicados. Essa comunicação se dá por meio dos Artigos de divulgação científica. Aqui, você vai estudar esse gênero textual.
Leia o texto para responder à questão:
Parkinson: saiba como evitar a doença que não tem cura
Uma boa noite de sono e uma alimentação saudável são algumas das práticas aconselhadas pelo neurologista do HCor para evitar o surgimento do Parkinson. Receber o diagnóstico de ser portador de Parkinson não é fácil. Sem cura, a enfermidade degenerativa assusta pacientes, familiares e entes queridos. No entanto, é preciso se apegar às boas notícias: embora não haja cura, o Parkison tem diversos e eficientes tratamentos. “O tratamento para o mal de Parkinson é feito à base de medicamentos e existem vários que podem reduzir a intensidade dos sintomas. Eles não necessariamente freiam o transtorno, mas aumentam consideravelmente a qualidade de vida. Quando o tratamento é associado à atividade física e alterações no ambiente da pessoa, podem mantê-la funcional por muito e muito tempo”, tranquiliza o neurologista do HCor, Dr. Denis Bichuetti.
HCor: Disponível em: https://www.hcor.com.br/hcor-explica/neurologia/parkinson-saiba-como-evitar-a-doenca-que-nao-tem-cura/
QUESTÃO 01: O argumento para frear a evolução do transtorno de Parkinson é o de que:
(A) o mal de Parkinson ainda tem cura.
(B) o sono e a alimentação podem curar o transtorno.
(C) o portador de Parkinson tem diversos tratamentos disponíveis.
(D) o paciente e seus entes queridos têm medo da enfermidade degenerativa.
Leia o texto para responder à questão 02:
Conferência confirma que Plutão deixa de ser planeta
A União Astronômica Internacional excluiu nesta quinta-feira Plutão como um planeta do Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A decisão foi votada hoje no plenário da 26ª Assembléia Geral da entidade, realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de nove. Segundo a definição estabelecida pela União Astronômica Internacional, um planeta é aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o trajeto que percorre em volta do Sol. "Em sua formação e evolução o planeta "limpa" a região a sua volta", explica o astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica Carlos Torres. "Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta", acrescenta. Especialistas afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar.
QUESTÃO 02: Segundo o texto, Plutão foi excluído do Sistema Solar porque:
(A) ele é um planeta anão.
(B) sua órbita foi alterada.
(C) inexistem corpos celestes à sua volta.
(D) há outros corpos celestes em torno da sua órbita.
Leia o texto Mananciais e responda a questão 03:
Mananciais
Mananciais são reservas hídricas ou fontes de água para abastecimento público e podem ser superficiais ou subterrâneas. Antes do tratamento nas estações, a água é retirada de rios, lagos, riachos,represas e lençol freático. Daí a importância da conservação e proteção destas áreas para garantir água em quantidade e qualidade adequadas. As represas utilizadas para fins de abastecimento público têm a finalidade de acumular água no período chuvoso ou úmido para ser utilizada no período seco ou de estiagem, permitindo o fornecimento de água À POPULAÇÃO ao longo do ano. As represas também possuem um papel fundamental no controle das cheias, pois,no período de fortes chuvas, retêm parte da vazão que chegaria aos rios, córregos e centros urbanos, armazenando ou liberando os volumes de água aos poucos, deforma controlada, evitando ou reduzindo o impacto de inundações. [...].
Folha Metropolitana: Disponível em: https://www.fmetropolitana.com.br/mananciais-sao-tratados-com-responsabilidade-pela-companhia/
QUESTÃO 03: Em “[...] permitindo o fornecimento de água À POPULAÇÃO ao longo do ano.”, no terceiro parágrafo, justifica-se o emprego da crase (à) por tratar-se de:
(A) uso obrigatório de preposição com a palavra “água”.
(B) contração da preposição “a” com o artigo “a”.
(C) substituição da preposição “para” pelo artigo.
(D) combinação de preposição com substantivo.
Revisão: Variação linguística.
Leia o anúncio publicitário para responder à questão 04:
"__ Brother, dentro dessa nova edição do Vestibular 500 Testes tem tudo para que o próximo vestibular role na maior. Só de português são 80 questões, sendo 50 testes e 30 escritas. Fora as questões de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês. Ah, tem uma lista de livros e uma série de dicas que você precisa ficar por dentro antes de encarar os exames. Vestibular 50O Testes, especial do Guia do Estudante. Desencana, brother. Vestibular agora é manha."
(Veja, São Paulo, ed. de 23.10.2004, pág. 13).
QUESTÃO 04: Observe que o texto foi construído intencionalmente numa variante linguística coloquial (informal). O enunciado utiliza essa variante porque:
(A) busca reproduzir a linguagem escrita dos vestibulares.
(B) precisa enfatizar que todas as matérias são importantes.
(C) acredita que os jovens escrevem dessa forma e não entenderiam uma mensagem elaborada em outra variante.
(D) pretende, por meio de imitação da linguagem oral do jovem destinatário, tornar-se próximo a este e convencê-lo a adquirir o produto "Vestibular 500 testes".
Importante: Ao retornar a atividade atente-se em escrever a data e seu nome. Qualquer dúvida entre em contato no whatsapp particular do professor.
Aviso: Já estão disponíveis na Escola os materiais do 3º Bimestre.
Para busca-los: terça-feira à sexta-feira - 10:00 às 16:00 horas.
Siga os protocolos.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Professor: Elândio
R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 31 à 04 de setembro.
Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no
caderno.
Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom
ou enviar a foto da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo
e-mail: elandioferreira@yahoo.com.br.
Link do Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTUzMTU4ODAyMzcw/details
TEMA: Artigo de Divulgação Científica
Habilidades:
-
Analisar a construção dos textos pertencentes a gêneros relacionados à
divulgação de conhecimentos.
-
Identificar elementos constitutivos da organização do texto de divulgação
científica.
- Inferir
informação explítica em um texto.
Você vai aprender:
Esta
atividade propõe a leitura do gênero textual "artigo de divulgação
científica". Você encontrou essa mesma tipologia na útima AAP (2º Bimestre).
Os textos
de divulgação científica são produzidos mediante pesquisas e resultados de
investigações sobre determinado tema. Possuem a finalidade de popularizar um conhecimento.
Dica: fique atento nas informações
explíciticas para a compreensão global do texto.
Por que
algumas aves voam em bando formando um V?
Elas
parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao
vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em
"V". Segundo os especialistas, esta característica de voo é
observada com mais frequência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
Há duas
explicações para a escolha dessa formação de voo pelas aves. A primeira
consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e,
principalmente, das pontas de suas asas, a resistência do ar é menor e,
portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de
sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se
esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado
pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante substituição do líder
nesse tipo de bando.
Essa é a
primeira explicação para o voo em "V". E a segunda? O que diz? Ela
sustenta que esse tipo de voo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor
controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do
"V" uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias.
Isso facilitaria todos os aspectos do voo. Os aviões militares de caça, por
exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor
campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo. Essas duas
explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das
duas o que torna o voo em "V" favorável para algumas aves.
QUESTÕES 1:
Segundo o
texto, os bandos de aves e aviões militares de caça têm em comum:
(A) o
objetivo de economizar energia.
(B) a
necessidade de ter um bom campo de visão.
(C) a
preferência por voos longos.
(D) a
substituição permanente do líder.
(E) o
objetivo de não ficarem isolados.
QUESTÃO 2:
Conforme
o texto, as aves poupam energia voando em "V" porque:
(A) são
beneficiadas pelo deslocamento do ar causado pelas aves da frente.(
(B) podem
se ajudar mutuamente durante longos percursos.
(C) podem
obter melhor controle visual do deslocamento.
(D) têm o
instinto de sempre seguir o líder do bando em seu itinerário.
(E) se
acostumaram a voar assim.
QUESTÃO 03:
Pode-se
afirmar que o texto:
(A) conta
uma história curiosa e divertida sobre pássaros.
(B)
defende uma ideia sobre uma questão científica.
(C)
explica os movimentos das aves com base em informações científicas.
(D)
noticia uma descoberta científica ultrapassada sobre o voo das aves.
(E)
mostra uma hipótese de que voar em V pode ser melhor para os aviões.
QUESTÃO 04:
O texto
tem como tema um aspécto particular da vida de algumas aves:
(A) a
economia de energia.
(B) o
modo de voar.
(C) a
semelhança entre elas e os aviões.
(D) o
formato das asas.
(E) voam
assim por serem parecidas.
Importante: Ao retornar a atividade atente-se em
escrever a data e seu nome. Qualquer dúvida entre em contato no whatsapp
particular do professor.
Aviso: Já estão disponíveis na Escola os
materiais do 3º Bimestre.
Para
busca-los: terça-feira à sexta-feira - 10:00 às 16:00 horas.
Siga os
protocolos.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 17 à 21 de agosto.
Onde fazer: Google Classroom, Blog da escola ou no caderno.
Formas de entrega: Anexar as respostas no Classroom ou enviar a
foto da atividade por whatsapp partticular do professor ou pelo e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br.
Link do Google Classroom: https://classroom.google.com/u/1/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTQ3NjU2MTM0ODU5/details
Habilidades: Desenvolver estratégias de leitura crítica
frente aos textos jornalísticos, midiáticos entre outros.
Comparar
textos com mesma temática, reconhecendo sua posição crítica e argumentativa.
Posicionar-se
contrariamente a discursos de ódio.
Leia os
textos e responda às questões 01 e 02.
Texto I
Texto II
Diversidade racial ganha espaço no RH das
agências de publicidade
Programas
de seleção passam a contar com consultores especializados como a
EmpregueAfro.
Mariana
Barbosa
17/12/2017
Enquanto
a propaganda ainda tem dificuldade de mostrar a diversidade racial do país,
começam a surgir iniciativas para ampliar a diversidade nos quadros das
agências de publicidade.
Além de
responsabilidade social, John diz que as agencias só têm a ganhar com a
diversidade. "Esses jovens trazem um olhar muito mais fresco para a
nossa comunicação, que ainda é elitista".
A
agência digital New Vegas, especializada em mídias sociais, também já
ofereceu estágios e cursos voltados para negros. A Publicis, por sua vez, criou uma plataforma interna para promover
a diversidade e a inclusão, além de um comitê de diversidade.
QUESTÃO 1:
Os
textos 1 e 2 apresentam a mesma temática: o racismo; porém, ao compará-los,
reconhece-se que:
(A) o
primeiro texto condena o racismo e o segundo aponta soluções para a questão
(B) o
texto 1 é descrito e apenas coloca lado a lado, figuras de cérebros humanos
(C)
ambos os textos são figurativos e apresentam temas de pouco interesse social
(D) o
texto 2 condena as empresas que empregam jovens de raças diversificadas
(E) o
primeiro texto faz uma crítica visual e o segundo, uma crítica romanceada
QUESTÃO 02:
Os
autores dos dois textos dirigen-se a pessoas que:
(A)
acham que os cérebros devem ser iguais.
(B) leem
e que se interessam pelo assunto.
(C) são
contrários aos negros e aos oprimidos.
(D)
pensam que os brancos são maioria.
(E)
lutam contra os direitos humanos.
Leia os
textos a seguir para responder às questões 03, 04 e 05:
Texto I
O racismo reforça a violência que existe no
Brasil
Layane
Moises Coelho
17 de
agosto de 2018
O Atlas
da Violência 2018, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança
Pública (FBSP), divulgou um relatório sobre as taxas de homicídio no país, e
os números são assustadores. Segundo os dados, mais de meio milhão de pessoas
foram assassinadas nos últimos dez anos, sendo os negros as principais
vítimas dessa barbárie.
De
acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo indivíduo tem
direito à vida; mas, no Brasil, a dignidade humana é garantida apenas para
uma parcela da população. A vida aqui tem valor e, se você é negro e/ou
pobre, a chance de ser morto pelo Estado ou de forma violenta por qualquer
cidadão é muito grande.
Entre
2006 e 2016, a taxa de homicídios de indivíduos não negros diminuiu 6,8%,
enquanto a da população negra aumentou 23,1%, verificou o Atlas. Por meio
desses números, podemos observar o reflexo do racismo que, infelizmente, está
presente no país e interrompe da forma mais brutal a vida de um ser humano.
A partir
do momento em que um indivíduo é assassinado, está sendo retirado dele o
direito à vida, o direito de conviver com o próximo e de frequentar os
espaços sociais que auxiliam na formação histórica, política, educacional de
todo cidadão. Toda a sociedade é atingida de certa forma, assim como a
família e amigos.
Muitas
pessoas tentam justificar a morte de alguém e sempre tem aquele que defende o
discurso de “bandido bom é bandido morto”, mas o “olho por olho, dente por
dente” serve para dizimar a população preta e pobre. Por trás desses
discursos existe intolerância, preconceito e falta de amor ao próximo.
A última
divulgação do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen)
constatou que cerca de 726.000 pessoas representam a população prisional no
país. Do total, 64% são negros e 75% não iniciaram o ensino médio.
A
violência nunca foi e nunca será uma ferramenta de melhoria social. Para
iniciar uma transformação no Brasil é preciso, em primeiro lugar, promover um
discurso de respeito à diferença, seja ela qual for, e investir na educação.
Desta forma as oportunidades e a preservação da vida serão para todos,
independente de cor, raça, condições financeiras, idade e sexo.
Disponível
em: https://www.vozdascomunidades.com.br/geral/opiniao-o-racismo-reforca-violencia-que-existe-no-brasil/
Texto II
QUESTÃO 03:
Os
textos I e II têm em comum a:
(A) a
rejeição do diferente.
(B)
oferta de oportunidade para todos.
(C)
estatística sobre homicídio no país.
(D)
valorização da dignidade humana.
QUESTÃO 04:
No Texto
1 Um dos Argumentos Usados Pela autora para defender a tese de que no Brasil
a dignidade humana é Garantida apenas para uma parcela da população
encontra-se em:
A)
"[...] Divulgou um relatório sobre as taxas de homicídio no país, e os
números são assustadores [...]"
B)
"[...] De Acordo com a declaração Universal dos direitos Humanos, Todo indivíduo
tem direito a vida [...]"
C)
"[...] A Taxa de homicídios os indivíduos não negros diminuiu 6,8%,
enquanto a da população negra aumentou 23,1%, verificou o atlas [...]"
D)
"[...] A Partir do Momento em que um indivíduo é assassinado, está sendo
retirado dele o direito a vida [...]"
QUESTÃO 05:
No texto
I "O racismo reforça a violência que existe no Brasil", o vocábulo indivíduo pode ser substituído
por:
(A)
cidadão
(B)
violência
(C)
sociedade
(D)
população
Importante: Ao retornar a atividade atente-se em escrever a data e seu nome.
Qualquer dúvida entre em contato no whatsapp particular do professor.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Professor: Elândio
R. Ferreira
Disciplina: Língua
Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 10 à 14 de agosto.
Onde fazer: A AAP
(pra quem ainda não a fez) deve ser feita no Classroom, Google Forms ou no
formato físico (buscar na escola). A atividade 02 deve ser feita no caderno
ou digitado. Línk Google Classroom: https://classroom.google.com/u/1/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTQyMzY1MzY2MzMy/details
Métodos de entrega: via whatsapp (foto da atividade), Google Classroom ou em arquivo pelo
e-mail: elandioferreira@yahoo.com.br
Habilidades: inferir
informação explícita em um texto e identificar argumento utilizado pelo autor
em um texto (notícia).
Atividade 01: Pra quem
ainda não fez a avaliação.
Acessar o link da AAP,
responder as questões da avaliação e clicar em "enviar" (pra quem
ainda não a fez) ou tirar foto do gabarito da prova física.
Atividade 02: Todos.
Leia o texto para responder às questões:
Um repórter de jornal
redigiu a seguinte notícia e a entregou ao seu chefe.
A greve dos motoristas de
ônibus de São Paulo pegou a população desprevenida. Desde a madrugada,
milhares de trabalhadores irritados aguardavam nos pontos os ônibus que os
grevistas não permitiram que saíssem das garagens. Alguns motoristas
insistiram em furar o bloqueio e foram agredidos pelos colegas. Houve casos
de depredação de veículos e de instalações das empresas. Os carros do Metrô
passaram a circular superlotados, o que também acabou por gerar uma série de
tumultos. Os grevistas argumentam que o movimento se deve à defasagem
salarial, mas o fato é que iniciativas radicais como essa merecem uma dura
reposta das autoridades.
Agora responda:
QUESTÃO 01:
De acordo com as
informações contidas no texto, é correto afirmar que:
(A) os passageiros não
deixaram de se solidarizar com os grevistas.
(B) os grevistas não se
preocuparam em justificar o movimento.
(C) a paralisação do ônibus
não afetou outros setores de transporte.
(D) o movimento grevista
não obteve apoio integral dos motoristas.
QUESTÃO 02:
A notícia trata,
principalmente:
(A) da depredação de
veículos e instalações da empresa.
(B) do bloqueio dos
grevistas e de suas agressões ao seus colegas,
(C) da greve dos motoristas
de ônibus por melhores salarios.
(D) de iniciativas radicais
que merecem duras respostas das autoridades.
QUESTÃO 03:
A expressão "população
desprevenida" significa:
(A) despreparada.
(B) desamparada.
(C) desesperada.
(D) desinteressada.
QUESTÃO 04:
O chefe da redação pediu ao
repórter para cortar do texto o trecho que representa uma opinião. Atendendo
à recomendação, qual frase o repórter cortou?
(A) Desde a madrugada,
milhares de trabalhadores aguardavam nos pontos os ônibus.
(B) Houve caos de
depredação de veículos.
(C) Os carros do Metrô
passaram a circular superlotados.
(D) O fato é que movimentos
radicais como esse merecem uma dura respostas das autoridades.
Importante: Qualquer
dúvida entre em contato no whatsapp particular do professor.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 03 - 07 de agosto.
Onde fazer: a atividade deve ser feita na AAP, no caderno ou no Google Classroom
no link: https://classroom.google.com/u/1/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTQxNTc4MTYwNTA1/details
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br
Caro
aluno (a), essa semana a atividade será a Avaliação da Aprendizagem em
Processo, 27ª edição - 2º Bimestre.
Atente-se
nas orientações:
Primeiro passo:
Retire a
prova na escola já essa semana entre os horários: 10:00 horas às 16:00 horas.
Siga os protocolos de segurança.
Segundo passo:
Em casa,
inicie o conteúdo da prova, respondendo no gabarito.
Terceiro passo:
Tire uma
foto do gabartito e o envie para o professor pelo whatsapp particular ou
pelo Google Classroon.
Importante: Qualquer dúvida entre em contato no whatsapp particular do professor.
Boa Prova!
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 27 - 31 de julho.
Onde fazer: a atividade pode ser feita no caderno, digitado no word ou no Google
Classroom no link: https://classroom.google.com/u/1/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTQwODU2NDI0MDA1/details
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo.
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Caro
aluno, vá até o Blog da Escola ou no Google Classroom. Lá, você encontrará as
atividades postadas entre os dias 08 de junho à 24 de julho. Verifique com atenção qual
atividade você não a fez no
decorrer do 2º Bimestre. Caso tenho alguma, coloque-a em dia.
Caso
esteja completo, retome o conteúdo e
as habilidades e encaminhe para o professor suas dúvidas.
Prazo
pra entrega: quarta-feira (29 de julho).
Lista das atividades:
08 à 12
de junho: Personificação. (Figuras de linguagens).
15 à 19
de junho: Artigo de opinião. (Textos: Telenovelas).
22 à 26
de junho: Gêneros digitais (Caderno do aluno).
29 à 03
de julho: Carta do leitor e argumentação. (Texto: Velhos e novos).
06 `10
de julho: Charge. (Elementos verbais e não verbais).
13 à 17
de julho: Pronomes.
20 à 24
de julho: Artigo de opinião. (texto: O português.com).
Habilidades contempladas:
- Identificar recursos
semânticos expressívos (personificação) em segmento de um poema.
-Analisar, reconhecer e
comparar em textos de opinião os diversos posicionamentos críticos.
- Analisar as
características dos gêneros textuais Digitais e seus suportes: Blog, Vlog,
Chats, Memes, entre outros.
- Localizar um argumento
utilizado pelo autor para defender sua
tese, em um texto
argumentativo.
- Identificar crítica ou
ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.
- Identificar os
interlocutores prováveis em um texto, considerando o uso de determinado
pronome de tratamento.
- Reconhecer um argumento
utilizado para a defesa de um ponto de vista em um texto (artigo de opinião
ou carta do leitor).
Bons estudos.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 20 - 25 de julho.
Onde fazer: a atividade pode ser feita no caderno ou no Google Classroom no link: https://classroom.google.com/u/1/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTI5MzY0NDEyMDM2/details
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo.
HABILIDADE 1: Reconhecer os elementos constitutivos da
organização de um texto (artigo de opinião ou carta do leitor).
HABILIDADE 2: Reconhecer um argumento utilizado para a
defesa de um ponto de vista em um texto (artigo de opinião ou carta do
leitor).
Leia o
texto e responda às questões 1 e 2.
O PORTUGUÊS.COM
A comunicação expressa das salas de
bate-papo e dos blogs está mexendo com o idioma em casa e nas escolas. Isso é
bom? A vida linguística do futuro está por um fio? Há quem suspeite que sim e
culpe o pragmatismo1
dos
usuários da internet por sua agonia. Na ânsia de se comunicarem num curto
espaço de tempo, eles abreviam palavras ao limite do irreconhecível, traduzem
sentimentos por ícones e renunciam às mais elementares regras da gramática. O
resultado dessa anarquia comunicativa divide opiniões. Linguista respeitado,
o inglês David Crystal, autor do livro A Linguagem e a Internet, chama esses
defensores da sintaxe de alarmistas e não prevê um futuro desastroso para a
gramática por causa da rede. Lembra que a invenção do telefone provocou a
mesma desconfiança dos estudiosos, preocupados com o risco de uma afasia
epidêmica entre os usuários. Por incorporarem uma linguagem cheia de 'hã, hã'
e 'alôs', eles corriam o risco de perder a capacidade de expressão e a
sociabilidade. Não foi o que ocorreu, lembra Crystal. Ele faz uma previsão
otimista: o jargão dos chats (salas de bate-papo) e dos blogs (diários que se
tornam públicos) pode estimular outras formas de literatura e desenvolver o
autoconhecimento do jovem, como percebeu ao analisar o conteúdo de blogs
ingleses.
[...]
Educadores não identificam perigo nessa linguagem eletrônica. 'Costumamos ver
com desconfiança aquilo que foge ao nosso controle, mas
não acho
que a rede empobrece a língua', afirma a orientadora pedagógica
Elione
Andrade Câmara. Com ela concorda David Crystal, que costuma rir
quando
alguém diz que a nova tecnologia está sufocando a gramática e matando a
cultura: 'Sinceramente, acho até que a literatura possa ficar mais
rica ao
incorporar expressões de blogueiros do meio rural, produzindo outros
gêneros
e abrindo uma dimensão diversa para a escrita'. Assim seja.
Questão 01
O tema
principal do texto é:
(A) a
anarquia comunicativa que divide opiniões.
(B) o
fato de que a vida linguística da internet está por um fio.
(C) a
influência da utilização da linguagem eletrônica.
(D) as
novas tecnologias estarem sufocando a gramática.
Questão 02
O inglês
David Crystal defende a ideia de que:
(A) a
renúncia das mais elementares regras gramaticais prevê um futuro
desastroso
para linguagem.
(B) o
jargão dos chats e dos blogs pode estimular outras formas de
literatura
e desenvolver o autoconhecimento do jovem.
(C) a
vida linguística do futuro está por um fio, o internetês foge ao controle e
empobrece
a língua.
(D) na
ânsia de se comunicarem num curto espaço de tempo, os
adolescentes
abreviam palavras ao limite do irreconhecível.
Bons estudos.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 13 - 17 de julho.
Onde fazer: a atividade pode ser feita no caderno ou no Google Classroom no link: https://classroom.google.com/u/3/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTI4NzUzMzg4MDI2/details
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo.
HABILIDADES: Identificar
os interlocutores prováveis em um texto, considerando o uso de determinado
pronome de tratamento.
Pronomes são palavras que substituem ou determinam os substantivos, ou seja, é
a palavra que representa um nome. Existem vários tipos de Pronomes, um deles
é o Pronome de Tratamento.
Pronomes
de tratamento são formas mais corteses e reverentes de nos dirigirmos à
pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando.
Exemplos
de pronomes de tratamento: você,
senhor, senhora, senhorita, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa
Eminência, Vossa Santidade, Vossa Reverendíssima, Vossa Alteza, Vossa
Majestade, Vossa Magnificência, Vossa Paternidade, Vossa Majestade Imperial,
Vossa Onipotência.
Leia o texto e responda à questão:
TROCA DE PEÇAS: COMO PROCEDER
Quando
um mecânico precisa trocar uma peça do seu carro, deve utilizar uma peça nova
original, ou uma peça que mantenha as especificações do fabricante. O seu
mecânico pode usar peça recondicionada ou usada no conserto do seu carro, mas
desde que você o autorize.
Desobedecendo a essas regras, o mecânico, além de pagar os seus prejuízos,
comete crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de três meses a
um ano de prisão. Nesses casos, a reparação econômica cabe à oficina e a pena
pelo crime é aplicada ao dono ou gerente da oficina e ao mecânico que
executou o serviço sabendo da irregularidade. O que estamos afirmando sobre a
troca da peça do seu carro vale para as demais situações de troca ou
utilização de peças nos consertos em geral.
(Josué Rios.
Guia dos seus direitos. São Paulo: Ed. Globo, 1998)
O
pronome você no texto (em
destaque no texto) indica:
(A)
mecânico de automóveis em questão, a quem o texto se destina.
(B)
proprietário da oficina de automóveis, principal interessado no assunto.
(C)
fabricante de peças automobilísticas, alvo de seguidas críticas dos
consumidores.
(D)
proprietário de automóveis, a quem o autor do texto se dirige
prioritariamente.
Bons estudos.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 06 - 10 de julho.
Onde fazer: a atividade pode ser feita no caderno, na apostila volume 2, parte 1
ou no Google Classroom no link: https://classroom.google.com/u/3/c/ODQ3MzYzNTU2MzVa/a/MTE2MzA1NjE5NTI3/details
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br
Whatzapp
particular do professor: (14) 997901007
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo.
Você
também encontra essa atividade na apostila volume 2, parte 1, página 22 ou no
site: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/.
HABILIDADES:
- Identificar crítica ou
ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.
- Analisar textos de
opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários,
posts de blog e de redes sociais, charges,
memes, gifs etc.).
A UNIÃO DAS LINGUAGENS VERBAL E NÃO VERBAL
CHARGE – Comumente retrata situações atuais, ou seja, que estejam ocorrendo
no mesmo tempo e espaço. É acompanhada de sátiras e as personagens principais
geralmente são figuras públicas. São muito utilizadas para fazer críticas
sociais. Foram criadas no século XIX com o objetivo de expressar a indignação
das pessoas.
1.
Analise a charge “Formando Opinião 3.0”:
a) Cite dois elementos verbais e dois não verbais que fazem
referência
ao universo digital.
b) Explique a relação existente entre as cores e os textos.
c) Qual o tipo de contradição existente na charge?
d) O que significa o termo 3.0 no título e o que ele contribui
para a
interpretação?
e) Explique qual a crítica presente na charge.
f) Quem é o público alvo da charge e onde ela poderia ser
publicada?
Bons estudos.
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
Professor: Elândio R. Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa - 9º A
Semana/prazo: 29/junho à 03/julho.
Onde fazer: a atividade deve ser feita no caderno e enviada por fotos ou
digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou e-mail:
elandioferreira@yahoo.com.br
Atente-se
em enviar a atividade com seu nome completo.
TEMA: Carta do leitor e argumentação.
HABILIDADE: Localizar um argumento utilizado pelo autor
para defender sua tese, em um texto argumentativo.
Leia o
texto e responda às questões:
“VELHOS E NOVOS”
Rio de
Janeiro, 22 de outubro de 2006.
Senhores
leitores.
Quero
discutir uma questão que vem há muito me incomodando. Há alguns anos, o
Governo e a sociedade se preocupam com o ingresso no mercado de trabalho de
jovens e idosos (o que acho válido). E a faixa intermediária, como fica?
Sendo
velhos para o mercado de trabalho e novos para se aposentarem, ficam
esquecidos, sujeitos a todo tipo de humilhação, caindo muitas vezes na
depressão, no alcoolismo, com baixa autoestima. Por que até o momento ainda
não foram lembrados? Alguém já fez alguma pesquisa a esse respeito, para
saber o número dos cidadãos brasileiros que passam por esse momento?
Atenciosamente,
(JESUS,
Jussirnar de. Velho. e novos. O Globo,
Rio de Janeiro, 23 out. 2OO6. Carta dos Leitores)
QUESTÃO 1:
Para
defender a ideia de que os governantes devem se voltar para o problema do
desemprego dos cidadãos de idade intermediária, o enunciador do texto
argumenta que:
A) os jovens encontram emprego com
facilidade.
B) os idosos devem ter o direito a uma aposentadoria
decente.
C) muitos Indivíduos na faixa Intermediária
vivem numa situação crítica.
D) muitos indivíduos na faixa intermediária
querem imitar os jovens.
QUESTÃO 2:
O
gênero textual acima é uma Carta do leitor, onde o enunciador utiliza de uma
tese para defender o seu argumento. Para ele, quais os problemas do Governo e
a sociedade não se preocuparem com a ingressão da faixa etária intermediária
no mercado de trabalho?
QUESTÃO 3:
O
autor, destaca no final do texto a falta de uma pesquisa a esse respeito.
Você acha importante que seja criado Políticas Públicas de ingressão da Faixa
Intermediária no mercado de Trabalho? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 4:
De
forma geral, hoje no Brasil, todas as faixar etárias ("jovens,
intermediários e idosos")
encontram dificuldades para ingressarem (ou retornar) ao mercado de trabalho.
Você tem se preparado para enfrentar os obstáculos? Como?
Até breve!!!
Profº Elândio :)
|
ATIVIDADE
Caro aluno, a atividade dessa semana (22 à 26 de
junho) você também a encontrará no Caderno
do Aluno, volume 2, páginas 19 à 20:
Faça as atividades no caderno, fotografe e envie
para mim.
Primeiramente, leia a definição de alguns
Gêneros Digitais:
GÊNEROS DIGITAIS
Memes – Qualquer objeto digital que carrega uma
ideia e se espalha rapidamente pela internet
(viralização),
alcançando muita popularidade.
Gifs – formato de imagem de mapa de bits,
geralmente criado para imagens fixas ou para fazer animações
a partir destas.
Blog – uma plataforma de divulgação na internet
de
conteúdo apresentado em texto e imagem.
Vlog – uma plataforma de divulgação na internet
de
conteúdo exclusivamente apresentado em vídeo.
Wiki – escrita colaborativa.
E-zine – revistinha digital
Chats – conversa em tempo real em plataforma
digital
Podcast – conteúdo em áudio, semelhante a um
programa de rádio, mas é direcionado e
pode ser ouvido com flexibilidade pela internet.
Posts – Produção e divulgação de textos,
hipertextos, links, imagens, áudios ou vídeos
através de redes sociais.
1. Observe as figuras a seguir e responda:
a) Podemos considerá-las um tipo de linguagem?
Qual?
b) Na sua opinião, que tipo de informação ou
mensagem cada imagem transmite?
c) Considerando que as estátuas estão fora do
contexto imaginado pelo escultor, e, observando a posição das mãos das
esculturas, é possível determinar o que cada uma estaria
fazendo? Explique.
d) Em qual período você acredita que essas
esculturas foram elaboradas? Explique.
2. Observe novamente as mesmas imagens e responda:
a) O que mudou em comparação à imagem original? É
possível determinar o que cada
estátua está fazendo?
b) Os elementos inseridos nas imagens são verbais
ou não verbais?
c) A presença dos novos elementos nas imagens fez
com que elas se situassem em outro
período? Explique.
#:)#
IMPORTANTE: Você também poderá encontrar o Cardeno do Aluno
9º ano, volume 2, na versão digital
neste link:
Até breve!!!
|